sábado, fevereiro 01, 2014

Vem para mesa, vem! - DENISE ROTHENBURG


CORREIO BRAZILIENSE - 01/02

PSB e Rede lançarão, na terça-feira, em Brasília, as diretrizes do programa de governo que Eduardo Campos apresentará durante a disputa para o Palácio do Planalto, em outubro. Apesar de todas as divergências ideológicas e políticas, esse é o menor dos problemas. A crise se instalará, de fato, depois de terça-feira.
A partir daí, os socialistas farão uma imersão partidária para definir o que querem em cada estado: onde pretendem ter candidatura própria, onde farão coligações e com quem dividirão os palanques. Uma análise exclusiva do PSB.
Fechado esse diagnóstico, virá a etapa mais complicada. Os pessebistas mostrarão para Marina Silva e os sonháticos o que pensam sobre a disputa eleitoral deste ano. Deve haver muito barulho e ranger de dentes.

Quem vai comigo
Pré-candidata do PT ao governo do Paraná, a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann — pelo menos até segunda-feira, quando passa o cargo para Aloizio Mercadante —, vai levar para ajudá-la na campanha a assessora especial da pasta, Daiane Hirt, e o chefe de gabinete, Leones Dallgnol.

Já era assim antes, viu?
Aliados de Gleisi reclamam das informações de que, a partir de agora, com a chegada de Aloizio Mercadante, a Casa Civil ganhará contornos mais políticos. “Em 2013, ela (Gleisi) ajudou a Ideli (Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais) nas reuniões com os aliados. E também cansou de se encontrar com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e o líder do PMDB na Casa, Eduardo Cunha (RJ)”, diz um aliado.

Ao que parece…
Apesar de algumas pressões externas, que se avolumam com a demora da presidente Dilma Rousseff em definir novos nomes da reforma ministerial, é praticamente certo que o atual presidente do Incra, Carlos Guedes, substituirá Pepe Vargas (PT-RS) no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Popular
O Checkplaca, lançado pela Secretaria Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp-MJ), foi o aplicativo para celular e computador mais baixado na loja da Apple no Brasil na última quinta-feira e o 14º com maior número de downloads no mundo. A ferramenta permite que o cidadão verifique se um veículo foi furtado ou roubado.

Simples assim
Basta digitar a placa para o aplicativo informar o modelo, as características e a situação do carro na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp).

Ainda não é…/ Em 2 de janeiro, essa coluna informou que PSB e Rede poderiam negociar, em conjunto, a candidatura do vereador e empresário Ricardo Young (PPS) ao governo de São Paulo. Pois bem, ele confirmou que concorrerá ao Palácio dos Bandeirantes, em um jantar na noite de quinta-feira.

…o que pretendemos/ Mas, por enquanto, o jogo só está amarrado com os aliados de Marina (foto). O PSB paulista ainda não absorveu a ideia. Tanto que, na semana que passou, um dos pré-coordenadores da campanha do presidenciável Eduardo Campos, o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, desembarcou na terra da garoa para tentar aplacar os ânimos dos correligionários do cacique do PSB, ainda dispostos a uma aliança com Geraldo Alckmin (PSDB).

Sambando/ Pouco depois da confirmação da saída de Helena Chagas da Secretaria de Comunicação do governo, o novo ministro, Thomas Traumann, que toma posse na segunda-feira, postou em uma rede social: “Na vitrola mental, Wilson das Neves cantando ‘se me chamar, ô sorte!’”.

Nenhum comentário: