terça-feira, julho 09, 2013

O desabafo - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 09/07

Irritada com as especulações de sua queda, estimuladas por aliados, a ministra Ideli Salvatti abre o verbo: “Quem está balançado não passa seis horas no Alvorada domingo”. Relata que recebeu a missão “estratégica” de aprovar o marco regulatório da internet. E nega que o discurso emocionado, na reunião do PT, tenha relação com seu cargo: “Eu não sou de chorar pelos cantos. Vão se catar”.

O recado para os ministros
Num esforço para melhorar sua relação com o Congresso, a presidente Dilma está mandando um duro recado aos ministros. “Não quero mais parlamentar reclamando que não empenhou emenda. Não quero ministério regateando”, afirmou, domingo, no Alvorada. A ministra Gleisi Hoffmann, que nega ter atribuições políticas, recebeu a tarefa de marcar de cima os ministros, para que eles cumpram o acertado com os líderes pela ministra Ideli Salvatti. Questionada ontem, por aliados, a presidente Dilma garantiu que não muda nada. E acrescentou que cobrar dos ministérios já era a tarefa da Casa Civil quando ela ocupava o cargo no governo Lula.

“Ainda não tem ninguém coletando assinaturas para um projeto de decreto legislativo para que seja convocado o plebiscito”
José Guimarães Líder do PT na Câmara dos Deputados 

Plano de voo
Os líderes na Câmara definem hoje: fazer as mudanças na lei eleitoral prontas para votar; criar grupo de trabalho sobre reforma política (com prazo de 90 dias); e debater a realização de um plebiscito junto com as eleições de 2014.

Chapa quente
A diplomacia brasileira prevê que será tensa a próxima reunião do Mercosul, na quinta-feira, em Montevidéu. Há vários temas explosivos na pauta: o retorno do Paraguai; a posse da Venezuela na presidência; o desrespeito pelos europeus ao
presidente da Bolívia, Evo Morales (na foto); e a espionagem praticada pelo governo americano. 

Imposto socialista
O governo Dilma rejeitou acordo com Cuba para a vinda de médicos. O país de Raúl Castro queria um acordo governamental com o qual ficaria com grande parte dos salários. O Mais Médico prevê uma relação trabalhista direta com os médicos.

Inferno zodiacal
O governador Sérgio Cabral está inquieto com sua sucessão. O carioca rejeita a privatização do Maracanã, pois seria sinônimo de ingressos mais caros. A demora na reconstrução da Região Serrana abala a imagem de gestor do vice Luiz Fernando Pezão. O fim do glamour ao empresário Eike Batista afeta seu governo. E a queda de sua avaliação dificulta a tarefa de ancorar Pezão.

Fogo amigo
A oposição está festejando. Parlamentares do PMDB estão admitindo apoiar a criação de uma CPI sobre as empresas de Eike Batista. Os alvos são o governo Dilma e o governador Sérgio Cabral. A comissão já tem até nome: CPIX.

Pressão das bases
Com a Marcha dos Prefeitos, hoje, em Brasília, os deputados vivem dias de pânico. Os prefeitos tomaram conta do Congresso e estão batendo às portas, de gabinete em gabinete, cobrando a liberação de emendas para suas cidades.

AS CENTRAIS SINDICAIS passam por prova de fogo, na quinta-feira, quando a liderança dessas entidades será testada em greves e manifestações pelo país.

Nenhum comentário: