domingo, novembro 16, 2014

Lula não tem candidato - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 16/11

O ex-presidente Lula não apoia o nome do ex-presidente do BC Henrique Meirelles para a Fazenda. "Lula sabe que Dilma nunca se deu bem com Meirelles. Lula nunca faria essa indicação" garante o ministro Gilberto Carvalho. Afirma ainda que, ao contrário de um presidente do BC, o ministro da Fazenda tem contato direto com a presidente, e ela necessita se sentir completamente à vontade com seu ocupante.


Correndo atrás dos fatos

Há semanas, Henrique Meirelles é vendido como o nome do ex-presidente Lula para a Fazenda. Um lulista avalia que essa é uma forma de desqualificar a decisão da presidente Dilma. "Se o Meirelles não for o escolhido, a presidente estará desagradando ao mercado e dizendo "não" ao Lula" disse esse petista. O ministro Gilberto Carvalho acrescenta que "faria mais sentido Lula defender a nomeação de Nelson Barbosa" Lembra que, quando Barbosa deixou a Fazenda, Lula o adotou e o levou para o Instituto da Cidadania. Quanto a Meirelles, Gilberto relata que, em 2011, Lula gostaria que ele fosse mantido no BC pela presidente. "Para o Lula, ele é um operador de BC" sentencia.
"A preocupação está no ar. Os novos fatos da investigação na Petrobras, essas prisões, tumultuam, perturbam a vida do país e do governo"
Ministro que despacha no Palácio do Planalto, sobre a dor de cabeça provocada pelo novo round da Operação Lava-Jato


Perplexidade

Os principais integrantes do governo Dilma, da cozinha do Planalto, ficaram surpresos com a envergadura das prisões da Operação Lava-Jato. Um deles definiu a reação dizendo que, pelos personagens envolvidos, foi e é assustador.


Dor de cabeça

O envolvimento de grandes empreiteiras no escândalo da Petrobras pode virar um obstáculo a mais 110 esforço do governo Dilma para retomar o crescimento da economia. Por muito menos, suspeita de corrupção e pagamento de propina, a CGU proibiu, em 2012, a Delta Engenharia de celebrar novos contratos com a administração pública.


Efeito cascata

Os aliados avaliam que os desdobramentos da Operação Lava-Jato fragilizam o PT no Congresso. O antipetismo sai fortalecido. Mesmo envolvido nas denúncias, e considerando a fragilidade da oposição, o PMDB é o maior beneficiário.


O carpete do Senado e a rua

Os políticos da oposição querem que o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, dê prioridade às ruas e a percorrer o país nos próximos quatro anos. Querem vê-lo na periferia das grandes cidades para evitar que, 110 futuro, cole a acusação de que ele acabará com o Bolsa Família.


História documentada

A Fundação Getúlio Vargas pediu para o senador losé Sarney doar todo o arquivo documental que guarda em seu gabinete. A FGV quer digitalizá-lo e torná-lo público. O senador, que se despede do Senado, ainda não decidiu se fará a doação.


Juventude esquecida

Mais de um ano após a sanção do Estatuto da Juventude, com pompa 110 Planalto, ele ainda não foi regulamentado. O decreto deveria ter saído em seis meses. Benefícios como a meia passagem interestadual ainda não podem ser usufruídos.


Os petistas derrotados nas eleições para os governos e o Senado não serão chamados para o Ministério. Não dá para chamar um e deixar os outros de fora.

Nenhum comentário: