segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Bloco da ressaca - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 24/02

Dirigentes de PSB e Rede acertaram para março o lançamento da chapa presidencial encabeçada por Eduardo Campos, com Marina Silva como vice. A ideia é criar um fato político forte para iniciar o ano pós-Carnaval, com um ato em São Paulo. A dupla também estrelará os programas do PSB em abril. Diante do cenário em que Marina ainda aparece mais bem posicionada que Campos no Datafolha, a ordem é intensificar aparições conjuntas para forçar a transferência dos votos.

W.O. O presidenciável do PSDB, Aécio Neves, atribui a estabilidade do favoritismo de Dilma Rousseff à falta de contraditório na pré-campanha. "Por enquanto a única disputa que existe é a da presidente contra ela própria. A da propaganda oficial versus os resultados pífios do governo", disse o tucano à coluna.

No banco Para Aécio, "a oposição ainda não teve a oportunidade de entrar em campo". "Quando isso acontecer, os que hoje já estão inquietos com o desempenho de Dilma terão motivos para se preocupar de verdade."

Nem-nem Os eleitores frustrados com a disputa eleitoral também são os mais desanimados com a Copa. Entre os que declaram voto em branco ou nulo, 57% rejeitam a competição no Brasil.

Madrinha Os que mais apoiam as manifestações de rua são os que declaram voto em Joaquim Barbosa (66%), Marina (65%) e Campos (64%). Já o grupo que aprova o governo Dilma está dividido: 45% defendem e 50% rejeitam as manifestações.

La Dolce Vita Dilma dispensou uma luxuosa Maserati e circulou a pé pelo centro histórico de Roma. Deixou o badalado Il Pagliaccio, onde jantou, perto da 1h de ontem.

A procissão Quando driblou a imprensa à tarde, Dilma mandou que a segurança a acompanhasse à distância. Mas assessores, ministros e diplomatas que a seguiam não passaram despercebidos.

Virou moda Após atingir a Câmara, o estremecimento da relação entre o governo Dilma Rousseff e o PMDB pode chegar ao Senado. A origem do imbróglio é a insatisfação da bancada com impasses na composição de alianças estaduais com o PT.

Onde pega Peemedebistas ameaçam o Planalto com uma dezena de requerimentos de auditoria do Tribunal de Contas da União sobre órgãos federais e empresas como a Petrobras, hoje parados na Mesa Diretora da Casa.

Mais essa Também dizem que podem dificultar a vida do governo e fazer andar a CPI do Transporte Público, que, até agora, os petistas conseguiram congelar.

Termômetro Aloizio Mercadante (Casa Civil) conversou na semana passada com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre a crise vivida entre o Planalto e o partido.

Precaução 
A articulação de um bloco de partidos para criar dificuldades ao governo em votações na Câmara foi interpretada por petistas e parte dos peemedebistas como uma missão de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para angariar apoio a sua reeleição à presidência.

Faísca Quem acompanhou as conversas para a criação do bloco "independente" sustenta que movimentações do PT nessa direção teriam precipitado a disputa pela chefia da Câmara.

Contratamos Executivos da Saab avisaram ao prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), que pretendem iniciar um processo de seleção de funcionários no ABC para a fábrica, a ser instalada na região, que vai produzir parte das peças do caça Gripen NG.

Tiroteio
Quem lança um projeto e se põe contra ele só pode ter esquizofrenia política. Estados não podem pagar pelo desequilíbrio fiscal federal.

DO DEPUTADO BETO ALBUQUERQUE (PSB-RS), sobre o projeto de renegociação das dívidas de Estados e municípios com a União, paralisado pelo Planalto.

Contraponto


História de pescador


O deputado Domingos Dutra (SDD-MA) discursava na Câmara quando decidiu fazer uma homenagem a um ex-parlamentar que visitava a Casa.

-Registro a presença aqui do nosso companheiro Flávio Bezerra, que foi nosso colega. Ele é o maior pescador do Ceará, só que todo peixe que ele pesca e vende no Ceará é do Estado do Maranhão -provocou.

O petista Luiz Couto, que ocupava a presidência, pediu a palavra para defender o colega.

-Quero dizer que o deputado Flávio trouxe o peixe e tinha a placa do Ceará -sustentou, para riso dos colegas.

Nenhum comentário: