domingo, junho 08, 2014

A barriga de Neymar - ARTUR XEXÉO

O GLOBO - 08/06

Dia desses, Neymar foi fotografado pelo coleguinha Alexandre Cassiano na Granja Comary, dando autógrafo para um menino que assistia ao treino da seleção. Até aí, nada demais. Como todo mundo sabe, entre os craques mais fotografados da seleção, Neymar só perde para Bruna Marquezine. Ela nem precisa entrar em campão. Basta ficar na arquibancada para todas as câmeras se voltarem para ela. Mas a foto de Neymar causou sensação na internet. Não pela simpatia do jogador ao atender o pedido de um fã. Mas pelo fato de que o flagrante revelava uma até agora desconhecida barriga do astro do time brasileiro.

O rebu _ a expressão voltará à moda com o remake da novela? _ não durou muito tempo. Foi um ângulo infeliz. Quer dizer, infeliz para o Neymar, mas feliz para o fotógrafo. De qualquer modo, em pouco tempo, leitores ávidos por informações sobre a Copa do Mundo já procuravam outro assunto para debater. Uma notícia nos dias de hoje na internet dura muito pouco tempo. Mas encontrar outra é difícil. Havia a notícia de que funcionários do hotel carioca em que está hospedada a seleção holandesa vestiram algumas peças de roupa de cor laranja. Empolgante, não? Leio ainda que, no voo para São Paulo, onde a seleção foi jogar contra Sérvia, o avião foi abastecido com a mistura que inclui bioquerosene. Todos os voos da seleção partindo do Galeão, durante os meses de junho e julho, utilizarão biocombustível. Relevante, não? Leio também que na chegada da seleção da Itália a Mangaratiba, o craque Balotelli estava sorridente. Surpreendente!

O problema da Copa do Mundo é que, no Brasil, ela começa cedo demais. Duas semanas antes de o primeiro jogo começar, já temos cadernos especiais nos jornais, programas especiais na TV, debates especiais nas estações de rádio. Todo mundo só fala em Copa do Mundo. Só não temos notícia. E aí passamos horas lendo sobre treinos secretos em reportagens que não revelam seus segredos. Ou sobre a condição dos gramados nos estádios, que nunca é boa até a véspera de qualquer jogo. Ou ainda sobre a barriga do Neymar, que, na verdade, era uma ilusão de ótica.

A Copa do Mundo que interessa só começa mesmo na próxima quinta-feira, com o Brasil enfrentando a Croácia no Itaquerão. Longe de mim ironizar o nome alheio. Quem se chama Xexéo não tem esse direito. Mas Itaquerão é puxado. Enfim, quinta-feira que vem, às 17h, no Itaquerão, as notícias começarão a aparecer. Até lá, tudo é perfumaria.

---

Chegou a ser iniciado um movimento para que o Dia dos Namorados deste ano fosse antecipado de 12 para 11 de junho, assim a data não coincidiria com a do jogo de abertura da Copa do Mundo. Não sei se ideia pegou. Mas e as festas de comemoração do Corpus Christi? Alguém pensou em transferi-las para, sei lá, agosto? Ou vão ser celebradas no dia 20 de junho, quando está prevista a realização dos jogos entre Suíça e França, Honduras e Equador e Itália e Costa Rica? No quesito concorrência da Copa, só mais uma perguntinha: as festas juninas deste ano foram canceladas?

---

Comentei aqui na quarta-feira sobre o cavalo que poderia completar a Tríplice Coroa nas corridas aqui dos Estados Unidos. Errei o nome do bicho. Como me corrige o leitor Pedro Carvalho Neto, o cavalo que pode cumprir o desafio máximo das corridas de cavalo daqui é o California Chrome. O I’ll Have Another, do qual eu falei, quase conseguiu a façanha dois anos atrás, mas se machucou antes da terceira corrida. O leitor Luiz Joselli amplia as informações a respeito. Se vencer, California Chrome, nascido na Califórnia e não no berço da criação americana de puro sangue, o Kentucky, filho de uma égua que custou apenas oito mil dólares, interromperá a série de 36 anos sem um vencedor da Tríplice Coroa americana. De qualquer forma, quando esta coluna estiver sendo lida _ esta coluna será lida? _, a terceira corrida já terá acontecido e já será de conhecimento de todo o mundo se o Califórnia Chrome chegou lá ou não. De minha parte, prometo que não falo mais de cavalos até o fim da Copa.

Nenhum comentário: