sexta-feira, novembro 20, 2015

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

SENADOR CONDENADO À PRISÃO LEVA O STF NO BICOCondenado a 4 anos e 8 meses de prisão desde 2013 pelo Supremo Tribunal Federal, até hoje o senador Ivo Cassol (PP-RO) vem levando no bico o próprio STF, e exerce o mandato normalmente. Há 5 meses, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, recebeu o processo da relatora, ministra Carmen Lúcia, contrário à última manobra protelatória de Cassol. Mas Lewandowski mantém esse julgamento fora da pauta.

SENADOR NA PAPUDA
A condenação do senador Ivo Cassol prevê o regime semiaberto, ou seja, terá de dormir todas as noites na penitenciária da Papuda.

FRAUDE EM LICITAÇÃO
Ivo Cassol e outros três réus foram condenados pelo crime de fraudar licitação quando ele foi prefeito de Rolim de Moura (RO).

ESQUEMA MAROTO
O esquema criminoso de Ivo Cassol, segundo denúncia do Ministério Público, consistia em fracionar obras e serviços para fraudar licitações.

E TOME PROCRASTINAÇÃO
Cassol foi condenado à prisão e a perder o mandato. Por isso, só após a decisão final do STF, o Senado abrirá o processo de cassação.

LULA COBRA ALINHAMENTO DO PT A EDUARDO CUNHA
Em mais um sinal de “acordão” para livrar Eduardo Cunha no processo por quebra de decoro parlamentar, o ex-presidente Lula orientou líderes petistas a serem “leais” ao presidente da Câmara, no Conselho de Ética. Na visão utilitarista de Lula, o PT "faz o jogo da oposição". Ele ficou irritado com a cena de petistas saindo de mãos dadas do plenário, juntamente com a oposição, em protesto contra o desgastado Cunha.

O CONSTRUTOR
A aliados, Lula reclamou que não dá para o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) construir pontes e os petistas as destruírem na Câmara.

CERCA-LOURENÇO
Jaques Wagner se aproximou do presidente da Câmara, com objetivo de neutralizar seu desejo de abrir processo de impeachment de Dilma.

CAÇA ÀS BRUXAS
Cunha pediu à segurança da Câmara as imagens do momento em que deputados saiam do plenário, especialmente os petistas.

GOLPISTAS E OS OMISSOS
Acampados na frente do Congresso, adoradores de generais pregam o golpe militar, tentando ser confundidos com democratas que defendem o impeachment. Em cima do muro e correndo de bolas dividas, o PSDB ainda não se dignou a condenar os golpistas, nem a afastar-se deles.

TEMPESTADE
Não se falava outra coisa na Câmara. Eduardo Cunha resolveu tumultuar as sessões do plenário. “Quanto menos reunião houver, ele e o governo ganham sobrevida”, avalia Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

PERDEU A LEGITIMIDADE
Calou fundo, no Palácio do Planalto, a posição do senador Fernando Bezerra (PSB-PE), ex-ministro de Dilma, afirmando que ela perdeu a legitimidade e a capacidade de liderar a superação da crise, e ainda defendendo que a discussão do impeachment comece sem demora.

PROCURADA
Petistas espalham nas redes sociais um cartaz “Procura-se”. Ironizam a ex-ministra Marina Silva, presidente do Rede, que mantém silêncio constrangedor sobre a tragédia da lama tóxica em Mariana (MG).

SANGUE NOVO
Estão na disputa para substituir o desastrado líder do PSDB na Câmara, em 2016, os deputados Marcus Pestana (MG) e Nilson Leitão (MT). O novato Daniel Coelho (PE) aparece como terceira via, e forte.

PETISTAS ENVERGONHADOS
Não há petistas dispostos a segurar a alça do caixão, como líder do governo na Câmara. O atual, José Guimarães (CE), coitado, deve virar líder do PT, em 2016. Por absoluta falta de opções.

‘SÓ NO BRASIL’
O contra-almirante Mario Ferreira Botelho diz que “rigorosa apuração” aponta que não houve o assalto aqui noticiado no Arsenal de Marinha do Rio, do qual é diretor. Oficiais relataram que um meliante assaltou uma cabo e fugiu de moto com sua bolsa, passando por duas guaritas.

FORA, CUNHA
Eliziane Gama (Rede-MA) vai ao Ministério Público pedir o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara. “Ele usa o cargo para atrapalhar o andamento do processo de cassação”, diz a deputada.

PERGUNTA EM RAQQA
Quando Dilma vai aparecer na capital do Estado Islâmico para negociar com os terroristas, conforme ela defendeu na ONU, no ano passado?

Nenhum comentário: