quinta-feira, setembro 19, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Este é um tribunal de princípios”
Ministro Celso de Mello (STF) ao acolher as alegações dos mensaleiros


SENADO FARÁ DEVASSA EM TELEGRAMAS PARA LA PAZ

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), decidiu requerer a troca de mensagens entre o Itamaraty e a embaixada em La Paz, nos 455 dias de asilo do senador Roger Molina. Para Ferraço, o exame da “série telegráfica” esclarecerá o real interesse do Itamaraty em resolver o problema e as razões do diplomata Eduardo Saboia, que ajudou Molina a fugir para o Brasil.

FAZ DE CONTA

Mensagens do Itamaraty, recomendando empurrar o caso com a barriga, forçaram Eduardo Saboia a agir por razões humanitárias.

EMBROMAÇÃO

E-mails atribuídos ao subsecretário-geral da América do Sul, Antonio Simões, instruíam a embaixada a “enrolar” o caso do senador Roger Molina.

RETALIAÇÕES

Seguem as retaliações do Itamaraty contra diplomatas em La Paz. Ontem, foi removido para Brasília o conselheiro Manoel Montenegro.

LEI DE MURPHY

Todos são iguais perante a lei, mas uns tem mais embargos infringentes que outros.

PMDB AMEAÇA TROCAR AGNELO POR RORIZ E ARRUDA

O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli (PMDB), manteve reunião de cerca de quatro horas de duração, em São Paulo, com o ex-governador José Roberto Arruda, quando ficou acertada uma aliança eleitoral em 2014 contra o projeto de reeleição do atual governador, Agnelo Queiroz (PT). Da aliança participaria também o ex-governador Joaquim Roriz. Depois disso, Agnelo e seu vice voltaram a tentar um entendimento.

TÁ FEIA A COISA

Em conversa com amigos, há dias, Agnelo admitiu que “está muito difícil” sustentar a aliança com o PMDB e manter Filippelli como vice.

ACORDO NEGOCIADO

Filippelli, Arruda e Roriz concordaram que será o candidato ao governo do DF aquele que estiver melhor nas pesquisas. Os outros dois o apoiarão.

FLERTE COM PDT

Agnelo entregou a Educação ao PDT, tentando atrair o bem avaliado deputado Antonio Reguffe, que pode ser seu vice ou disputar o Senado

FUMAÇA E FOGO

Delúbio Soares pretende festejar a decisão de novo julgamento no Supremo com um grande churrasco na fazenda do pai, em Buriti Alegre (GO). Só não decidiu ainda se vai convidar o ex-presidente Lula.

LIMONADA

O PSDB ficou indiferente à pizza no STF: avalia que o novo julgamento baterá incansavelmente, em ano eleitoral, na tecla do escândalo de corrupção no governo do PT, considerado o maior da História.

O CORPO FALA

Não passou despercebida no STF ontem a tensão do ministro Celso de Mello, sempre contundente e firme, proferindo o voto decisivo com fala às vezes reticente, gestos nervosos de mãos e tiques na boca.

O FILHO DE ALENCAR...

Josué Gomes Silva, filho de José Alencar, hesita entre PMDB e PSB para a eleição de 2014, mas enfrentará percalços, além da situação financeira de suas empresas, que não aconselha aventuras políticas.

...EM SEU LABIRINTO

O empresário herdeiro de José Alencar advertiu que o partido que vier a escolher terá de apoiar a reeleição de Dilma Rousseff. Mas, em Minas Gerais, PMDB e PSB se inclinam para apoiar outro mineiro: Aécio Neves (PSDB).

MÁQUINA DO TEMPO

Com a decisão de um novo julgamento para os mensaleiros condenados do PT, após sete anos de discussão, os mensaleiros tucanos de Minas botam fé que serão julgados em... 2030.

DINHEIRO VOANDO

Continua o festival de benesses na África: o BNDES vai emprestar R$ 17 milhões para a Força Aérea de Gana construir um hangar. Em 2011, o banco emprestou R$ 105 milhões para comprar um avião.

SHOW DA PODEROSA

Com direitos políticos cassados por reter parte dos salários de seus assessores, a deputada Inês Pandeló foi eleita quatro vezes líder do PT na Câmara do Rio de Janeiro. É a chamada “bancada masoquista”.

DATA VENIA

Quando Delúbio Soares debochou que os mensaleiros iam virar piada de salão, não explicou que o salão era na Praça dos Três Poderes.


PODER SEM PUDOR

POLÍTICA E FALSIDADE

Candidato favorito ao governo de Minas Gerais em 1982, logo Tancredo Neves começou a ser bajulado por antigos adversários. O deputado Milton Reis (PMDB), seu fiel escudeiro, chegou a advertir sobre um ex-prefeito de Pouso Alegre que sempre foi ligado à ditadura:

- Tem ex-prefeito que é de uma falsidade...

- Sei muito bem de quem você está falando - respondeu Tancredo - Esse cidadão é de uma ruindade só. Se um dia morrer afogado, pode procurar o corpo dele rio acima...

Nenhum comentário: