quinta-feira, dezembro 05, 2013

Calma, o leão é manso - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 05/12

Cacá Diegues e Renata Magalhães embarcam sábado para Portugal.
Eles alugaram, em Lisboa, o Circo Victor Cardinali para filmagens de “O Grande Circo Místico”, inspirado no poema A Túnica Inconsútil, de Jorge de Lima, que já havia chegado ao teatro na adaptação de Chico Buarque, Edu Lobo e Naum Alves de Souza.
É que, no Brasil, a lei proíbe animais em circo.

Mas, veja só...
Terça agora, a Guarda Nacional de Portugal apreendeu nove leões do circo Cardinali, por não estarem “registados ao abrigo da convenção sobre comércio internacional de animais selvagens”.
Ontem, a direção do tal circo contestou a apreensão e disse que o registro foi feito na Espanha.

Nova frota da PM
Sérgio Cabral vai renovar 1.137 carros da Polícia Militar.
Os atuais serão doados a policiais através de sorteio.

Fim do diploma
A Segunda Turma do STJ decidiu que técnicos de futebol não formados em Educação Física não precisam se registrar nos conselhos da categoria para poder trabalhar.

A medida beneficia muitos jogadores que se aposentam e viram treinadores.

O negro no futebol
Durante a Copa do Mundo, a empresa De Ponta vai organizar, numa área de 50 mil metros quadrados no Jockey, no Rio, o Parque da Bola Rio 2014.
Abrigará casas dos 32 países que participarão do torneio, além de Rússia e Qatar, que sediarão as próximas duas edições da competição.
Haverá ainda uma exposição sobre o negro no futebol.

Alagoas é pior
O site “Business Insider” usou estatísticas de homicídios de 2012 para fazer a lista das 50 cidades mais perigosas do mundo. O Brasil aparece com 15 cidades na lista, que é liderada por San Pedro Sula, em Honduras.
Rio e São Paulo não estão entre elas. A mais violenta do país é Maceió, em sexto lugar.

No mais...
A lista foi divulgada no mesmo dia em que saíram as notas do Pisa, onde Alagoas aparece por ter o pior ensino de matemática, ciências e leitura do país.
Neste caso, o Maranhão é vice.

Alma de fotógrafo
Já lançada na França, “Da minha terra à Terra”, autobiografia do fotógrafo Sebastião Salgado, escrita em parceria com a amiga Isabelle Francq, chegará ao Brasil, em março, pela Paralela.

Polêmica da toga
O TRT do Rio vai fazer uma licitação para comprar togas para seus 242 juízes.
O uso obrigatório do paramento, que teria origem na Roma antiga, foi reforçado pelo ministro corregedor Ives Gandra Filho, do TST, com base numa decisão doConselho Superior da Justiça do Trabalho de 2008 e na Lei 5.010/66.

Segue...
Gandra diz que o uso da vestimenta passa confiança e respeito:
— O juiz decide sobre a vida, a liberdade e a propriedade das pessoas. Quando se trata desses valores, o ato é solene. O advogado usa terno e gravata, e o juiz (sem a toga) parece um técnico de informática.

E mais...
Numa correição em Porto Alegre, Gandra Filho conta ter encontrado uma jovem juíza usando uma roupa “provocante” e um juiz trabalhando de camisa polo e calça jeans.
— A pessoa olha e diz: “É na mão dessa pessoa que está a minha vida?” E começa a duvidar da Justiça. A roupa provocante não condiz com a função de juíza.
É. Pode ser.

Voe com o presidente
German Efromovich, presidente da Avianca, entrou, ontem, no voo 6017 da companhia, Rio-São Paulo, no Aeroporto Santos Dumont, e começou a servir a todos, como comissário de bordo.

Cena carioca
Aproveitando o sol carioca, uma turista estrangeira tirou a parte de cima do biquíni, na manhã de segunda, no Posto Nove, em Ipanema.
Só que um pivete passou e, vupt!, roubou a peça.

Nenhum comentário: