quarta-feira, julho 03, 2013

Medo de Lula - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 03/07

O estado maior da oposição é contra o plebiscito, porque teme o ex-presidente Lula. “O plebiscito vai colocar o Lula diariamente na TV para falar o que quiser. Não é bom para a oposição trazer o Lula de volta para a discussão”, explica um comandante do PSDB. Os tucanos desconfiam que a presidente Dilma propôs o plebiscito para Lula entrar em campo e fazer a defesa do seu governo.

A armadilha do plebiscito
Os ministros saíram da reunião ministerial convencidos que não lhes cabe mais fazer um juízo de valor da proposta do plebiscito. A presidente Dilma retomou a iniciativa política ao propor sua realização, mas agora, se ela perder, sua liderança política será colocada em xeque. Para derrotá-la, além da oposição, opera a ala do PMDB que tem contradições regionais com o PT e aqueles petistas que perderam o poder que detinham no governo Lula. Há ainda uma horda de aliados que reclama da postura “imperial” do atual governo. Assustados com as ruas, os petistas perderam a confiança na vitória e estão tentados a enfraquecer Dilma na expectativa do Volta Lula.

Frase
“Não estou satisfeito no PSB. A vontade de sair existe. Fui procurado por líderes do PP, do PMDB e do PR. Mas ainda não há outro partido no horizonte” 

Romário Deputado federal (PSB-RJ) 

Corpo a corpo
O programa ‘Mais Médicos’ será anunciado na segunda-feira. As vagas, no interior e na periferia, serão oferecidas primeiro aos médicos brasileiros, que terão um prazo para se manifestar. Só depois, os estrangeiros vão se habilitar às que sobrarem.

Língua afiada
Na reunião do PSB, que entrou pela madrugada anteontem, o ex-deputado Ciro Gomes bateu duro no pacto PT-PMDB, criado no governo Lula e mantido por Dilma. Disse que o pacto não atende às ruas e qualificou de “patéticas” as reações dapresidente Dilma, do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Fernando Haddad, logo após as manifestações.

E a meta do superávit primário?
O Planalto fez um apelo ao presidente do Senado, Renan Calheiros, para não votar os projetos que destinam 10% do PIB para a Educação e 10% da receita bruta do Orçamento para a Saúde. Renan disse não. O governo espera dobrá-lo.

O vice dos sonhos
Com seu desempenho nas pesquisas, é grande o cortejo ao presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. Um emissário do governador Eduardo Campos (PSB) o procurou para sondagens. O senador Aécio Neves (PSDB) também fez contato recentemente. O tucano explica: “Sou amigo do Joaquim. Não estou atrás dele. Tudo tem seu tempo. Não estou atrás de montar chapa”.

Aviso à Esplanada
O ministro Guido Mantega (Fazenda) alertou aos seus colegas de governo que, se tiver de conceder novas desonerações fiscais, por conta da crise econômica internacional, será feito um corte nos gastos de custeio de todos os ministérios.

Vem aí o ‘Volta Serra’
O PPS delirou com pesquisa nacional do Instituto Paraná Pesquisas. Nela, José Serra tem 21,7% e Aécio Neves, 15,4%. O líder Rubens Bueno (PR) proclamou: “Marina Silva e José Serra são, hoje, os dois nomes mais fortes da oposição”.

FALA O SENADOR AÉCIO NEVES: “O Cesar Maia sempre será uma alternativa nossa. O que estou fazendo, no Rio, é conversar com gente de fora dos partidos”.

Nenhum comentário: