domingo, março 09, 2014

À mesa com o PIB - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 09/03

Num gesto para acalmar o empresariado, que intensificou as críticas a Dilma Rousseff, Guido Mantega (Fazenda) convidou 17 pesos-pesados do PIB para almoço em São Paulo na terça-feira. O ministro pretende ouvir mais do que falar. Em vez de exibir números, dará a palavra a cada um dos presentes para críticas e sugestões sobre a condução da economia. A lista inclui nomes como Benjamin Steinbruch (CSN), Murilo Ferreira (Vale), Jorge Gerdau Johanpeter e Raul Calfat (Votorantim).

Argamassa Estarão presentes ainda representantes de Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS e Camargo Correa, quatro das principais empreiteiras do país. O setor concentra críticas a Dilma Rousseff e abriga defensores da tese do ªvolta Lulaº.

Time O almoço, que será na sede do Banco do Brasil, na avenida Paulista, também reunirá expoentes dos ªcampeões nacionaisº, que obtiveram incentivos do BNDES no governo Lula para expandir seus negócios, como Marcos Jank, da Brasil Foods, e Joesley Batista, do grupo JBS.

Imersão Mantega já inicia amanhã sua agenda de aproximação com o setor produtivo: receberá a diretoria da Anfavea, também em São Paulo. Na quarta, será a vez de ouvir os principais representantes do varejo. Na semana que vem, o ministro terá um encontro com os bancos.

Vai Em seminário sexta-feira, o presidente do PT, Rui Falcão, reproduziu duas frases que costuma ouvir de Lula sobre um possível retorno em 2018. A primeira: ªSe me aborrecerem muito, eu voltoº. Falcão fez a ressalva de que amenizara o vocabulário.

Não vai Quando quer negar a possibilidade de disputar de novo a Presidência, segundo o dirigente petista, Lula costuma se comparar ao ex-piloto Michael Schumacher: ªNão posso fazer igual a ele, que foi sete vezes campeão, mas, na volta, não fez sequer uma pole positionº.

Gravando! A pressa do PSB por formalizar a chapa de Eduardo Campos e Marina Silva, com a tradicional imagem dos dois juntos, com os braços erguidos, é usar a informação de que a ex-senadora será vice do candidato à Presidência no programa de TV da sigla, no dia 27.

Da paz Partidos que decidiram se retirar do "blocão" de deputados insatisfeitos, como o PP e o PDT, se comprometeram a não impor derrotas ao governo nas votações desta semana.

Dominado Por isso, o Planalto não enxerga riscos de aprovação da comissão externa que investigaria negócios feitos pela Petrobras, articulada pelo grupo ligado a Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

É nosso Parlamentares do PMDB definiram nova forma de pressionar o governo, em desagravo ao líder do partido, eleito "inimigo número um" pelo Planalto depois que elevou o tom dos ataques ao PT, após o Carnaval.

R.S.V.P. O grupo do líder peemedebista diz ter força suficiente para que sejam aprovados nas comissões da Câmara pedidos de convocação de ministros de Dilma.

Logo ali Petistas e peemedebistas identificaram elemento extra na crise entre os dois partidos: a antecipação da disputa pela presidência da Câmara, em 2015. Deputados enxergam movimentação de André Vargas (PT-PR) para comandar a Casa e reação da cúpula do PMDB.

Todos por um A bancada do PMDB na Câmara chegou a sugerir nos bastidores que Vital do Rêgo (PMDB-PB) não aceite o convite para assumir o Ministério do Turismo. Apesar disso, os próprios deputados duvidam que o senador vá recusar o convite.

Tiroteio

Dilma desmontou o setor elétrico com a MP 579, e não por falta de aviso. Agora o contribuinte que pague a conta do remendo.
DE ELENA LANDAU, consultora do setor elétrico, sobre o governo socorrer as distribuidoras de energia para arcarem com custo extra das termelétricas.

Contraponto


Bate-pronto

Ao chamar Romário (PSB-RJ) para discursar, Vitor Penido (DEM-MG) equivocou-se ao tratá-lo por vascaíno.
- Presidente, só para fazer uma correção: apesar de ter um grande carinho e respeito pelo Vasco, meu time de coração é o América -registrou Romário.
- Desculpe-me. Falei porque sou vascaíno -justificou, ao que foi interrompido por Mandetta (DEM-MS).
- E o meu Botafogo, deputado Romário?
- V. Exa. também tem bom gosto, tenho muito carinho pelo Botafogo, até porque foi o time em que eu mais fiz gols na minha carreira -provocou, arrancando risos.

Nenhum comentário: