quinta-feira, setembro 12, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Uma revisão criminal simulada”
Ministro Luiz Fux(STF) definindo a admissão de embargos infringentes


AMIGOS PEDEM QUE JOAQUIM ABANDONE O STF

A expressão “está tudo dominado” tem sido muito utilizada por amigos e interlocutores do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, para recomendar, inclusive em mensagens para seu celular, que abandone a Corte em protesto contra os rumos do julgamento do mensalão, com tendência para rever sentenças e livrar da cadeia 11 réus na ação, entre os quais o ex-ministro José Dirceu.

QUE QUADRILHA?

Condenado por “chefiar a quadrilha do mensalão”, José Dirceu pode se livrar da pena por formação de quadrilha, e escapar do regime fechado.

REVIRAVOLTA

Observadores experientes do comportamento dos ministros do STF acham que o mais provável é que o placar pró-mensaleiros será 6x5.

ATIRANDO NA TV

Amigos querem que Joaquim faça mais do que Adauto Lúcio Cardoso em 1971, e explique, em rede de TV, por que não ficaria no STF.

PRECEDENTE

Após ver julgada constitucional a lei de censura do ditador Médici, Adauto Lúcio Cardoso despiu-se da capa de ministro e saiu do STF.

“CUSTO-BENEFÍCIO FOI RUIM”

Alvo da espionagem americana, a presidente Dilma Rousseff confidenciou a ministros detalhes da “desaforada” conversa que teve com o presidente Barack Obama em São Petersburgo, na Rússia. No encontro reservado, Obama reconheceu a bisbilhotice contra brasileiros e que a prática é (e sempre foi) “comum” entre países. Mas admitiu: “O custo-benefício para nós foi péssimo, dada a proporção que tomou”.

CARA DE PAU

Dilma, que esperava ouvir um pedido de desculpas de Obama, contou a ministros que ficou embasbacada com a “cara de pau” do americano.

PERGUNTA SECRETA

Quando será criada a NSN, Agência Não Sei de Nada, para combater a espionagem americana da NSA?

BATEU, LEVOU

Do presidente do PMDB-PR, Orlando Pessuti, sobre Roberto Requião: “Tirou minha candidatura. Quem com
ferro fere, com ferro será ferido”. 

LOBBY DO OLIMPO

Advogados que militam em tribunais superiores afirmam que Lula “operou” fortemente no STF, junto a ministros nomeados por ele e por Dilma, pela admissão dos embargos infringentes, para rever o caso.

FAZENDA DOS BICHOS

Na defesa de seu voto a favor dos embargos infringentes que permitem novo julgamento dos mensaleiros, o ministro Teori Zavascki falou até em “quadrúpedes”. Ele não se referia ao respeitável público.

VOZ DA EXPERIÊNCIA

Em evento patrocinado pelo Instituto Lula, o ex-presidente questionou a falta de “decisão judicial” para Barack Obama espionar Dilma. O ex-caseiro Francenildo, da conta invadida na Caixa, sabe como funciona.

ELE É TÃO BONZINHO...

O presidente cocaleiro da Bolívia, Evo Morales, que legalizou carros roubados do Brasil, vai indultar e expulsar brasileiros presos por tráfico de drogas que cumpriram parte da pena, mandando-os de volta.

FERRAÇO 2014

Em reunião na terça, o vice Michel Temer e os presidentes da Câmara, Henrique

Alves, e do Senado, Renan Calheiros, além de Valdir Raupp (PMDB) acertaram de lançar Ricardo Ferraço ao governo capixaba e Paulo Hartung ao Senado, em 2014. Ao PT, sobraria a vaga de vice.

NOVO ASSÉDIO

O Sinditamaraty considera “assédio processual” a ação judicial em que é acusado pelo embaixador Américo Fotenelle, que é investigado por assédio moral e sexual no consulado-geral em Sydney (Austrália).

ADMIRAÇÃO

A ministra Laurita Vaz, do TSE, não agrada muito a um grupo do Rede, partido em formação de Marina Silva, mas há quem a admire, como o deputado Walter Feldman (SP), que elogia seu equilíbrio e sua firmeza na condução do caso. Feldman é o provável futuro presidente do Rede.

LIÇÃO DE CASA

Na mira da extradição por fraudar € 80 milhões de investidores, o advogado irlandês Michael Lynn criou com brasileiros uma tal de Quantum Assessoria, perto de Recife, para investir no Porto de Suape.

PENSANDO BEM...

Ficou para a Suprema Corte do Além o juízo final dos condenados do mensalão.


PODER SEM PUDOR

EM LISBOA, SÓ DOIDO

Em visita a Lisboa no fim de 2003, Fernando Henrique jantou com o ex-presidente Mário Soares e o ex-primeiro-ministro António Guterres, contando casos para ridicularizar seu ex-embaixador Itamar Franco:

- E vocês não sabem da maior: o doido não queria vir para cá, mas, para Buenos Aires, o que seria uma loucura à qual eu jamais chegaria...

Os portugueses trocaram olhares constrangidos, FHC tentou consertar:

- Um ex-presidente tinha de vir para um posto da importância de Lisboa...

Mas o estrago estava feito. Os portugueses se ofenderam com a gafe que confirmou o desprezo do francófilo FHC pelas relações luso-brasileiras.

Nenhum comentário: