quarta-feira, agosto 28, 2013

Não é da Cora - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 28/08

O poema "Saber viver': que diz "Não sei... se a vida é curta/Ou longa demais pra nós'; é tão difundido na internet como sendo de Cora Coralina (1889-1985) que Manoel Carlos, o querido dramaturgo e fã da poeta, por um momento acreditou.
Pretendia usar um trecho na abertura de sua próxima novela, "Em familia':

Segue...
Mas a filha de Cora, Vicência Bretas Tahan, garante que o poema não foi escrito por sua mãe.
— Estou há tempos querendo falar com o Manoel Carlos. Esse poema é muito bonito, mas não foi minha mãe que fez. Na internet, as pessoas escrevem o que querem e não dizem quem são.

Aliás...
Maneco já estava ciente do problema.
Vai selecionar outro poema.

O discurso do chanceler
A exemplo do rei George VI, da Inglaterra, o novo chanceler Luiz Alberto Figueiredo, figura querida no Itamaraty, teve problema de gagueira

Varig, Varig, Varig
Este interminável julgamento do mensalão faz com que outros importantes processos fiquem na fila do STF.
Um deles é o dos aposentados da Varig, parado desde que o ministro Joaquim Barbosa pediu vistas.

Cabe numa Kombi
Corre no território livre da internet uma piada envolvendo o Botafogo e o Mais Médicos. É por conta da venda do atacante Vitinho
Diz que, com o dinheiro da negociação, o clube vai poder importar milhares de... torcedores cubanos. Maldade!

Retrovisor no cinema
Mauro Mendonça Filho, diretor-geral de 'Amor à vida'; vai dirigir seu primeiro longa-metragem no ano que vem.
É uma adaptação de "No retrovisor'; peça escrita por Marcelo Rubens Paiva. No elenco, Marcelo Serrado e Otávio Muller.

Vinicius na China
O filme "Vinicius',' de Miguel Faria, vai ser exibido na China, com legendas em mandarim.
É mais uma homenagem ao Poetinha no ano do seu centenário.

Clube do milhão
A comédia cearense "Cine Holliúdy", a grande surpresa do nosso cinema, pode alcançar, quando chegar ao "sul maravilha'; um milhão de espectadores, segundo seus distribuidores Downtown/Paris.
Há três semanas em cartaz em Fortaleza, onde fez 133 mil espectadores, vai estrear, sexta agora, em outras cidades do Nordeste.

É o tal filme falado em "nordestinês" e que traz legenda em... português.

O Maraca é nosso
O Flamengo pediu uma audiência com Sérgio Cabral. Deseja apresentar um modelo de operação do Maracanã compartilhada entre os clubes.
Nela, o governo receberia dos clubes as taxas de utilização do estádio e contrataria um prestador de serviço para cuidar da manutenção do Maraca.

E mais... 
Os clubes seriam responsáveis pelos jogos e por entregar o Maracanã nas mesmas condições que receberam antes da partida.

Digno de piedade
O desembargador Siro Darlan encaminhou ao MP denúncia sobre a situação de 72 presos do manicômio judiciário Heitor Carrilho, no Rio.
— Tem gente há mais de 40 anos lá dentro. Todos já cumpriram a pena, mas continuam presos porque não há para quem devolvê-los — diz Darlan.

Lei Paulo Delgado...
Em 2011, o CNJ aprovou recomendação para que os presos com transtornos mentais, que já cumpriram suas penas, fossem soltos com base na chamada Lei Antimanicomial. Só que estes pobres coitados perderam o vinculo com a família.

Ameaça de morte
A promotora de Tutela Coletiva de Niterói, Renata Scarpa, foi ameaçada por causa das investigações do caso Lúcio do Nevada, vereador eleito da cidade, assassinado em 2012. Ela pediu escolta ao MP.
Agora, o inquérito cível, aberto contra o vereador Carlos Macedo, suspeito do crime, passou para outros promotores.

Só dá Saboia
O diplomata Eduardo Saboia, que ajudou o senador boliviano a fugir para o Brasil, virou celebridade. Receberá a Medalha Pedro Ernesto do vereador César Maia. Acaba na Ilha de Caras.


Nenhum comentário: