domingo, agosto 04, 2013

Orgulho negro - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 04/08
Um dado desta pesquisa do IPP, da prefeitura do Rio, sobre religiões no Rio chamou a atenção do professor Marcelo Paixão, da UFRJ.

No caso dos adeptos do candomblé e da umbanda, segundo o Censo de 2010 do IBGE, 56,04% são negros, e 43,96% são brancos.

Só que no Censo anterior, em 2000, a maioria, 50,4% dos adeptos das duas religiões afro-brasileiras, era de brancos.


Segue...
Paixão desconfia que este é mais um caso que reforça a tese de que negros e pardos, de uns anos para cá, não têm vergonha de assumir sua identidade e sua crença religiosa.
- Ou seja, para algumas pessoas, a identidade preta ou parda pode estar vindo acompanhada pelo reforço de outras formas de identidade, tal como, neste caso, a religião.


Para concluir...
Paixão lembra ainda que no período do Censo de 2010 várias entidades do movimento negro fizeram uma campanha chamada "Quem é do axé diz que é". E tal campanha pode também ter ajudado nesse sentido.
Maravilha.


De pai para filho
Moise Safra, ex-sócio do Banco Safra, está abrindo um banco para os filhos.
A sede será em Nova York, na Park Avenue. O nome será MY Safra.


Cartas para a Redação
A venda de bebidas alcoólicas em grandes eventos é polêmica. Há gente que defende que, onde tem álcool, tem confusão.
Frei Betto, por exemplo, acha que na missa do Papa, na Praia de Copacabana, não houve brigas, nem confusão, porque não houve consumo de bebida alcoólica.


O Domingo é de...
...Mariana Linda Maravilhosa Sensacional Ximenes. A atriz paulista, de 31 anos, musa do coleguinha Jorge Bastos Moreno e da turma da coluna, de coração carioca, posa aqui para a capa da revista "Bodytech" com uma bola de pilates. É que ela tem feito muito exercício para o seu novo papel na próxima novela das seis, "Joia rara", da TV Globo. Mariana viverá, ai, ai, ai, a estonteante vedete Aurora Lincoln. Mata a gente, Mariana, mata.

Espionagem em livro
Sairá pelo selo Primeira Pessoa, da Sextante, o livro do jornalista americano Glenn Greenwald, que trouxe à tona as denúncias de Edward Snowden, ex-técnico da CIA, sobre o esquema de espionagem internacional da Agência de Segurança Nacional dos EUA. Chega às livrarias em março de 2014.

Greenwald promete fazer novas revelações no livro sobre as espionagens do governo de Obama.


União das letras
A Academia Brasileira de Letras e o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, vão fazer uma parceria.
O secretário de Cultura de São Paulo, Marcelo Coelho, e a direção do museu vêm ao Rio esta semana para selar a união com a presidente da ABL, Ana Maria Machado. As duas casas vão tocar projetos juntas.


Um tapete para o jazz
A produção do "Mimo", maior festival de música instrumental gratuito do país, está em busca de um tapete persa 3m x 4m.
A peça é uma exigência da produção do pianista americano Herbie Hancock. Ele vai se apresentar na Praça da Matriz, em Paraty, no dia 23.


Meninos na pista
Com a chegada do Dia do Solteiro, dia 15, a grife La Collect lança uma camiseta que, digamos, dá aquela alfinetada na mulherada que anda doida para namorar, veja acima.
É. Pode ser.


Calma, gente
A filha de uma famosa cantora se excedeu na troca de carinhos com o namorado no café de uma livraria no Leblon, quarta passada.
Um casal não gostou, reclamou e ameaçou chamar a polícia exigindo compostura no lugar. A gerente acalmou os ânimos na base da conversa.


Alô, Luan
Patrícia Azevedo, fã de Luan Santana, foi atropelada quarta na porta do Hotel Sheraton, na Barra, correndo atrás do cantor.
A mãe havia proibido a menina, de 18 anos, de ir atrás do ídolo. Mas ela foi escondida. Patrícia está no Tijutrauma e será transferida para o Pasteur, no Méier.


Inflação do milho
Uma espiga de milho na Praia de Geribá, em Búzios, RJ, mesmo no inverno, está custando R$ 5.
Mas fica ainda mais caro se o cliente pedir um pratinho de plástico para apoiar o milho. Aí sobe para R$ 7.


Beicinho
Um dos maiores lutadores da história do UFC, Anderson Silva, o ex-campeão de MMA, que perdeu recentemente o cinturão em Las Vegas, tem dito a amigos que não fará mais fotos com os fãs.
Alega que, quando perdeu o cinturão, todo mundo usou as fotos contra ele. Poxa, Anderson!

Nenhum comentário: