sexta-feira, abril 11, 2014

De rounds e bodes - DENISE ROTHENBURG


CORREIO BRAZILIENSE - 11/04

Aliados da presidente Dilma Rousseff consideram que, apesar dos pesares, ela venceu a primeira batalha sobre a CPI da Petrobras. Mal ou bem, ainda que a comissão seja instalada, tudo ficou para depois da semana santa. O tempo que o governo queria, conseguiu. De quebra, o fato de André Vargas sair de cena e o enterro da indicação de Gim Argello para o Tribunal de Contas da União (TCU) servirão para que o governo agora venha com tudo no sentido de enterrar qualquer investigação congressual sobre as denúncias envolvendo a megaestatal do petróleo. Falta combinar com os fatos.

Reforço…
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, designou mais três procuradores para a força-tarefa encarregada de preparar a denúncia contra os envolvidos na Operação Lava-Jato, que chamuscou o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, o doleiro Alberto Youssef e derreteu o mandato do deputado André Vargas (PT-PR). Conclusão dos congressistas: se há seis procuradores trabalhando nisso, sinal de que a lista do doleiro é extensa.

…Providencial
O MPF deve ter mesmo muito trabalho. As investigações anteriores sobre Alberto Youssef indicam que a especialidade do doleiro é esquentar dinheiro desviado do setor público. O setor privado entrava apenas como coadjuvante.

Mata ou empurra
Quem conhece a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Maria Weber usa uma expressão que ficou famosa durante o processo do mensalão para se referir à possibilidade de a ministra julgar os recursos sobre as CPIs em favor do governo: “Ela não é de matar os processos no peito”. O mais provável é que leve o caso para decisão do plenário.

De grão em grão…
Os tucanos comemoraram o ingresso do PMDB da Bahia na campanha da oposição já de olho em outros estados que podem tirar os peemedebistas do palanque de Dilma Rousseff. O próximo alvo agora é o PMDB do Rio de Janeiro.

O berço da campanha
Aécio Neves tem ido pelo menos uma vez por semana a São Paulo. Eduardo Campos, depois do lançamento em Brasília e uma palestra no Rio, fará um périplo pelo interior do estado. Sem um candidato da terra da garoa na disputa presidencial, cada voto ali será disputado com toda a garra daqui até outubro.

Pausa pré-eleitoral I/ O governador do Ceará, Cid Gomes (foto), tirou uns dias de férias, enquanto seu irmão, o secretário Ciro Gomes, levou a matriarca da família para uma viagem à Rússia. O perigo é o senador Eunício Oliveira, candidato a governador, e o deputado José Guimarães, pré-candidato ao Senado, se acertarem até a volta da dupla.

Pausa pré-eleitoral II/ Dilma Rousseff pode se preparar para — o que tudo indica — uma Páscoa tranquila. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, vai à China com um grupo de parlamentares. Na comitiva, está o líder do PMDB, Eduardo Cunha.

Esforço, onde?/ Os parlamentares garantiam na semana passada que esta que está chegando ao fim seria de esforço concentrado em Brasília para acelerar as votações. Segunda
foi fraco e ontem estava um quase deserto, igual a todas as demais quintas-feiras. Conclusão: se esse
foi o esforço, vale o bordão: “Imagina
na Copa!”

Vai que é tua/ Antes de assumir a relatoria do processo contra André Vargas (PT-PR) no Conselho de Ética, o deputado Júlio Delgado consultou o PSB. Recebeu sinal verde de
Eduardo Campos.

Passou recibo/ O fato de Dilma Rousseff marcar uma visita a Pernambuco no mesmo dia em que Eduardo Campos e Marina Silva selam a chapa em Brasília foi visto como um sinal de que a candidatura do socialista preocupa.

Nenhum comentário: