quinta-feira, julho 21, 2016

Lula segue 'bombando' no Nordeste - FERNANDO CANZIAN

FOLHA DE SP - 21/07

Ao longo dos governos do PT, especialmente nos Lula 1 e 2, o Nordeste foi a região que mais cresceu e foi beneficiada pelas políticas de inclusão social que mudaram o cenário da economia brasileira nos últimos anos.

Não por acaso, a região ainda muito pobre (com metade dos beneficiários do Bolsa Família) e populosa (segundo colégio eleitoral, atrás do Sudeste), foi determinante nas duas vitórias de Lula e de Dilma Rousseff à Presidência.

Hoje, o Nordeste é uma das regiões que mais sofrem com o resultado das políticas desastrosas de Dilma, sobretudo por conta do descontrole da inflação entre os mais pobres e beneficiários do Bolsa Família.

É no Nordeste onde se concentra a maior taxa de desemprego no país. A desocupação atingiu 12,8% no primeiro trimestre, bem acima da média geral de 10,9%.

Entre janeiro e março, houve aceleração das demissões, com mais 800 mil pessoas engrossando o total de desempregados, que atingiu 3,2 milhões nos nove Estados da região.

Mesmo assim, e depois do petrolão, do afastamento de Dilma e das ameaças policiais contra Lula, o Nordeste segue como o último grande sustentáculo do lulismo e do PT.

Segundo o último Datafolha (14 e 15.jul.), o petista lidera ou empata com Marina Silva (Rede) justamente por conta do Nordeste.

No cenário em que se coloca Aécio Neves como a opção tucana, Lula oscilou positivamente dois pontos de dezembro para cá (de 20% para 22%) considerando os votos totais.
Editoria de arte/Folhapress



Mas ele deu um salto, apesar de tudo, entre os eleitores do Nordeste: passou de 33% para 39% (mais da metade do que tem Marina). Espontaneamente (quando se pergunta em quem o eleitor votaria, sem apresentar nomes), 12% dizem Lula (2% Marina e 3% Aécio).

É na região também que a maioria da população (51%) ainda se posiciona contra o Senado aprovar o impeachment de Dilma. Na média nacional, são apenas 35%.

Acuado e com membros de seu partido Investigados ou presos, o ex-presidente recorre à sua última "cidadela" em busca de sobrevivência política.

Na semana passada, ele visitou quatro cidades do Nordeste. Assim como Dilma em plateias de apoiadores, Lula se entusiasmou e disse que só não será candidato em 2018 "se o Brasil der certo".

Apesar do apoio nordestino, com rejeição nacional de 53% do eleitorado (que vai a 62% no Sudeste), Lula e o PT precisarão de melhor estratégia além de torcer pela continuidade da verdadeira "bomba" deixada pelo governo Dilma.


2 comentários:

Anônimo disse...

Não estão falando que o datafalha fraudou a pesquisa, porque vocês estão analisando este dado. O pessoal do PT diz que o Lula vai bem no nordeste, já em relação ao Temer dizem que a pesquisa está errada. A pesquisa foi feita no mesmo local com as mesmas pessoas como pode estar certa para um e errada para outro. Vocês ainda acreditam em pesquisas????

Anônimo disse...

Não censuro o povo Nordestino. Grande parte de brasileiros de todas as classes sociais, com instrução ou sem instrução, acreditaram piamente que o PT pudesse ser o ponto de equilíbrio na solução dos problemas fundamentais que sempre o País enfrentou. Aos mais pobres a solução foi ludibriar os necessitados incentivando doação de coisas básicas para a sobrevivência; o que consequentemente os manteriam presos aos ideais do Partido - mostrar que é o Partido do Povo, o Partido da redenção -, e isso para dar-lhes suporte para perpetuarem-se no Poder. O PT mentiu, enganou, desvirtuou. Continuará sempre fazendo suas trapaças, suas covardias e prometendo aquilo que jamais serão capazes de cumprir. Não existiria apoio Nordestino, agora ao PT, se nos anos que se passaram tivessem sido feitas obras necessárias para tirá-los da dura vida que sempre enfrentaram dando-lhes a oportunidade de trabalho e dignidade. O PT é a maior farsa de todos os tempos.