quarta-feira, novembro 06, 2013

Novilíngua às avessas - FERNANDO MARTINS

GAZETA DO POVO - PR - 06/11

O britânico George Orwell cunhou, no romance 1984, a expressão Big Brother (popularizada pelo reality show televisivo) para definir o sistema de fiscalização que observa tudo 24 horas por dia. O livro traz ainda outro neologismo menos conhecido, mas que entrou no vocabulário contemporâneo: novilíngua – idioma criado pelo Estado autoritário descrito no livro, que consistia na condensação ou extinção de palavras para alterar ou eliminar significados de determinados termos. A ideia da novilíngua era, ao modificar ou suprimir vocábulos, controlar o pensamento das pessoas. Se alguém não consegue conceituar uma ideia, ela deixa de ser debatida e, consequentemente, de existir.

Movido pelo marketing político, o Estado brasileiro parece desenvolver uma variação às avessas da novilíngua. Em vez de extinguir palavras para que os significados delas se percam, cria novos termos para definir aquilo que já existe, numa tentativa de mostrar ao cidadão-eleitor que o governo tem novidades a exibir. Se na ficção de Orwell o objetivo era suprimir o pensamento, na realidade nacional a meta é criar uma ideia que seja lembrada no dia da eleição.

E, assim, novos termos para definir o que já existe se proliferam, formando uma sopa de letrinhas. O posto de saúde, carinhosamente apelidado pela população de “postinho”, virou UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) na novilíngua federal. Veio a substituir o CMUM (Centro Municipal de Urgências Médicas). A creche agora é CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil).

Uma autoescola, ao menos para os legisladores de Brasília, não existe; ela tem de ser chamada de Centro de Formação de Condutores. A emissora de televisão do governo paranaense já foi TV Educativa. Depois, virou Canal Paraná. Voltou às origens ao ser rebatizada de Paraná Educativa. E, no atual momento, chama-se E-Paraná. O PAC do governo federal (Programa de Aceleração do Crescimento) nada mais é que uma variação do Plano Plurianual (PPA) – nomenclatura prevista em lei que define o planejamento estratégico que todas as gestões têm de obrigatoriamente fazer a cada quatro anos.

Alguns dos novos termos também estão sendo importados. Tem sido cada vez mais comum, por exemplo, que agentes públicos chamem de BRT (bus rapid transit) os já consagrados termos “canaleta” ou “ônibus expresso”.

Não há nada de novo sob o sol, a não ser a sanha cada vez mais voraz dos políticos e dos tecnocratas em renomear. Quem batiza, afinal, costuma se considerar o pai da criança – e das obras.

Um comentário:

matuto disse...

"Rasgue a seda", "Coloque o pingo no i", fale de uma maneira que os 70% que leem entendam- os analfabetos funcionais.
O bolsa-família é um programa de transferência de renda que o governo Lula renomeou, ele não criou nada, só mudou o nome e, nas eleições para presidente de 2.006 e 2.010, usou com seu jeito matreiro que se perdesse a eleição, o outro candidato eleito iria acabar com o bolsa-família que ele tinha criado, dupla-mentira, língua viperina, de pontas dupla, como de uma víbora.