sexta-feira, abril 08, 2016

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

TCU JÁ LIVROU TEMER DA ACUSAÇÃO DE ‘PEDALADAS’

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), que rejeitaram por unanimidade as contas da presidente Dilma e a culparam pelas “pedaladas fiscais”, também já isentaram o vice-presidente da mesma ilegalidade. As pedaladas configuram o crime de responsabilidade que fundamenta o impeachment. Em despacho de dezembro, o procurador do Ministério Público junto ao TCU, Júlio Marcelo de Oliveira, atestou que não há irregularidades nos decretos assinados por Michel Temer.

VALE O ESCRITO
O parecer do TCU, favorável a Temer, foi enviado à Câmara, junto ao ofício nº 28, de sete páginas, enviado em 10 de dezembro de 2015.

MATÉRIA VENCIDA
O pedido de impeachment ordenado pelo ministro Marco Aurélio à Câmara acusa Michel Temer de irregularidades já negadas pelo TCU.

SÓ PARA CONFUNDIR
A tentativa de envolver Michel Temer nos crimes atribuídos a Dilma, para ministros do STF, é só manobra para confundir a opinião pública.

OUTRO ENTENDIMENTO
Decano do Supremo Tribunal Federal, o ministro Celso de Mello negou liminar contra Temer idêntica àquela concedida por Marco Aurélio.

FATALISTA, CUNHA PERDEU A ESPERANÇA DE ESCAPAR
Deputados ligados ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, afirmam que ele, do tipo “fatalista”, já não alimenta esperanças de escapar de punição no Supremo Tribunal Federal, nas ações penais em que é réu. Frio e conhecedor da Lei tanto quanto seus advogados, avalia que pode ser condenado à prisão, por “pressão da mídia”, mas usará de todos os recursos ao seu alcance para postergar a sentença final.

O QUE O AFETA
Cunha só se apavora com a eventual condenação de sua mulher, Claudia Cruz, e da filha. “Elas não têm nada com isso”, diz aos amigos.

SEMELHANÇAS
Quem conhece os dois vê semelhanças entre Eduardo Cunha e José Dirceu, que previa sua prisão 3 anos antes de ser recolhido à Papuda.

SEU TERRITÓRIO
As expectativas de Eduardo Cunha em relação ao Conselho de Ética são mais positivas. Ele acha que tem chance de escapar.

ELE, O BOQUIRROTO
Um vídeo com o ex-presidente Lula negociando cargos e outras vantagens pouco republicanas, ameaça acabar de vez com o governo Dilma. Há apreensão no Palácio do Planalto.

AGD EM AÇÃO
A Advocacia Geral da União, que deveria se chamar Advocacia Geral de Dilma, quer processar o deputado Paulinho da Força (SD-SP) pela denúncia da oferta de R$ 2 milhões para votar contra o impeachment.

SÃO TOMÉ
Líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ) prometeu entregar 25 votos contra o impeachment de Dilma no plenário da Câmara, em troca de indicar dois ministros. Caso Dilma escape do processo, claro.

PINDAÍBA FOR EXPORT
Não é nova a ideia do governo da Venezuela de transformar as sextas feiras em feriados. O Exército brasileiro trabalha, há algum tempo, só meio expediente às segundas e sextas para economizar o rancho.

PERDEU, MINISTRA
Kátia Abreu pode perder o controle da CNA, a Confederação Nacional da Agricultura, da qual se licenciou para virar dilmista. A entidade só trata de temas de seu interesse com o senador Blairo Maggi (PR-MT).

COMO SE FOSSE DINHEIRO DELES
O reitor da Universidade Federal da Bahia torrou R$60 mil em diárias e passagens para figuras como a diretora da Escola de Formação do PT e um dirigente do MST, para um ciclo de debates “Crise e Democracia”.

PRB FECHARÁ QUESTÃO
Vice-líder do PRB na Câmara, o deputado Lincoln Portela (MG) avisa que o partido caminha para votar unido pelo impeachment de Dilma. “A saída é inevitável. Caminhamos para fechar questão”, prevê.

NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS
A Câmara se prepara para votar o parecer do impeachment no fim de semana. Os deputados cancelaram o retorno aos Estados e partidos fizeram escala de servidores para sábado e domingo.

AGUARDANDO LULA
Policiais aguardam ansiosamente a pessoa que vai registrar a ocorrência, queixando-se do furto no sítio de Lula em Atibaia (SP).

Nenhum comentário: