segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Meia volta, volver - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 17/02

Emissários do Planalto pressionam o governador Agnelo Queiroz (PT) a recuar de sua promessa de reajuste dos benefícios pagos à Polícia Militar do Distrito Federal. Segundo interlocutores, o governo federal teme que a proposta incentive as corporações das outras unidades da federação a conseguirem emparedar seus governadores em busca de aumento, além de servir de pretexto para retomar a discussão da PEC 300, que fixa piso salarial para os policiais, em pleno ano eleitoral.

Jogral 1 Atuando em conjunto na reunião que a Rede Globo promoveu para discutir as regras da cobertura eleitoral, os representantes de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) se queixaram da discrepância de tratamento dado a Dilma Rousseff e aos demais pré-candidatos.

Jogral 2 Como a cobertura equitativa só começará a partir de julho, tucanos e pessebistas se queixam que a petista leva vantagem, pois recebe cobertura nacional e regional dos eventos que faz como presidente. A Globo ficou de submeter o questionamento ao conselho editorial.

Tamo... Aécio discutiu na semana passada com o governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o cenário eleitoral no estado. Depois, o tucano conversou com o presidente estadual do PMDB, Jorge Picciani.

...junto? O peemedebista disse ao senador que dará um prazo ao PT para que a legenda retire a candidatura própria à sucessão de Cabral. Na sequência, submeterá o apoio ao presidenciável à Executiva da legenda.

Nem aí Filho de Roberto Requião (PMDB-PR), Maurício criticou recentemente Gleisi Hoffmann (PT-PR) em artigo. Ao encontrar Requião no plenário do Senado na semana passada, ela cantarolou música de Chico Buarque, mas fez um trocadilho: "Seu filho não gosta de mim, mas sei que você gosta".

Maria... Novo comercial do PT que vai ao ar a partir de hoje usa a metáfora de que São Paulo é a "locomotiva do Brasil" para fustigar os governos do PSDB no Estado e introduzir, de forma indireta, a discussão sobre problemas na área de trens e metrô. O tema também será explorado no programa do partido, que irá ao ar no mês de abril.

... fumaça No filme, o pré-candidato petista ao governo, Alexandre Padilha, diz que a "locomotiva está andando devagar", e conclui que "São Paulo pode e precisa andar mais rápido".

Lé com cré Estrategistas da campanha do ex-ministro do PT vão associar os problemas do dia a dia de usuários do metrô e a discrepância entre a promessa de novas linhas e expansão da rede e o que foi entregue à acusação de cartel no setor, considerada de difícil compreensão.

Ruído O QG de Alckmin detectou que, a despeito de o assunto ainda não ter abalado a imagem do governador, pesquisas qualitativas já mostram um incômodo em parcela dos simpatizantes do tucano com as denúncias e a cobrança por explicações.

Torneira O governo paulista enfrentou na semana passada pressão do setor técnico, vinda principalmente da ANA, para que fosse desenhado um plano de racionamento de água. A ordem no Palácio dos Bandeirantes é que ainda é cedo para se discutir esse assunto.

É a política Um ex-membro do governo federal que atuou na área diz que o anúncio do racionamento seria importante para manifestar urgência e reforçar o pedido de apoio da agência nacional de águas, embora não seja "condição sine qua non" para que um Estado peça ajuda.

Tiroteio
Vai ser divertido ver Joaquim Barbosa correndo atrás de um partido de mentirinha se quiser ser candidato após deixar o STF.

DO VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA, ANDRÉ VARGAS (PT-PR), sobre as especulações de que o presidente da corte queira entrar para a política.

Contraponto


Há vagas
Na última terça-feira, a presidente Dilma Rousseff esteve em Lucas do Rio Verde (MT) acompanhada por ministros e parlamentares, como a senadora Katia Abreu (PMDB-TO), para a abertura oficial da colheita da safra de grãos 2013/2014. Após dirigir uma máquina agrícola, durante o evento, a presidente brincou em uma reunião com microempresários:

-Agora, tenho uma outra profissão depois que deixar a presidência: vou dirigir trator!

Perto da conversa, Katia Abreu emendou rápido:

-Emprego na minha fazenda não vai faltar...

Nenhum comentário: