sábado, abril 25, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote

Fábio Portela

Mais um no tribunal

Joedson Alves/AE

A lista de governadores ameaçados de perder seu mandato por decisão da Justiça já tem seu próximo candidato: Marcelo Miranda, do PMDB do Tocantins. Ele é acusado de compra de votos e abuso de poder político e econômico na última eleição. Sua situação se agravou no mês passado, quando a Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu um parecer duríssimo, com 100 páginas, pedindo sua cassação imediata. O Tribunal Superior Eleitoral deve pôr o assunto em pauta nos próximos dias. Se Miranda sair do cargo, assumirá em seu lugar o ex-governador Siqueira Campos, do PSDB, segundo colocado em 2006.

 

Só depois de outubro

Celso Junior/AE


Os tucanos finalmente começaram a acertar seus ponteiros para as eleições de 2010. O maior sinal disso é a decisão que o governador de Minas, Aécio Neves, fez chegar ao presidente do PSDB, Sérgio Guerra, na semana passada. Aécio mantém o projeto de disputar prévias com o paulista José Serra para decidir qual dos dois será candidato a presidente, mas desistiu de realizar a consulta antes de outubro. A data era vista com desconfiança no partido, pois havia quem achasse que, se Aécio perdesse, tentaria migrar para o PMDB (depois de outubro, a troca não é mais possível). Para aclarar mais o horizonte, o mineiro avisou: prévias, só de novembro em diante. Ou seja: Aécio fica.

 

8 300 MW pelo ralo

Divulgação


Em março, o lago da Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, atingiu seu nível máximo. As comportas da represa tiveram de ser abertas para liberar a água excedente. Na semana passada, o volume vertido chegou a 12 000 metros cúbicos por segundo. Se toda essa água fosse aproveitada, seria possível dobrar a produção da usina, que é a segunda maior do país, atrás apenas de Itaipu, e produzir mais 8 300 megawatts. Esse desperdício se repete todos os anos no período chuvoso da Amazônia. Para mudar o quadro, o presidente da Eletronorte, Jorge Palmeira, pretende construir novas turbinas em Tucuruí e já encomendou estudos técnicos para a obra.

 

Arca sem fundo

José Patricio/AE


Na semana passada, o bispo Edir Macedo, dono da Igreja Universal, inventou um método para a milenar atividade de passar a sacolinha entre os fiéis. Ele decidiu pedir dinheiro via internet, por meio de seu blog. Em um post, revelou aos internautas que o site Arca Universal, de sua igreja, tem custo mensal fixo de
107 622 reais e pediu a ajuda de todos para pagar as despesas, que incluem "água, luz, telefone, salário de jornalistas, hospedagem em servidores e serviços de imagens". As doações, claro, podem ser feitas on-line, inclusive por cartão de crédito.

 

Gigabytes e cavalos de sobra

Marisa Cauduro/Ag. O Globo e Divulgação

O lançamento do Fusion no Brasil, em 2006, deu à Ford a liderança no disputado segmento de sedãs de alto padrão (que inclui o Vectra, o Civic e o Corolla), com 24% de participação. O presidente da montadora, Marcos de Oliveira, tenta aumentar ainda mais essa vantagem com o lançamento do novo Fusion, marcado para 7 de maio. O carro é um símbolo da união entre a indústria automobilística e a de softwares – foi desenvolvido em parceria com a Microsoft. Ele tem uma central multimídia com 10 gigabytes de memória, que está interligada ao computador de bordo e é controlada por uma tela touch screen de 8 polegadas, a mais ampla do país. Além do apuro tecnológico, o carro ganhou design mais esportivo e uma motorização explosiva: a versão Duratec trará um motor 3.0 V6, com 243 cavalos de potência. O lançamento será simultâneo no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Leste Europeu e África do Sul.

Nenhum comentário: