terça-feira, julho 23, 2013

Desconfiança mútua - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 23/07

Pesaram na decisão de Dilma Rousseff de não comparecer à reunião do Diretório Nacional do PT no último sábado as pressões escancaradas do partido por mudanças no governo, sobretudo na articulação política. A avaliação do Planalto é que, mesmo depois de a presidente ter feito gestos na direção do partido, como receber a bancada, não cessou o coro interno de "volta Lula''. O tom da resolução do PT com críticas ao governo confirmou a apreensão de auxiliares da presidente.

Trégua Para contrabalançar a ausência, Dilma irá à etapa de Salvador das comemorações dos dez anos do partido no poder, na quarta-feira. Estará ao lado de Lula.

Alvo... Além das críticas à economia, dirigentes petistas voltaram a atacar a gestão de Paulo Bernardo (Comunicações). O PT defende debate sobre a regulação do setor.

...móvel Na cúpula do partido, no entanto, a ordem é evitar críticas abertas a nomes específicos do governo e apenas sugerir mudanças gerais, justamente para não aumentar a tensão com Dilma.

Conjunto... Na falta de nomes para o lugar de Ideli Salvatti, o PT lista Ricardo Berzoini, um dos deputados mais incisivos nas críticas ao governo, e até o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

... vazio Além de estar às voltas com o ambicioso e polêmico Mais Médicos e de ser cotado ao governo de São Paulo, Padilha dificilmente deixaria a pasta com maior orçamento da Esplanada para voltar a outra que já ocupou.

Vai... A assessoria técnica da presidência do TSE redigiu parecer em que declara que a fusão de dois partidos não configura a criação de nova sigla. Portanto, a legenda não teria direito a fundo partidário e tempo de TV dos deputados que se filiarem a ela.

...e vem O parecer desanima dirigentes do PPS, que tentam fusão com o PMN, mas não é definitivo. O ministro Dias Toffoli pode adotá-lo ou não ao responder à consulta sobre o tema.

Prévias A aliados, Geraldo Alckmin disse acreditar que José Serra deveria continuar no PSDB e disputar com Aécio Neves a indicação do partido para a Presidência.

Tensão... De olho no percurso do papa na chegada ao Rio, José Eduardo Cardozo (Justiça) demonstrava tensão cada vez que o papamóvel parava e Francisco colocava o corpo para fora para beijar crianças. "Ainda bem que ele não desceu", desabafou.

...máxima Desde anteontem no Rio, Cardozo e outros ministros acompanharam parte do cortejo pela TV no Palácio Guanabara. Todos estavam preocupados com a segurança do papa.

Tudo na... Quem acompanhou a solenidade de recepção ao papa classificou como "pura distração'' Joaquim Barbosa não ter apertado a mão de Dilma após cumprimentar o pontífice.

... santa paz O presidente do STF já havia falado com a petista antes, na presença de Sérgio Cabral, enquanto aguardavam Francisco chegar ao Palácio Guanabara.

Formação O ministro Guilherme Afif Domingos discute a elaboração de projeto que inclui as micro e pequenas empresas na lei que determina que companhias tenham em seus quadros de 5% a 15% de aprendizes.

Visita à Folha Claudio Yukio Miyake, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Marco Antônio Manfredini, secretário-geral do CRO-SP, Rubens Figueiredo, consultor, e Chico Damaso, assessor de imprensa.

tiroteio
"Lanço um desafio a quem me acusa: se existem milicianos ligados a mim nos protestos, que apresentem fotos e nomes."
DO DEPUTADO ANTHONY GAROTINHO (PR-RJ), sobre a acusação feita por adversários de que ex-policiais ligados a ele estão nas manifestações do Rio.

contraponto


#SaiDaRua
Há cerca de um mês, quando os protestos em todo o país estavam no auge, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), recebeu pedido de audiência de um grupo de moradores de ruas. O pedetista convocou os secretários das áreas sociais para receber a comissão.

--E então, qual a reivindicação de vocês?

--Queríamos reclamar dos manifestantes --disse o representante do grupo de dez moradores de rua.

Diante da perplexidade dos políticos, que esperavam uma lista de pedidos, o porta-voz continuou:

--Estão fazendo muito barulho. Só queremos dormir...

Nenhum comentário: