quinta-feira, julho 04, 2019

Série Heróis da Liberdade: Calvin Coolidge - JOÃO LUIZ MAUAD

INSTITUTO LIBERAL - O4/07





Meu homenageado de hoje da série ‘Heróis da liberdade’ é Calvin Coolidge, o único presidente da história americana nascido em 4 de julho. É justo que ele tenha essa distinção, uma vez que Coolidge – mais do que qualquer outro Presidente do século 20 – incorporou uma dedicação aos princípios que os Fundadores lutaram para estabelecer na Revolução Americana. Durante seu governo, ele desregulou o mercado, baixou a dívida nacional em 1/3 e não interveio no setor privado. Sob seu governo, o crescimento econômico foi tão tão extraordinário, que produziu um enorme superávit orçamentário, permitindo inclusive que ele baixasse alguns impostos.

“Não espere erguer o fraco derrubando o forte.”

“Civilização e lucros andam de mãos dadas.”

“A menos que o povo, por meio da ação unificada, surja e assuma o controle de seu governo, ele descobrirá que seu governo se encarregou dele. A independência e a liberdade desaparecerão, e o público em geral se encontrará numa condição de servidão a uma agregação de interesses organizados e egoístas.”

“É difícil para os homens no alto escalão evitar a doença da auto-ilusão. Eles estão sempre cercados por adoradores. Eles estão constantemente, e na maior parte sinceramente, seguros de sua grandeza.”

“Se o governo entrar em atividade em larga escala, logo descobriremos que os beneficiários tentam desempenhar um papel importante no controle. Embora, em teoria, seja para servir ao público, na prática, estará servindo amplamente interesses privados.”

“Este país não seria uma terra de oportunidades, a América não poderia ser a América, se o povo estivesse preso a monopólios do governo.”

“Compensação dos trabalhadores, horários e condições de trabalho são consolações inúteis, se não houver emprego.”

“Quando um homem começa a sentir que ele é o único que pode liderar esta república, ele é culpado de traição ao espírito de nossas instituições.”

“Nossos problemas domésticos são, na maior parte, econômicos. Temos uma enorme dívida a pagar e estamos pagando. Temos o alto custo do governo para diminuir e estamos diminuindo. Temos um pesado fardo de impostos para reduzir e estamos reduzindo. Mas, embora progressos notáveis ​​tenham sido feitos nessas direções, o trabalho ainda está longe de ser realizado.”

“Há sempre aqueles que estão dispostos a entregar seus negócios a alguma autoridade nacional, em troca de um pagamento de dinheiro do Tesouro Federal. Sempre que eles acham que algum abuso precisa ser corrigido em sua vizinhança, ao invés de aplicar o remédio privado, eles tentam mandar um tribunal de Washington para cumprir seus deveres por eles, independentemente do fato de que, ao aceitar tal supervisão, eles estão abrindo mão de sua liberdade.”

“Quando o direito do indivíduo à liberdade e à igualdade é admitido, não há como escapar da conclusão de que ele sozinho tem direito às recompensas de sua própria indústria. Qualquer outra conclusão implicaria necessariamente privilégio ou servidão.”

“Se todos os homens são criados iguais, isso é definitivo. Se eles são dotados de direitos inalienáveis, isso é definitivo. Se os governos obtêm seus poderes justos do consentimento dos governados, isso é definitivo. Nenhum avanço, nenhum progresso pode ser feito além dessas proposições.”

“O bem-estar dos mais fracos e o bem-estar dos mais poderosos estão inseparavelmente unidos. … O bem-estar geral não pode ser previsto em nenhum ato, mas é bom lembrar que o benefício de um é o benefício de todos, e a negligência de um é a negligência de todos.”

“Exigimos toda liberdade de ação e esperamos que o governo, de algum modo milagroso, nos salve das conseqüências de nossos próprios atos.”

“Uma das primeiras lições que um presidente precisa aprender é que cada palavra que ele diz pesa uma tonelada.”

“Eu não quero ver ninguém suplicando em favor do governo, pois todos deveriam ser mestres independentes de seu próprio destino.”

“Eu quero que as pessoas trabalhem menos para o governo e mais para si mesmas. Eu quero que eles tenham as recompensas de sua própria indústria.”

“Não há justificativa para a interferência pública em assuntos puramente privados.”

“Você não pode aumentar a prosperidade taxando o sucesso.”

“Afinal, o principal negócio do povo americano é o negócio. Eles estão profundamente preocupados em produzir, comprar, vender, investir e prosperar no mundo.”

“Depois da ordem e da liberdade, a parcimônia é um dos mais importantes fundamentos de um governo livre.”

“Enquanto andava com meu pai, quando ele cobrava impostos, eu sabia que quando os impostos eram pagos, alguém tinha de trabalhar duro para ganhar o dinheiro para pagá-los.”

“Em última análise, direitos de propriedade e direitos pessoais são a mesma coisa.”

“O dever não é coletivo; é pessoal.”

“Você não pode demonstrar maior sabedoria do que resistir a propostas de legislação desnecessária.”

“É muito mais importante revogar as despesas ruins do que aprovar as boas.”

“Eu quero que o povo da América possa trabalhar menos para o governo, e mais para si”

“A liberdade não é coletiva, é pessoal. Toda liberdade é liberdade individual.”

“Não há como escapar do fato de que, quando a taxação de grandes receitas é excessiva, elas tendem a desaparecer.”

“A tentativa de regular, controlar e prescrever todos os tipos de conduta e relações sociais é muito antiga. Sempre foi a prática dos povos primitivos.”

“No cumprimento dos deveres deste cargo, há uma regra de ação mais importante que todas as outras. Consiste em nunca fazer nada que alguém possa fazer por você.”

“A fixação de preços pelo governo, uma vez iniciada, não tem justiça nem fim. É uma loucura econômica da qual este país tem todo o direito de ser poupado.”

“Eu ficaria muito triste em ver os Estados Unidos mantendo alguém em confinamento por causa de qualquer opinião que essa pessoa possa ter. É um princípio fundamental de nossas instituições que as pessoas têm o direito de acreditar naquilo em que querem acreditar e manter as opiniões que quiserem, sem ter que responder a ninguém por sua opinião pessoal.”

“Nada é mais fácil do que gastar dinheiro público, que parece não pertencer a ninguém.”

“Coletar mais impostos do que o absolutamente necessário é um roubo legalizado.”

“Todo crescimento depende da atividade. Não há desenvolvimento físico ou intelectual sem esforço, e esforço significa trabalho.”

“Embora a legislação possa estimular e encorajar, a capacidade criativa real que constrói e desenvolve o país, e em geral torna a existência humana mais tolerável e a vida mais completa, deve ser fornecida pelo gênio das próprias pessoas. O governo não pode substituir a empresa.”

“É somente quando as pessoas podem sentir que suas vidas e a propriedade que sua indústria produziu hoje continuarão a ser seguras … que pode haver progresso econômico.”

“Quando as pessoas estão desnorteadas, elas tendem a se tornar crédulas.”

“O que precisamos não é mais do governo federal, mas de um melhor governo local.”

“Não há dignidade tão impressionante e nenhuma independência tão importante quanto viver dentro de seus recursos.”

“Quatro quintos de todos os nossos problemas desapareceriam, se apenas nos sentássemos e ficássemos quietos.”

“Onde quer que o despotismo apareça, as fontes de informação pública são as primeiras a serem colocadas sob seu controle. Onde quer que a causa da liberdade esteja caminhando, uma de suas maiores realizações é a garantia da liberdade de imprensa.”

“A propriedade do povo pertence ao povo. Tirar isso deles pela tributação não pode ser justificado, exceto por necessidade pública urgente. A menos que esse princípio seja reconhecido, nosso país não estará mais seguro e nosso povo não será mais livre.”

“O patriotismo é fácil de entender na América. Significa cuidar de si mesmo, olhando para o seu país.”

“Sou a favor da política de economia, não porque desejo economizar dinheiro, mas porque desejo ajudar as pessoas. Os homens e mulheres deste país que trabalham são aqueles que arcam com o custo do governo. Cada dólar que desperdiçamos descuidadamente significa que sua vida será mais escassa. Cada dólar que economizamos significa que sua vida será mais abundante.”

“Somos muito solicitados para que o governo intervenha. Em teoria, primeiro, porque as próprias pessoas são desamparadas e, segundo, porque o governo tem capacidade superior de ação. Muitas vezes, ambas as conclusões são erradas.”

“Nenhum método de procedimento jamais foi concebido, pelo qual a liberdade poderia ser divorciada do autogoverno. Nenhum plano de centralização jamais foi adotado, sem que não resultasse em burocracia, tirania, inflexibilidade, reação e declínio.”

“Esperar aumentar os preços e depois mantê-los em um nível superior por meio de um plano que deve necessariamente aumentar a produção, ao mesmo tempo em que diminuir o consumo é fugir de uma lei econômica tão bem estabelecida quanto qualquer lei da natureza.”

“Não importa o que alguém possa dizer sobre fazer os ricos e as corporações pagarem impostos, no final eles saem das pessoas que trabalham”

“Eles me criticam por insistir no óbvio; Se todas as pessoas nos Estados Unidos fizessem as poucas coisas simples que eles sabem que deveriam fazer, a maioria dos nossos grandes problemas cuidaria de si mesmos.”

“Numeradas entre nossa população são cerca de 12 milhões de pessoas de cor. De acordo com a nossa Constituição, os seus direitos são tão sagrados como os de qualquer outro cidadão. É um dever público e privado proteger esses direitos. O Congresso deve exercer todos os seus poderes de prevenção e punição contra o hediondo crime de linchamento, do qual os negros não são, de modo algum, os únicos sofredores, mas para os quais fornecem a maioria das vítimas.”

“Quanto mais eu estudo [a Constituição], mais eu a admiro, percebendo que nenhum outro documento inventado pela mão do homem trouxe tanto progresso e felicidade à humanidade.”

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Nenhum comentário: