terça-feira, maio 27, 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Acho que os brasileiros estão cansados de tanta incompetência”
Aécio Neves, presidenciável tucano, após receber o apoio de Ronaldo, o Fenômeno



PROPAGANDA DOS ‘FEITOS’ DA PETROBRAS INDUZ A ERRO

A propaganda da Petrobras na TV utiliza gráficos desproporcionais para passar a impressão de “grande crescimento” da produção de petróleo desde o início da era Lula. Nos comerciais, um gráfico fora de escala faz parecer que a produção em 2013 foi quase 11 vezes maior que a de 2002, mas, segundo especialistas do setor, cresceu apenas 2,37% ao ano, em média: de 1,64 milhão para 2,12 milhões em 2013.

DOIS PESOS, ZERO MEDIDA

O gráfico da Petrobras tem eixo X, que mostra a evolução cronológica em anos, mas não eixo Y. Ou seja, não contabiliza a produção de fato.

NÚMEROS REAIS

O crescimento real da produção da Petrobras é de 29,4% em 11 anos; com uma média de 2,37% ao ano.

PERNAS CURTAS

Se o gráfico divulgado pela Petrobras fosse correto, deveriam ter sido refinados 21 milhões de barris em 2013. Mas foram só 2,12 milhões.

O CONTO DO LULA

Pode dar com os burros n’água o conselho de Lula para o povo ir de jegue à falta de metrô: em 2010, a China propôs comprar 300 mil asnos.

PMDB CULPA LULA PELO FIASCO DE FRIBOI EM GOIÁS

O PMDB nacional responsabiliza Lula pela desistência do empresário Junior Friboi de disputar o governo de Goiás. Após convencer o PMDB a acolher a filiação do bilionário, Lula passou a estimular a candidatura de Íris Resende. O ricaço se sentiu traído, sobretudo por Íris Rezende, sem perceber que a prioridade de Lula não era ajudar na sua eleição, mas prejudicar o esquema político de um adversário em Goiás.

SABE DE NADA, INOCENTE

Junior Friboi caiu como um pato, sem perceber que Lula queria retirá-lo do PSB de Eduardo Campos, ao qual era filiado antes do PMDB.

FONTE SUPRIMIDA

Lula achava que o bilionário que saiu do comando do Grupo JBS era a principal fonte de financiamento privado de Eduardo Campos.

AGORA, VAI

O Brasil definiu padrões para a plantação, colheita, controle de pragas e armazenamento de batatas. O diabo será controlar o preço na feira.

PRELIMINAR

O deputado Marcos Rogério (PDT-RO) avisou ao Conselho de Ética que já está com parecer pronto para o processo de cassação de Luiz Argôlo, do partido Solidariedade, enrolado com doleiro Alberto Youssef.

FUI!

Com Dilma ameaçada de vaias, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, poderá anunciar, sozinho, “declaro aberta a Copa do Mundo”. Até nos anos de chumbo, o ditador Emílio Médici era aplaudido nos estádios.

DEMISSÃO

Agarrado à presidência da Confederação Nacional do Comércio há 33 anos, Antônio Oliveira Santos ameaça substituir advogados recrutados a peso de ouro para sua briga com Orlando Diniz, da Fecomércio-RJ. Já teria gastado mais de R$ 60 milhões com escritórios de advocacia.

TEMPINHO EXTRA

O PRP anunciou oficialmente que irá apoiar a candidatura de Eduardo Campos (PSB) a presidente. Não é nada, não é nada, não é nada mesmo: agregará apenas alguns segundos à propaganda do PSB.

REVOLTA NA VALEC

Servidores da Valec, estatal de construção de ferrovias, ameaçam rebelião contra o novo chefe de Planejamento e Desenvolvimento, Maurício Pereira Malta, um bacharel em Teologia que chegou ao cargo indicado pelo irmão, senador Magno Malta (PR-ES).

DOBRADINHA

Pré-candidata ao Senado, a líder Jandira Feghali (PCdoB-RJ) foi uma das poucas convidadas ao jantar para a ministra Marta Suplicy (Cultura), em São Paulo. A dupla trabalhou em sintonia para aprovar vale-cultura.

RENAN.COM

Um grupo de “investidores”, com fortes ligações ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comprou um site de notícias em Maceió. Negócio de mais de R$ 1,5 milhão.

VOTO DE CONFIANÇA

A chefe de relações com a mídia do Comitê Olímpico Internacional (COI) na Suíça rechaçou a chance de transferir os jogos 2016 do Rio para Chicago, como se chegou a noticiar. “É boato sem fundamento”.

PENSANDO BEM...

...o pessimista acha que, igual à África do Sul em 2010, dará tudo certo na Copa; o otimista, que a comparação é atestado de incompetência.


PODER SEM PUDOR

MENTE PRODIGIOSA

Vice-governador do Ceará, Humberto Ellery presidia a cerimônia de inauguração de uma indústria. Na hora do seu improviso, o barulho de um avião o obrigou calar-se, para logo em seguida observar:

- A mente humana é realmente prodigiosa. O avião... quem inventou essa máquina maravilhosa foi genial... um espetáculo... muito bem...

Fez-se silêncio. As pessoas se entreolhavam. Ellery pediu desculpas:

- ...pois é. A mente humana é prodigiosa, embora às vezes falhe. Eu, por exemplo, não faço ideia do que dizer agora...

Os convidados, educados, aplaudiram Ellery e salvaram a pátria.

Nenhum comentário: