segunda-feira, agosto 12, 2013

LUPA NOS TRILHOS - MONICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 12/08

Mais um órgão deve entrar na investigação do suposto cartel em licitações do metrô e trens em São Paulo. O MPC (Ministério Público de Contas), órgão de controle do Tribunal de Contas do Estado, pediu ao Cade, em Brasília, e ao Ministério Público Estadual acesso às apurações.

POR DENTRO
Parte das concorrências suspeitas já foi examinada pelo TCE, que tem sete conselheiros indicados pelo governador e pela Assembleia Legislativa. Um deles, Robson Marinho, foi chefe da Casa Civil no governo Mário Covas, que o indicou para o tribunal em 1997. Acusado de ter recebido propina da empresa francesa Alstom, ele nega as denúncias.

NA MIRA
O MPC funciona desde março do ano passado. São Paulo foi o último Estado a criar o órgão de controle, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). É formado por nove procuradores aprovados em concurso.

LISTA
Deputados, senadores e dirigentes do PT e de outros partidos que apoiam Dilma Rousseff vão hoje consultar com lupa o "Diário Oficial". Há notícias de que a presidente fará uma enorme dança de cadeiras em poderosos cargos de segundo escalão para acalmar a sua base de apoio parlamentar.

SOCORRO!
O diretor Aderbal Freire-Filho vai aproveitar a estreia da peça "Jacinta", em São Paulo, para se reunir hoje com a classe teatral paulista. Ele quer discutir meios de salvar a SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais), que, segundo um dos convidados para o encontro, está na "bancarrota".

MUTIRÃO
Do grupo fazem parte Ivam Cabral, Lauro Cesar Muniz, Hugo Possolo, Celso Frateschi e Mario Viana, que estão chamando escritores, técnicos e atores para conversar com Freire-Filho.

NAVIO
Na tentativa de recuperar a sociedade, que recolhe e distribui direitos autorais a seus associados, Freire-Filho já chegou a ter contas bloqueadas, junto com Ziraldo e Millôr Fernandes. Há alguns meses, ele disse que estava prestes a abandonar a entidade e que corria o risco de "afundar junto com o navio".

DE CAMPANA
A dupla de designers Fernando e Humberto Campana vai abrir um museu para expor suas obras em São Paulo. A pesquisadora Marcia Camargos está cuidando do projeto, que começa a sair do papel ainda neste ano.

DE CAMPANA 2
O Ministério da Cultura indeferiu a primeira parte do projeto de captação de recursos, destinados à organização, ao acondicionamento e à preservação do acervo dos irmãos. Considerou insuficientes as garantias de acesso público. A dupla já fez as alterações necessárias para enviar nova inscrição e oferecerá como contrapartida workshops de treinamento arquivístico.

AMERICANIZADO
O apresentador Pedro Andrade terá um programa na ABC Fusion, novo canal da rede, que é a principal emissora dos EUA. Em inglês e voltada para os americanos, a atração vai falar de cultura e gastronomia.

Segundo Caíco de Queiroz, agente do brasileiro, Andrade continua no "Manhattan Connection", da Globo News. Mas, em vez de estar na bancada em Nova York, fará sua participação direto de Miami, para onde se muda.

Global
A modelo gaúcha Cíntia Dicker, 27, fará sua estreia na televisão no quadro Só para Mulheres, do "Fantástico"; posa de atriz sob a direção de Luiz Fernando Carvalho e com textos baseados em Clarice Lispector

TIRA O PÉ DO CHÃO
A empresária Ana Joma Fasano, o ator e apresentador Rodrigo Hilbert e a estilista Patricia Bonaldi foram recebidos pela modelo Johanna Birman na festa de lançamento da coleção verão da Schutz e da revista da marca, na loja da Oscar Freire.

AUTOAJUDA
Luiz Calainho lançou "Reinventando a Si Mesmo - Uma Provocação Autobiográfica", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O economista Cassio Lotaif, a administradora Judith Varandas e o produtor Roberto Verta foram à noite de autógrafos.

CURTO-CIRCUITO
Maitê Proença autografa o livro "É Duro Ser Cabra na Etiópia", hoje, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Dom Odilo Scherer celebra missa, hoje, às 18h, no mosteiro de São Bento, na inauguração de seis sinos restaurados com apoio do grupo Comolatti.

O Iasp (Instituto dos Advogados de SP) debate lavagem de dinheiro, hoje, às 9h, em sua sede.

Nenhum comentário: