sábado, julho 20, 2013

Occupy Leblon - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 20/07

Aliados de Sérgio Cabral (PMDB) veem uma série de erros do governador do Rio na negociação com os manifestantes que ocupam a frente de seu prédio, no Leblon. O principal deles teria sido a retirada de ativistas, o que fez com que a ocupação recrudescesse. Para tentar reverter o desgaste, a ordem no governo é apontar a participação de criminosos nos protestos. Serviços de inteligência da polícia teriam detectado que até ex-policiais vinculados a milícias se infiltraram nos atos.

Zen 
A aliados, Cabral declarou que é preciso manter a serenidade diante de provocações, mas manifestou preocupação com os danos que atos de violência podem causar à imagem do Rio.

Quem avisa... 
Insistindo na vulnerabilidade da segurança do papa Francisco ao Brasil, o governo recomendou ontem pela segunda vez a emissários do Vaticano trazer o papamóvel blindado ao país. A proposta foi recusada.

Ansiolítico 1 
Pesquisa encomendada pelo governo, com 2.000 entrevistas, mostrou aprovação ao programa Mais Médicos, lançado na semana passada e bombardeado por entidades do setor.

Ansiolítico 2 
Segundo a pesquisa, 78% aprovam a criação do segundo ciclo, pelo qual estudantes de medicina têm de atuar dois anos no SUS antes de se formar. Já a contratação de médicos estrangeiros é mais polêmica: 51% são a favor e 45% contra.

Padrão global 
Usando a hashtag de "Amor à Vida" nas redes sociais, médicos contrariados com o Mais Médicos pedem hospitais do mesmo nível de excelência da instituição do personagem Cesar, vivido por Antonio Fagundes na novela da Globo.

Alfinetada 
Da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), sobre a comparação feita por peemedebistas entre ela e a Barbie: "Achei graça porque a boneca é mais querida e popular que muito deputado".

Vem... 
Deputados petistas tentarão aprovar uma moção na reunião de hoje do diretório nacional do partido para retirar Cândido Vaccarezza (PT) da coordenação do grupo de trabalho da reforma política na Câmara.

...pra rua 
A bancada alega que o PT precisa insistir na realização de um plebiscito ainda este ano, o que não é o foco da comissão. Até ontem, 40 dos 89 deputados do partido haviam assinado nota contra a permanência de Vaccarezza no grupo.

W.O. 
Nenhum deputado do PMDB prestigiou a visita de Dilma Rousseff ao Ceará, na quinta-feira. A bancada, afinada com o líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ), boicotou deliberadamente a agenda.

Álibi 
O senador Eunício Oliveira (CE) justificou a ausência pela necessidade de acompanhar a filha em exames médicos nos EUA.

Sintonia... 
Em conversa ontem, Dilma e Joaquim Barbosa voltaram a falar de reforma política e da simpatia de ambos por uma lei de iniciativa popular sobre o tema, para valer ainda em 2014.

...fina 
Segundo interlocutores, o presidente do Supremo Tribunal Federal defende que um eventual projeto trate do recall, em que a sociedade poderia retirar o mandato de políticos eleitos.

Agenda 
Integrantes do PPS receberam notícia de que a assessoria técnica do TSE concluiu um parecer sobre a distribuição de tempo de TV e fundo partidário para novas siglas --pendência para concretizar a fusão com o PMN.

Numa nice 
PPS e PMN dizem que a distribuição de cargos no MD não é entrave à fusão e negociam apenas o prazo de registro da sigla.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Se Lula lesse jornal, saberia que o PSDB propôs o fim da reeleição para 2018. Aliás, quem tem medo da Dilma em 2014 é o PT."
DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, CARLOS SAMPAIO (SP), sobre o ex-presidente ter dito que os tucanos querem o fim da reeleição por medo de enfrentar Dilma.

contraponto


Meu pirão primeiro

Em reunião da cúpula paulista do PMDB nos anos 80, o então deputado Aloysio Nunes Ferreira apresentou um pedido de intervenção no diretório do partido em um pequeno município do Estado. Para isso, precisou telefonar para o presidente nacional da sigla, Ulysses Guimarães.

Constrangido por incomodar o dirigente com um assunto aparentemente irrelevante, Aloysio pediu desculpas e disse que tomaria as providências. Ao perceber que a cidade em questão tinha lhe dado muitos votos na eleição anterior, Ulysses protestou:

--Nesse caso, eu peço vista! Vamos decidir com calma!

Nenhum comentário: