sexta-feira, abril 18, 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Não há que se falar em manobras protelatórias pelo Senado”
Renan Calheiros (PMDB-AL), que adiou pela 2ª vez a decisão sobre CPI da Petrobras


PV COGITA LARGAR CANDIDATURA PARA APOIAR CAMPOS

O presidente do PV, José Penna (SP), nega de pés juntos, mas reabriu as negociações e cogita abandonar a candidatura própria de Eduardo Jorge para apoiar Eduardo Campos (PSB-PE) a presidente, com a ex-senadora Marina Silva de vice. O socialista – que já fechou com PPS, Rede e PPL – iniciou ofensiva por tempo de TV para superar Aécio Neves e disputar um eventual segundo turno contra a presidente Dilma.

TEMPO PARA NEGOCIAR

O PV marcou para o dia 14 de junho sua convenção nacional, que definirá o posicionamento do partido na disputa pela Presidência.

PAGA PARA VER

Com medo de ser rifado pelo PV, o sanitarista Eduardo Jorge proibiu a equipe de divulgar seu nome à Presidência antes da convenção.

FAZER FRENTE

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) também aumentou os assédios ao PV para contrapor a presença de Marina na chapa de Campos.

#IMAGINANAELEIÇÃO

Apesar de já ter acumulado quase 30 mil seguidores no Twitter, o presidenciável tucano Aécio Neves nunca postou nada na rede social.

LÍDER DO PMDB QUER PRESIDIR A CÂMARA EM 2015

Desafeto da presidente Dilma, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), acredita ter saído “fortalecido” para a disputa da Presidência da Câmara dos Deputados, após as denúncias contra o vice-presidente da Casa, André Vargas (PT-PR), que seria seu principal adversário em 2015. Com a saída do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB) para disputar o governo potiguar, Cunha se acha o “substituto natural”.

COMBINA COM O ZAGUEIRO

Há acordo entre PT e PMDB, os dois maiores partidos da Casa, para revezar a presidência da Câmara e do Senado. Cunha quer driblar isso.

PT ÓRFÃO

Apesar do acordo de revezamento com PT, o PMDB aposta que Cunha só se fortalece se José Guimarães (PT-CE) disputar vaga ao Senado.

DE OLHO EM APOIO

Cunha tem operado para pressionar o governo com CPI da Petrobras, mas tudo nos bastidores para evitar outra briga pública com o PT.

REFINARIA SUPERFATURADA

O presidente do TCU, Augusto Nardes, se reunirá na próxima terça-feira (22), às 19h, com os parlamentares que integram a comissão externa de investigações sobre a SBM Offshore e a Petrobras.

SELEÇÃO INJUSTA

Candidatos a gerente do Banco do Nordeste querem revisão da lista de aprovados para o cargo. Reclamam que o desempenho profissional e a experiência não foram levados em conta pelos avaliadores do banco.

PÕE NA CONTA DA LUZ

A Justiça brasileira obrigou as represas de Jirau e Santo Antônio a pagar multa diária de R$ 100 mil, comida, casa, saúde e transporte a todos os afetados pela enchente do Rio Madeira na Bolívia e no Brasil.

VAPT-VUPT

Após bravatas ameaçadoras do governador Jaques Wagner (PT-BA), saques e 39 homicídios, a PM voltou às ruas em Salvador, recordista no ranking de beneficiários do Bolsa Família no País.

E NA COPA?

Faltou água nos sanitários femininos da área de embarque do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília, em plena terça-feira (15) de trabalho. Os banheiros passaram o dia imundos.

PESQUISAS

O líder do PSB, Beto Albuquerque (RS), rebate as desconfianças dos tucanos de favorecimento do Datafolha ao presidenciável Eduardo Campos (PE): “Mas como nos beneficiou, se eles estão na frente?”.

TRANQUILO E CALMO

O depoimento da presidente da Petrobras, Graça Foster, no Senado foi tão ameno que durante a fala do explosivo senador tucano Mário Couto (PA), o petista Eduardo Suplicy (SP) estava à beira de uma soneca.

REZA FORTE

Em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil, o ex-presidente do São Paulo Futebol Clube, Juvenal Juvêncio, escancarou a paixão do ex-governador José Serra (PSDB) pelo Palmeiras: “quando estão jogando, ele (Serra) passa o jogo rezando na frente da televisão”.

O IPEA GARANTE

Após a desmoralização do Instituto de Pesquisas Econômicas, já tem piada na rede: “Pesquisa do Ipea aponta que Dilma será reeleita”.


PODER SEM PUDOR

PENETRA ILUSTRE

A festa já havia começado quando o ministro dos Transportes do governo Sarney, José Reinaldo Tavares, chegou acompanhado de vários assessores.

Notou que as pessoas olhavam para ele com certa curiosidade, mas cumprimentou os anfitriões, aceitou o uísque oferecido pelo garçom e, simpático, tratou de puxar papo com outros convidados.

- Cadê o aniversariante? - perguntou Tavares, animado.

Alguém cochichou, com discrição:

- O senhor deve estar enganado, ministro. Os donos da festa estão comemorando um casamento.

Só então o ministro percebeu que estava na festa errada. E saiu de fininho, à procura do endereço correto nas ruas iguais de Brasília.

Nenhum comentário: