quinta-feira, março 06, 2014

Embala que o filho é teu - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 06/03


Partidos da base, encabeçados pelo PMDB, apelam pela volta do ex-presidente Lula ao comando da articulação política eleitoral, como em 2010. Reclamam da falta de tato do presidente do PT, Rui Falcão, e da dificuldade em conversar com a presidente Dilma. Lula é o pai da ampla aliança que sustenta o governo e deve assumir as rédeas, dizem os aliados, que temem um desgaste irreversível.

Assim caminha a Humanidade
Por pouco não acontece uma tragédia durante o desfile do bloco Simpatia É Quase Amor, em Ipanema. Depois de furtar algumas pessoas, um menino foi interceptado por dois pitboys. Um deles deu um chute violento na cabeça do garoto, e ele voou até o meio-fio. Os dois começaram a gritar "bandido bom é bandido morto!" e começaram a espancá-lo, até ficar desacordado no chão. Passando pelo tumulto, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) parou para ver o que estava acontecendo. Os pitboys só pararam porque ela ameaçou filmar e chamar a polícia. Jandira fez procedimentos de primeiros socorros até que o garoto acordou e acabou fugindo.



“As ruas ficaram imundas por causa da greve dos garis ou porque a maioria das pessoas joga lixo no chão, sem cerimônia?”
Ricardo Berzoini
Deputado federal (PT-SP)

Apagando o incêndio
Ex-líder do PT na Câmara, o deputado José Guimarães (CE) entrou em campo ontem propondo entendimento com os peemedebistas. Está conversando com deputados e dirigentes sugerindo trégua de ambas as partes.

Dona do tempo
Em reunião com líderes aliados, o ministro Aloizio Mercadante falava no tempo de TV da presidente Dilma à reeleição. "Ela tem 13 minutos, hegemonia e o governo", dizia, até ser interrompido por um deputado que atravessou: "Dilma não tem 13 minutos, tem quatro. Quem tem 13 minutos somos nós, o conjunto da base, e não o PT".

Discutindo a relação
O presidente do PSDB, Aécio Neves, ouviu do principal aliado, o DEM, reclamação de que o partido foi preterido em Minas Gerais, ficando fora da chapa majoritária. Os democratas esperam que o mesmo não ocorra na composição nacional.

Cães de caça
Certos de que a Câmara vai aprovar a criação de uma comissão externa para ir à Holanda investigar contratos da Petrobras, três deputados já se habilitaram em suas siglas para a tarefa: Fernando Francischini (SDD-PR), Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), que renovou o passaporte às pressas para não perder a viagem.

Sarney na avenida
O senador José Sarney (PMDB-AP) virou tema da escola Embaixada de Samba Cidade de Macapá, com o enredo "Do Maranhão ao Amapá, a viagem de um poeta vencedor". Ele não foi ao desfile. A escola ficou em 2° lugar no Grupo de Acesso.

Deu a louca
Elevadores do Planalto passaram a ter mensagens de voz, invariavelmente, erradas. "Hoje é 20 de dezembro de 2012", disparou a gravação a um ministro e assessores. "Achei que fosse a máquina de voltar no tempo", brincou, às gargalhadas.

O SENADO BRASILEIRO sediará, dos dias 6 a 9 de agosto, o G-20 Parlamentar. Foram convidados Espanha e Colômbia, que não integram o grupo.

Nenhum comentário: