domingo, agosto 11, 2013

É dando que se recebe - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 11/08

O presidente da Câmara, Henrique Alves, defensor da execução compulsória das emendas parlamentares, está convencido: "Nenhum governo quer perder o poder de liberar ou não, de dar mais ou menos". O Executivo alega que a regra vai engessar o Orçamento ao criar nova vinculação. Os R$ 22 bi de emendas são 1% do Orçamento e 25,4% dos investimentos (R$ 86,5 bi).

Atropelando a Câmara
A exemplo do que fez no governo FH, o Senado quer pular na frente da Câmara na reforma política. A Mesa da Casa definiu que vai tentar votar, esta semana, projeto para baratear as campanhas. A ideia é proibir cartazes, placas nas ruas, banners, cavaletes com fotos, bonecos de candidatos etc. Seriam permitidos apenas carro de som, adesivos para carro e santinhos. Os líderes dos partidos também concordaram que é importante reduzir o tempo de campanha na TV. Eles querem diminuir de 60 para 30 dias no primeiro turno e de 30 para 15 dias no segundo turno. E que as mudanças de candidatos só poderiam ser feitas até 20 dias antes da eleição.


"Aécio lidera estourado em Minas. Dilma lidera apertado em São Paulo e perde para Marina no Rio. Desse jeito, a presidente Dilma é uma candidata inviável" 
Saulo Queiroz Secretário-geral do PSD

Ordem unida
O PSD está preocupado com Minas Gerais. Três de seus seis deputados federais podem deixar o partido. Eles estão fechados com a candidatura de Aécio Neves (PSDB) ao Planalto. Mas o presidente regional do partido, Paulo Safady Simão, que também preside a Cbic (construção civil), apoia a presidente Dilma e não aceita dissidências.

E tem mais
Por sugestão de deputados da base aliada, o Ministério da Saúde está reunindo informações sobre a necessidade e eventuais demandas nos estados para lançar a extensão do programa Mais Médicos, mas, agora, com dentistas.

Virou denúncia
Ministério Público de São Paulo enviou ação à Câmara contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP). A denúncia partiu de um cidadão que o acusa de intolerância e de instigar a violência religiosa com base em vídeos com seus sermões.

Nas mãos da justiça
Às vésperas da votação na Câmara do projeto da terceirização de mão de obra, o TST produziu lista dos maiores devedores da Justiça do Trabalho. Empresas de serviços terceirizados estão no topo dos mais processados: Sena Segurança Inteligente, 2.254 processos; Estrela Azul - Vigilância e Segurança, 2.084; e Officio Tecnologia em Vigilância Eletrônica, 1.614.

Um pé em cada canoa
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), esteve com o vice Michel Temer, pedindo que repense a situação do PMDB no estado. Os deputados estaduais defendem sua reeleição e rejeitam apoio à ministra Gleisi Hoffmann.

Dormindo com o inimigo
Aumentou a irritação dos petistas, que dirigem o partido, com o governador Eduardo Campos (PSB). Reclamam agora que Campos está trabalhando para que o ex-prefeito de Recife, João da Costa, ganhe o PED do PT em Pernambucano.

SOBRE OS PROTESTOS em frente à casa do presidente do Senado, Renan Calheiros, sua assessoria diz que será respeitado o direito de ir e vir.


Nenhum comentário: