quinta-feira, novembro 28, 2013

Do lado de fora da Papuda - ELIANE CANTANHÊDE

FOLHA DE SP - 28/11

BRASÍLIA - Se a prisão de José Dirceu e José Genoino foi realmente dramática, as tentativas nada sutis de fuga estão virando piada em Brasília e nas redes sociais.


Dirceu girar, girar e acabar virando gerente administrativo de um hotel que era justamente de Sérgio Naya, deputado que foi cassado e preso, é a realidade esbarrando na ficção. Ok, a vida dá voltas, mas não precisava tanto. As perguntas são as mais maliciosas: vai cuidar do "lobby"? Vai para a "lavanderia"? Ou vai carregar as "malas"?

Não bastasse, a chefe de Dirceu no hotel ganha R$ 1.800, mas o salário dele vai ser de R$ 20 mil por mês. E com um vidão. Suíte à disposição, bar 24 horas por dia, uma piscininha de vez em quando, entra e sai à vontade de amigos e correligionários. Aquilo vai virar uma festa.

Quanto a Genoino, exageraram na dose da vitimização e o remédio começa a fazer efeito inverso, criando uma nuvem de desconfianças.

Ele passou mal no voo para Brasília, mas tinha se recusado a fazer qualquer tipo de exame antes de embarcar. Já na Papuda, foi anunciado que ele teve um infarto, mas foi só um pico de pressão.

O Supremo avalia prisão domiciliar permanente, mas uma junta médica atesta que não é "imprescindível". Por fim, a Câmara tem de decidir sobre a aposentadoria por invalidez, mas uma segunda junta diz que a cardiopatia não é tão grave.

O processo de vitimização evoluiu para um estágio de constrangimento geral. No meio desse caminho, destaque para o artigo impecável do colega Marcelo Coelho, relatando fatos do mensalão e do julgamento, sem emoção, sem adjetivos, para concluir que, inocente, Genoino não é.

Segundo um velho ditado, "quanto mais alto, maior o tombo". Segundo outro, na mesma linha, "esperteza, quando é muita, vira bicho e come o dono". A hora é de humildade, gente. Tentar garantir o luxo de Dirceu e santificar Genoino vai ter efeito bumerangue. Aliás, já está tendo.

2 comentários:

matuto disse...

Está na hora dos brasileiros copiarem atos positivos dos países vizinhos.
No Paraguai o comercio resolveu boicotar os senadores que votaram contrários a perda de imunidade parlamentar do senador Vitor Bogado.
Os proprietários colocaram faixas expressando o seu direito de não atender os 23 senadores que votaram a favor de Vitor, que eles não eram bem vindos em seus estabelecimentos.
Parece que o protesto deu resultado, pois os 23 senadores decidiu rever sua posição e marcaram uma nova votação para hoje.
Ah! O voto não é secreto, por isso a população ficou ciente daqueles que votaram.
BRAZIL, PAÍS RICO...QUASE UM PARAGUAI!!!


matuto disse...

O QUE ACHAM DE ...
NÃO SE HOSPEDAREM "NESTE" HOTEL!!!
PARAFRASEANDO:
VAÍÍÍÍÍ BRAZIL!!!