quinta-feira, abril 02, 2009

ILIMAR FRANCO

Lobby da banca

Panorama Político
O Globo - 02/04/2009
 

O Ministério da Fazenda já tem pronta uma medida provisória instituindo o cadastro positivo. Essa é uma das medidas do pacote para reduzir o spread bancário. O governo identificou um forte lobby dos grandes bancos para segurar a votação do projeto de lei do cadastro, que está no Congresso.

 

Um membro do governo explicou que os bancos não querem abrir sua carteira de clientes. A bancada dos bancos está levando a melhor.

 

Trabalho comunitário

 

O Ministério da Educação vai reformular o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Em alguns cursos, como medicina, odontologia e licenciatura, carentes de profissionais, em vez de o estudante fazer o ressarcimento em dinheiro, fará por meio de prestação de serviço na área cursada. Pelo programa, o aluno pode financiar até 75% da mensalidade pela Caixa Econômica Federal. O projeto de lei, que terá que ser votado pelo Congresso, deve ficar pronto no fim de maio. Outra medida será a redução da taxa de juros cobrada no financiamento, atualmente de 3,5% ou 6,5%, dependendo do curso.

 

Roupa de campanha, cara de campanha, cabelo de campanha, discurso de campanha, e não é campanha?” — Sérgio Guerra, senador (PE) e presidente do PSDB, sobre a ministra Dilma Rousseff

 

UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO UNILEGIS

 

FARAÔNICO. O Senado pretende construir uma nova sede para a Universidade do Legislativo (Unilegis), que hoje funciona em um anexo da Casa. Ela ficará em um terreno de 32 mil m² cedido pela União, em Brasília. O projeto é de “um grande complexo educacional e cultural”, com museu, teatro, auditório, biblioteca, alojamentos e restaurante. A Unilegis oferece cursos de especialização para os servidores do Senado.

 

Que crise?

 

O governador José Roberto Arruda (DF) se queixava da queda de arrecadação, anteontem, quando foi interrompido pelo deputado Osório Adriano (DEM-DF), dono de uma revendedora de carros: “Mas eu nunca vendi tanto”, disse ele.

 

Reforço

 

O PPS criou o projeto Pé na Estrada para as eleições de 2010. Pretende organizar o partido e lançar candidatos a deputado federal e estadual nos 164 municípios com mais de 100 mil eleitores.

 

Eles são 46,35% dos eleitores do país.

 

Em campanha no Senado

 

O embaixador do Brasil na Venezuela, Antonio Simões, está em campanha no Senado para aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul. Simões já conversou com 65 senadores e usa argumentos econômicos para se contrapor à antipatia generalizada contra o presidente Hugo Chávez. O principal deles é o do superávit comercial, que no ano passado foi de US$ 4,6 bilhões.

 

Antes de votar, o Senado fará duas audiências públicas.

 

O movimento de Ciro Gomes

 

O PSB não pretende disputar as eleições presidenciais com uma candidatura isolada. Mesmo assim, o deputado Ciro Gomes (PSBCE) colocou holofotes sobre sua candidatura. Ele quis mantê-la viva, pois ela corre o risco de minguar com o crescimento de Dilma Rousseff. “É bom manter duas candidaturas do lado governista, ninguém sabe como vai ficar em 2010”, diz o senador Renato Casagrande (PSB-ES). Os socialistas querem marchar ao lado do presidente Lula.

 

O GOVERNO não tem uma fórmula para socorrer os municípios por causa da queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios. A dificuldade: o impacto é diferenciado na receita de cada município.

 

ALÉM DA 1ª Conferência de Comunicação, o governo também manterá a 2aConferência de Promoção da Igualdade Racial, em junho, apesar dos cortes orçamentários.

 

AGRADO. O presidente Lula vai aproveitar sua ida a Montes Claros (MG), segunda-feira, para visitar a fábrica da Coteminas, do vice José Alencar.

Nenhum comentário: