sexta-feira, setembro 09, 2016

Fim da recessão sem fim - VINICIUS TORRES FREIRE

FOLHA DE SP - 09/09

Então é Natal. Antes de começar a primavera, a gente passa a ler que o fim da recessão está próximo. Pelo menos, que a economia volta a crescer neste trimestre final do ano.

Ainda que venha a ser verdade, tomara, nenhuma comissão econômica que se ocupe de declarar fins e começos de ruínas dirá que a recessão teria terminado neste último trimestre do ano.

Menos ainda os trabalhadores, pelos mesmos motivos.

O medo e o fato terrível de ficar sem trabalho ainda vão perdurar. O desemprego talvez pare de crescer em meados do ano que vem.

"No terceiro trimestre, ainda esperamos nova retração do PIB. Para o quarto trimestre, os indicadores antecedentes e fundamentos sugerem uma alta, marcando o fim da recessão", escreviam nesta quinta (8) economistas do Itaú, em relatório de revisão de estimativas.

Estimaram que o PIB encolha algo menos neste 2016 (3,2% em vez de 3,5%) e cresça mais em 2017 (2%, em vez de 1% da projeção anterior). A taxa de desemprego seria menor que em dezembro deste ano, embora ainda em horrendos 12,2% ao final de 2017 (está em 11,6%).

Os economistas dos dois maiores bancos privados do país, Bradesco e Itaú, faz tempo estão entre os mais otimistas da praça. O Bradesco prevê crescimento de 1,5% em 2017 e de 3% tanto em 2018 quanto em 2019. O Itaú prevê 4% em 2018 e 2019.

As favas, porém, terão de ser descontadas caso não se aprove o plano de contenção de gastos federais, bidu. Ou seja, pelo menos: 1) Despesas congeladas por quase uma década; 2) Mudanças na Previdência do setor privado: idade mínima de 65 anos e piso previdenciário desvinculado do salário mínimo.

O que será aprovado é mistério, ainda mais que o governo engorda seu pacote com uma "reforma trabalhista e sua coalizão desconversa: quer dar jeitinho. Além do mais, o programa econômico foi proposto sem plano de redistribuição de perdas.

Dilma Rousseff quebrou o governo federal também por subsidiar grandes empresas com capital barato e por baixar impostos. Cobrar menos impostos de empresas em tese é boa coisa. Melhor tributar renda e patrimônio, o que Dilma não fez. Fez dívida, enriquecendo os ricos.

Michel Temer chegou ao poder com o programa de não bulir nos impostos. A conta do ajuste econômico vai sendo paga na base de redução de salários reais, como de costume e em parte inevitável, mas sem contrapartidas. Ao contrário. Espera-se que o povo fique quieto.

Mudança nas leis do trabalho são muito necessárias. Quais, porém? A reforma pode ser um avanço ou mera rapina de trabalhadores sem poder de organização ou barganha individual. Politicamente, de resto, podem embolar o meio de campo, das "ruas" ao Congresso.

Parlamentares, a maioria de regiões mais pobres, tendem a ser muito sensíveis ao corte direto de benefícios de seus eleitorados: Previdência, assistência social, saúde. Querem, pois, emendar e diluir o "teto" de gastos federais. Mas podem deixar passar uma reforma trabalhista mal pensada ou até abutre. Ou trocar uma reforma pela outra.

O essencial, porém, para conter o desastre econômico é o pacote fiscal, de gastos. Disso dependem a sobrevivência dos brotos de otimismo, o corte de juro, a perspectiva de contenção do desemprego: o fim da recessão.


Nenhum comentário: