segunda-feira, setembro 09, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

INQUÉRITO NO MP-RJ INVESTIGA PRESIDENTE DA CNC

O Ministério Público do Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar gestão do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antonio Oliveira Santos. Ele e Luiz Gil Siuffo Pereira, diretor do Sesc, são responsabilizados pelos gastos suspeitos de R$ 200 milhões em obra na Barra da Tijuca que nem tem condições de uso. Também o Tribunal de Contas da União apontou graves anomalias na operação.


CONTAS REJEITADAS
Antonio de Oliveira Santos deveria ter sido afastado da CNC desde 2004, quando teve as contas rejeitadas. É o que manda o regimento.


OMISSÃO CÚMPLICE
A rejeição das contas de Antonio de Oliveira Santos, pelo Tribunal de Contas da União, jamais foi publicada. É a condição seu afastamento.


RIO É ESTRATÉGICO
Lideranças do PSB defendem o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) para vice do governador Eduardo Campos (PSB) nas eleições de 2014.


PENSANDO BEM…
…restará a guerra na Síria, se falharem todas as desculpas mágicas do ministro Guido Mantega (Fazenda) sobre a escalada da inflação.


BRECHA JURÍDICA PODE LIVRAR IVO CASSOL DA CADEIA
Primeiro senador condenado no Supremo Tribunal Federal, Ivo Cassol (PP-RO) poderá se livrar dos quatro anos e oito meses de cadeia legando que o crime está prescrito. Sua condenação ocorreu dias antes de 17 de agosto, 8 anos depois da denúncia, mas a “sentença ou acórdão condenatórios recorríveis” até agora não foi publicado, como prevê o inciso IV art.117 do Código Penal para interromper prescrição. Ele foi condenado, em decisão unânime, por fraudar licitação pública.


ANTES DA PUBLICAÇÃO
A relatora Cármen Lúcia (STF) disse, na sessão que o condenou, em 8 de agosto último, que o prazo prescricional acabava naquele momento.


IMPASSE
A decisão da ministra colidiria com uma lei de autoria de Magno Malta (PR-ES), que incluiu o dispositivo no Código Penal em 2007.


SÓ ESPERANDO
Após a publicação do acórdão, a defesa do senador Ivo Cassol terá cinco dias para apresentar recurso alegando a prescrição do crime.


FRENTE BOLIVARIANA
O Brasil pode ficar tranquilo se declarar “guerra” aos EUA: a Bolívia mandará sementes de quinoa, o Equador dará bananas, mas a Venezuela não poderá mandar nada porque falta até papel higiênico.


VIDA QUE SEGUE
Quem conhece José Dirceu desconfia dos planos públicos do ex-ministro mensaleiro de “cozinhar na prisão”: ele confia que conseguirá reduzir a pena e ganhar o semiaberto. Ou indulto, a cargo de Dilma.


DILEMA
José Serra recuou desistiu do PPS para disputar a Presidência. Aliados como o senador Aloysio Nunes (SP) e Jutahy Junior (BA) têm advertido que ele acabará inviabilizando até mesmo a candidatura ao Senado, seu verdadeiro projeto político para 2014.


DE SAÍDA
Em Brasília, a deputada distrital Eliana Pedrosa, que já foi do DEM e agora se encontra filiada ao PSB, está de malas prontas para o PPS. O partido deve anunciar sua filiação ainda nesta semana.


DESPEDINDO PATRÃO
Assessor do líder do PR, Anthony Garotinho (RJ), o jornalista André Couto acertou com o deputado Antônio Reguffe filiação ao PDT-DF, partido pelo qual planeja sair candidato a deputado distrital em 2014.


CASA CIVIL PREGA AVISO
Eduardo D’Oliveira tem se apresentado como coordenador-geral de projetos especiais da Casa Civil e membro da Subchefia de articulação e monitoramento, para tentar audiências com parlamentares e até banqueiros. A Casa Civil nega qualquer vínculo dele com o Planalto.


COMO PILATOS
Até correligionários falam mal do presidente da Câmara, Henrique Alves, pela repulsa à sessão não cassou Natan Donadon. Criticam-no por “lavar mãos” e jogar a decisão apenas na conta do plenário.


VAI CONTANDO
Os governos do Pará, Sergipe, São Paulo e Bahia espetaram quase US$ 700 milhões de dólares em “papagaios” no BIRD em menos de um mês para projetos diversos. Com o dólar subindo, o problema é pagar.


OS ‘ALIADOS’ DE DILMA
O silêncio de Maduro na Venezuela e de Morales, na Bolívia, fala mais que cem espiões no rolo da espionagem americana no Brasil.

Nenhum comentário: