terça-feira, novembro 19, 2013

A aposta da oposição - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 19/11

A prisão dos condenados pelo mensalão já é peça da sucessão presidencial. Quando o escândalo ocorreu (2005), a oposição apostou que o ex-presidente Lula cairia de maduro. Mas ele se recuperou e venceu a eleição. Agora, avaliam seus integrantes, vai ser diferente, pois a presidente Dilma não tem o carisma do antecessor. Os petistas também se preocupam, pois, nas eleições de 2006, sua bancada na Câmara diminuiu.

A nova batalha dos Guararapes
Quem é mais forte eleitoralmente em Pernambuco? A resposta a essa pergunta virá na eleição presidencial. Desde já, o governo Dilma e o ex-presidente Lula estão batendo de frente com o candidato do PSB, o governador Eduardo Campos. A coordenação da campanha petista acredita que Lula vai acampar em seu estado natal. Avaliam que a ação do governo federal no Porto de Suape, na duplicação da BR-101, na Transposição do São Francisco, na Transnordestina, na refinaria Abreu e Lima, na fábrica da Fiat e no Polo Petroquímico vai pesar. Essa avaliação também é compartilhada por tucanos.


“Eu estou aqui no interior. Indo para Porto Alegre. Para voltar para o hospício” 
Beto Albuquerque líder do PSB na Câmara, sobre o Congresso 

Guinada para o Sul
A expectativa do Itamaraty é que, uma vez eleita presidente do Chile, Michelle Bachelet afaste seu país da Aliança do Pacífico e se volte em direção ao Mercosul.

Jogo de corpo
O ministro José Eduardo Cardozo faz um esforço para deixar claro que nem ele nem a cúpula da Polícia Federal tiveram qualquer participação na transferência dos condenados do mensalão de suas cidades para Brasília. Que apenas cumpriu ordem de Joaquim Barbosa.

Promessa é dívida?
Não foi uma vez só. O senador Mário Couto (PSDB-PA) anunciou várias vezes, algumas em discurso no plenário, que renunciaria a seu mandato se o ex-poderoso da Casa Civil José Dirceu ficasse ao menos um dia na cadeia. Aguarda-se.

Mil e uma utilidades 
Curinga do governo Dilma, o ministro Aloizio Mercadante é cogitado para diversas tarefas. Seu nome é um dos que podem ocupar a coordenação da campanha de reeleição de Dilma. Ele está em todas as cogitações para ocupar a Casa Civil quando Gleisi Hoffmann sair para concorrer no Paraná. Mercadante diz sobre isso: “Não temos mais direito de ter projeto pessoal a esta altura da vida.”

José Dirceu fora da Ordem
Foi protocolado ontem na OAB pedido de suspensão do registro de advogado de José Dirceu. O argumento é que, com a prisão, ele perdeu a idoneidade moral, pré-requisito para a concessão da carteira da OAB. Quando cassado, em 2005, a OAB negou. Ele ainda não tinha sido julgado no STF.

Efeito Marina
Depois do ex-presidente Lula, agora será o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves. Os tucanos organizam ainda para este mês uma reunião com o setor do agronegócio em São Paulo.

O JORNALISTA CHICO DE GOIS lança nesta quinta-feira, em Brasília, seu livro: “Os ben$ que os políticos fazem”. Será na livraria Saraiva do shopping Pátio Brasil.

Nenhum comentário: