quinta-feira, janeiro 09, 2014

País safadinho - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 09/01

Acredite. Sabe qual foi, segundo o Ecad, a música mais tocada em 2013 nas boates e casas de show? “Louquinha”, dos sertanejos João Lucas e Marcelo.
Um trecho: “Louca louquinha/ Dá uma empinadinha/Dá uma agachadinha/Você tá soltinha/Que isso, gatinha!”

Segue...
Neste ranking, em segundo lugar, ficou “Amor de chocolate”, de Naldo.
Um trecho: “Eu não tô de brincadeira/Eu meto tudo, eu pego firme pra valer/Chego cheio de maldade/Eu quero ouvir você gemer/Eu te ligo e chega a noite/Vou com tudo e vai que vai/Tem sabor de chocolate o sexo que a gente faz.”

E finalmente...
O terceiro lugar foi “Gatinha assanhada”, de Gusttavo Lima.
Um trecho: “Gatinha assanhada/cê tá querendo o quê?/Eu quero mexer/Eu quero mexer.”

Parou por quê?
Boa parte da frota de veículos do Ministério do Trabalho, em Brasília, estava parada ontem.
O motivo? Não havia combustível.

Para gringo ver
A exemplo do livro “Blocos de rua do carnaval do Rio de Janeiro”, editado pela Réptil em 2011, o site Carnaval Virtual, em sua versão em inglês, resolveu traduzir para a língua de William Shakespeare o nome de uns blocos do Rio.

Segue...
O Bagunça Meu Coreto, por exemplo, virou “Disord my bandstand”. Já o Bafafá é chamado de “Fuss block”, o Cordão do Boi Tolo, veja só, é “Silly ox cordon”.

E por aí vai. O livro de Dilma
O cubano Leonardo Padura prepara uma visita ao Brasil ainda neste primeiro semestre. Seu livro “O homem que amava os cachorros” vem sendo elogiado por aqui, inclusive por FH e Dilma.
O escritor, que mora em Havana, tem feito declarações a favor de mais abertura política e econômica na Ilha.

‘A capitoa’
A Casa da Palavra lança, em março, o romance “A capitoa”, de Bernadette Lyra. É sobre a vida de Luiza Grimaldi, uma das primeiras mulheres a comandar um estado brasileiro, como a coluna lembrou esta semana.
Na época das Capitanias Hereditárias, nos idos do século XVI, Luiza, como se sabe, governou o Espírito Santo.

Dinheiro no colchão
O Banco Central da Argentina estima que há mais de 700 mil cofres nos bancos do país. São usados por empresas e pessoas físicas.
Usar cofre é mania nacional e reflete a desconfiança dos hermanos no rumo da economia. Hoje, quem procura um cofre tem que esperar em uma fila, controlada pelos gerentes das agências.

Rio, eu gosto de você
O Rough Guides, portal britânico de viagens, fez uma lista das dez melhores cidades do mundo para se visitar em 2014.O Rio está em primeiro lugar.
Em seguida vêm Saravejo, na Bósnia; Liverpool, na Inglaterra; Umea, na Suécia; e Lviv, na Ucrânia.

A escola de Guerra-Peixe
Fundado por Oscar Lorenzo Fernández, em 1936, o Conservatório Brasileiro de Música vive uma crise.
Tem professor reclamando que os salários — onde se formou Guerra-Peixe — estão atrasados há seis meses.

Boletim da Justiça
O empresário e técnico de som Ricardo Carneiro Essucy será julgado, hoje, no III Tribunal do Júri.
Em 2009, ele matou a tiros dois PMs que o abordaram durante discussão com outro motorista por causa de estacionamento, em Rio das Ostras, RJ.

Diário do Galeão
As escadas rolantes para as salas VIPs do Galeão-Tom Jobim estavam paradas ontem. Os bacanas tiveram que subir escadas carregando as bagagens.
Além disso, faltou água em vários banheiros. Nosso Nelson Motta, uma das vítimas do Galeão, ontem, zombou: “Como diz o Zé Wilker: melhor só arroz com bosta.”

Mostra pra eu
Dois anos depois de criar um bloco de carnaval, uma turma de servidores do Rioprevidência conseguiu autorização da prefeitura para desfilar.
Dia 27 de fevereiro, às 19h, vai sair da Rua da Quitanda, no Centro do Rio, o bloco... Mostra o Fundo Que Eu Libero o Benefício.

No mais...
O Brasil é ou não é o “País safadinho”? Cartas para a Redação.

Nenhum comentário: