terça-feira, novembro 05, 2013

Brasília sob pressão - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 05/11

Esquentou o clima entre o governo do Distrito Federal e o Planalto. Tudo porque, pelo andar da carruagem, a obra do balão do aeroporto, conhecido pelos antigos moradores como o “Bambolê da dona Sarah”, não ficará pronta antes da Copa do Mundo de 2014. Em parte por conta do período de chuvas na cidade. Isso significa que quem vier à capital da República para os jogos corre o risco de esbarrar com desvios e tapumes logo na chegada. A Casa Civil já fez chegar ao GDF que a presidente Dilma está indócil com essa possibilidade de atraso. Na avaliação da presidente, que é também a do governador Agnelo Queiroz, Brasília, com um estádio tão bonito e de primeiro mundo, não poderia deixar a desejar na mobilidade urbana.

O gesto…
A festa de aniversário do Bolsa Família ainda está atravessada na garganta dos peemedebistas. No palco, só a presidente Dilma, o ex-presidente Lula e a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo. O vice-presidente Michel Temer e os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, ficaram embaixo e não engoliram a desfeita.

...da exclusão 
Nem a audiência de ontem entre Renan e a presidente Dilma cicatrizou a ferida. Em política, esses pequenos detalhes falam bem alto. Ao PMDB ficou a certeza de que o PT não quer dividir os bônus eleitorais do Bolsa Família com os aliados. Se continuar assim, vai ter peemedebista fazendo coro com Aécio Neves sobre o DNA do PSDB nesse programa.

Caldo grosso
Um dos últimos compromissos políticos do vice-presidente Michel Temer antes de embarcar para a China foi uma reunião com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Tudo porque o PP da Paraíba vetou a presença do senador Vital do Rego Filho na Integração Nacional. Michel avisou ao ministro que o veto cria problemas para a convenção do PMDB e, por tabela, para a presidente Dilma.

Aposta petista
Mergulhados na eleição interna no próximo domingo, os petistas de varias tendências vislumbram a perda de influencia da facção Movimento PT. Lá estão o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e ainda o secretário de Habitação do DF, Geraldo Magela.

Avenidas
O PSDB vai aproveitar as notícias sobre empréstimos do BNDES a países estrangeiros e grandes empresas como o novo foco de combate dentro do Congresso. E também marcará as diferenças de comportamento do governo no caso da espionagem feita nos Estados Unidos e aquela feita pelos agentes da Abin a diplomatas estrangeiros. O cálculo é o de que a avenida dos empréstimos é mais larga.

Genro não e parente/ É do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), genro do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, o recurso que faz o TCU rever nesta quarta-feira o edital da concessão do aeroporto do Galeão. Providencialmente, Moreira estará na China.

Enquanto isso, em Pequim.../ Os políticos apostam que a senadora Katia Abreu (PMDB-TO) aproveitará a viagem para conversar com Michel Temer sobre o futuro do diretório do partido no estado. Ela é anfitriã do jantar promovido pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) a autoridades e empresários brasileiros e chineses.

Ato falho/ Tanto o senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB) como o deputado Jorge Silva se referiram à deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) como senadora. Se o partido lhe oferecer a vaga de candidata, ela aceita.

Paciência / No caminho entre o Senado e sua casa, o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira parou numa famosa padaria da cidade e foi clicado por Zuleika de Souza, sem reclamar na demorada fila do caixa. Comprou uma baguete, brioches e queijo. Cena rara, uma vez que geralmente as excelências deixam essas tarefas para seus funcionários.

Nenhum comentário: