domingo, fevereiro 02, 2014

Ajuste a uma nova realidade econômica - EDITORIAL O GLOBO

O GLOBO - 02/02

O banco central americano diminuiu os estímulos monetários criados para neutralizar a crise de 2008; o mundo é outro, e o Brasil precisa ter política de austeridade



O banco central americano (Federal Reserve, Fed) deu mais um passo para cortar os estímulos monetárias que ajudaram a economia dos Estados Unidos a se safar da sua mais grave crise desde a Grande Depressão, dos anos 1930. Instituições financeiras renomadas estiveram à beira da bancarrota quando tal crise foi deflagrada em 2008, e, se não fossem esses estímulos, talvez o sistema financeiro mundial tivesse entrado em colapso.

Tais estímulos não serão eliminados de uma tacada pelo banco central americano, mas os mercados já vêm se antecipando às inevitáveis consequências desse ajuste sobre as economias ao redor do planeta. A fase das taxas de juros muito baixas pode estar se aproximando do fim, pois a oferta de dólares tende a encolher. O Brasil saiu um pouco à frente, elevando sua taxa básica para combater a pressão da inflação doméstica, e indiretamente começou a se proteger de flutuações no câmbio. Mas outros países emergentes também partiram na mesma direção, como a Turquia, a África do Sul, o Chile, o México e a Índia. Com desvalorizações até bruscas, como a que ocorreu recentemente na Argentina, o ajuste pelo câmbio costuma ser mais doloroso.

O Brasil acumulou reservas cambiais da ordem de US$ 375 bilhões o que é um forte anteparo contra movimentos especulativos financeiros. No entanto, o país não tem mais uma situação confortável no balanço de pagamentos. O déficit em transações correntes (mercadorias e serviços) ultrapassou a barreira de US$ 80 bilhões no ano passado, ultrapassou os 3% do PIB, e já não é mais inteiramente coberto pelo fluxo de investimentos diretos.

Isso significa que a economia brasileira deve buscar novo ponto de equilíbrio, e tanto melhor se a política econômica caminhar nessa direção enquanto os solavancos dos mercados estão sob relativo controle. O governo tem dado sinais que as finanças públicas serão administradas este ano com mais austeridade, tendo como objetivo um superávit primário equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB), efetivamente. Para tal espera-se que haja um contingenciamento de despesas. Mas para valer, pois todo o discurso de austeridade do ano passado não se refletiu nos números: os gastos subiram 13,6%, mais que os 12,5% da arrecadação.

Além disso, existe um certo descrédito quanto à possibilidade dessa diretriz ser realmente posta em prática em um ano de eleições gerais, em que a tradição política é de abertura dos cofres. No entanto, não existe essa alternativa. Seria um suicídio econômico, com desdobramentos políticos posteriores muito sérios e incontornáveis. A única forma de o Brasil tentar se proteger de problemas financeiros vindos de fora (diferenciando-se, por exemplo, de economias que estão mais fragilizadas, como o da Argentina) é executando, de fato, uma política fiscal austera, independentemente de ser ano eleitoral ou não.

Nenhum comentário: