sexta-feira, dezembro 27, 2013

CHÃO DE GIZ - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 27/12

A chegada de estrangeiros menores de 18 anos desacompanhados, em busca de refúgio no Brasil, tem sido motivo de preocupação. No Estado de São Paulo, o número quase triplicou entre 2012 e este ano, saltando de oito para 21 casos, segundo o Centro de Acolhida para Refugiados da Cáritas Arquidiocesana. A maioria dos que viajam sem os pais ou responsáveis são rapazes com idade entre 15 e 17 anos.

CHÃO DE GIZ 2
"Esses menores chegam muito vulneráveis. Ficam sujeitos a todo tipo de exploração", diz Larissa Leite, do setor de relações externas da Cáritas, entidade que faz triagem e encaminhamento dos estrangeiros que fogem de perseguições ou guerras. Os adolescentes são enviados pela Justiça para abrigos ou para a casa de um guardião voluntário.

CHÃO DE GIZ 3
Entre janeiro e novembro, a Cáritas registrou no total 2.746 pedidos de refúgio, feitos por pessoas de pelo menos 60 nacionalidades. Mais da metade (55%) das solicitações partiram de haitianos. Bangladesh, Nigéria, Senegal e Congo também aparecem entre os líderes de emissão de imigrantes. Outras 500 pessoas estão na fila para iniciar os processos em SP, Estado que concentra a metade dos pedidos.

EM ALTO E BOM SOM
O ex-senador Almino Affonso prepara um livro sobre 1964. Na obra, conta os bastidores do golpe militar e as conversas que tinha com o então presidente João Goulart. Almino era ministro do Trabalho e da Previdência de Jango e acompanhou de perto os momentos dramáticos que antecederam a deposição do então presidente. O livro será lançado até abril.

BAÚ
José Serra (PSDB-SP) também decidiu recentemente escrever as memórias do que viveu no período, quando era líder estudantil.

VIROU PÓ
Dias antes de negociar com os credores, a OGX, de Eike Batista, estava com o cofre quase vazio. Profissionais que participam do dia a dia da empresa dizem que ela dispunha de menos de R$ 10 milhões em caixa.

IMAGINE
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cantou para moradores de rua da Praça da Sé na manhã do dia 24. Levou a banda Brothers of Brazil, de seus filhos Supla e João Suplicy, e a apresentadora Maria Paula. No repertório, canções de Cat Stevens e "Imagine", de John Lennon.

CONDOMÍNIO AMIGO
O número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa condominial na cidade de São Paulo teve queda de 7,2% de janeiro a novembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2012. De acordo com o levantamento, feito pelo Secovi-SP, o sindicato que representa as construtoras, elas caíram de 9.833 no ano passado para 9.124 ações em 2013.

CONDOMÍNIO AMIGO 2
Dentre os fatores que contribuíram para reduzir as pendências estão os acordos extrajudiciais e as negociações amigáveis.

NO CORAÇÃO DO BRASIL
Famoso pelos retratos de celebridades de Hollywood, o fotógrafo americano Martin Schoeller desembarcou na Amazônia para fotografar, com as mesmas técnicas e luzes de estúdios, os índios caiapós do sul do Pará.

O mais famoso deles, o cacique Raoni posou para as lentes que já registraram estrelas como George Clooney e Angelina Jolie.

As imagens ilustram a reportagem de capa da edição de janeiro da revista "National Geographic" brasileira, que chega às bancas hoje.

Raoni falou dos efeitos da hidrelétrica de Belo Monte na vazão do rio Xingu, que atravessa as reservas do seu povo.

"Não gosto dos madeireiros. Não gosto dos garimpeiros. E não gosto dessa represa!", afirmou ele à publicação.

TEMPO DE FESTA
O chef Christian Montgomery e a empresária Juliana Angrisani receberam convidados em sua festa de casamento no Hotel Tivoli, nos Jardins. A mãe do noivo, Renata Conti, e o pai, o ginecologista Malcolm Montgomery, com a mulher, Carla Regina, acompanharam a cerimônia. A atriz Maria Fernanda Cândido e o marido, o empresário francês Petrit Spahija, a jornalista Julie Montgomery e a empresária Carol D'Angelo também passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO
A The History traz a bateria da Vai-Vai para sua festa de Réveillon, às 21h. 18 anos.

A corrida anual de São Silvestre terá edição infanto-juvenil amanhã, no Ginásio do Ibirapuera, às 9h.

O filme "O Retorno", de Rodolfo Nanni, será exibido no dia 11 de janeiro, na volta do Cine Direitos Humanos, no Itaú Frei Caneca.

Nenhum comentário: