sexta-feira, novembro 15, 2013

É pegar ou largar - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 15/11

Fracassada a tentativa de fatiar a emenda que institui o voto aberto em todas as situações, a ala do PMDB contrária à proposta se revoltou: “Ah é?! Eles querem tudo? Pois agora não terão nada”, reagiu o senador Lobão Filho (PMDB-MA), que concordava com o voto aberto apenas para efeito de cassação de mandato.

A reação é para forçar um acordo em torno da manutenção do voto secreto para vetos, aprovação de autoridades e eleição da Mesa Diretora da Casa. Até no PT é dado como certo um arranjo de quatro votos em favor do que for costurado. Afinal, depois que o governo manteve vários vetos polêmicos por meio do voto secreto em plenário, há quem avalie que o voto aberto, nesse caso, poderia prejudicar os interesses do Planalto.

Vital vai
Está fechado: o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Vital do Rego Filho (PMDB-PB), será ministro. Só não se sabe ainda de quê. Isso porque a presidente Dilma tem dito que poderá precisar da pasta da Integração Nacional para contemplar outro partido.

Turismo sai
A futura nomeação de Vitalzinho, entretanto, não será sinônimo de aumento do número de ministérios do PMDB. Turismo, hoje a cargo do maranhense Gastão Vieira, está na lista de reserva da presidente como quota para atender o Pros de Cid Gomes.

E Portos…
…, com seus R$ 6 bilhões, deve ficar mesmo para um técnico ligado à presidente Dilma Rousseff.

E no Instituto Lula…O ex-presidente recebeu dia desses o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE). Na conversa, concluíram que Cid Gomes só tem mesmo a oferecer ao senador o apoio à candidatura para governador. Afinal, se o peemedebista vencer, o PT ganha mais um voto no plenário da Casa. É tudo o que Lula deseja para o governo Dilma.

Cada um na sua
Coincidência ou não, a homenagem póstuma a Jango na Base Aérea de Brasília vem cinco dias antes da solenidade para marcar os 30 anos da declaração de Poços de Caldas, o primeiro manifesto em prol das eleições diretas para presidente da República. Na segunda-feira, o anfitrião será o tucano Aécio Neves. É a pré-campanha do resgate histórico.

Musa/ O ex-presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) achou Maria Tereza Goulart, viúva do ex-preisdente João Goulart, com semblante de sofrimento. “Foi uma das mulheres mais bonitas que conheci, mas está com ares de sofrida. Vai ver que ela achou a mesma coisa de mim”, comentou Sarney com um amigo.

Papo DNA/ A conversa entre Lula e Sarney não é mais aquela de outros tempos. Ambos só falavam de exames e médicos. “E aí, como vai a coluna?”, quis saber Lula. “E você está bem, tem feito os checapes?”, perguntou Sarney. Ainda bem que ambos têm bom humor: “É conversa sobre problema de DNA — data de nascimento antiga”, brincou o ex-presidente do Senado.

Escola Donadon/ Natan Donadon se entregou à polícia numa parada de ônibus, em Brasília, para não passar pelo constrangimento de ser fotografado algemado. Estratégia semelhante será seguida pelos condenados no processo do mensalão, para evitar tal cena.

Se depender de vontade…/ O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (foto), não planeja candidatar-se a mandato eletivo no ano que vem. Tudo para se manter onde está, com todo o apoio da presidente Dilma Rousseff, que, até aqui, não lhe faltou.

Nenhum comentário: