quarta-feira, julho 31, 2013

De olho na rua - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 31/07

Os repasses de recursos do PAC 2 que Dilma Rousseff anunciará hoje para a capital paulista, ao lado de Fernando Haddad (PT), serão acompanhados do slogan "mais investimentos para São Paulo, mais qualidade de vida". A frase, que será divulgada em peças de publicidade, tem o objetivo de apresentar o pacote como uma resposta às manifestações de junho por melhora nos serviços públicos. Haddad dirá que a data marca a reconciliação'' entre a cidade e o governo federal.

O operador Na força-tarefa para reorganizar a base aliada, Dilma e Michel Temer conversaram sobre a possibilidade de o suplente Eliseu Padilha (RS) voltar à Câmara, para atuar como interlocutor alternativo da bancada do PMDB com o governo.

Pro banco Hoje, o Planalto tem uma relação tensa com Eduardo Cunha (RJ), líder do partido na Casa. Para abrir espaço para Padilha, o ex-ministro Mendes Ribeiro se licenciaria do mandato. Interlocutores dizem que Ribeiro foi sondado, mas não se mostrou simpático à ideia.

Esforço Peemedebistas relatam que até Carlos Araújo, ex-marido de Dilma, foi acionado para convencer o ex-ministro, que deixou o governo com problemas de saúde, para abrir espaço para o PMDB mineiro na Esplanada.

Pelos... Na viagem oficial que fez a Moscou na semana de 15 de junho, quando os protestos atingiram o ápice em Brasília, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), voou de primeira classe. Um bilhete desse tipo custa cerca de R$ 12 mil.

... ares Outros membros da comitiva, como os líderes do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do DEM, Ronaldo Caiado (GO), fizeram a viagem em classe executiva.

Outro lado A assessoria do presidente da Câmara afirma que ele voou de primeira classe porque não havia assentos na executiva, opção feita por ele na volta.

Prepara Sem diálogo com o governo sobre suas reivindicações, as centrais sindicais vão distribuir na Grande São Paulo 1 milhão de exemplares de um jornal que convoca os trabalhadores para uma paralisação nacional no dia 30 de agosto.

CSI 1 Dilma tem de sancionar ou vetar até amanhã projeto que está criando uma guerra entre os responsáveis por investigações criminais. A lei polêmica transforma papiloscopistas em peritos.

CSI 2 As polícias de todo o país reclamam que o projeto vai provocar uma briga entre as duas categorias de especialistas. Papiloscopistas, cuja função é colher impressões digitais em crimes, têm nível médio e a função de perito hoje exige nível superior.

Fora dos... Empresas interessadas na PPP da linha 6 do metrô paulista alegaram que a concorrência não dava garantias suficientes aos investidores diante do risco de atrasos causados por problemas de desapropriação de terrenos e licenciamento.

... trilhos O governo não recebeu nenhuma proposta na sessão de ontem. O edital da concorrência será refeito para dar mais segurança aos empresários e tornar o projeto mais atraente.

Na mídia 1 A Câmara de São Paulo anuncia hoje a vencedora da licitação de sua conta de publicidade, de R$ 20 milhões anuais. Internamente, aposta-se no favoritismo da nova agência do marqueteiro Paulo Tarso, que trabalhou em campanhas do PT.

Na mídia 2 A empresa vencedora fará a divulgação das ações prioritárias da Câmara, como as audiências públicas para a revisão do Plano Diretor do município.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Quem pede o fim da aliança com o PMDB só pode estar no mundo da lua. Na política real, a manutenção desses acordos é fundamental."
DO VICE-PRESIDENTE NACIONAL DO PT ALBERTO CANTALICE, sobre a proposta feita por correntes do partido pelo rompimento da aliança petista com o PMDB.

contraponto


Dress code eclético
Às voltas com atividades variadas durante o mês de junho, desde a demarcação de terras indígenas até os preparativos de segurança para a visita do papa Francisco, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) lembrou a frase de um antecessor ao falar sobre as atribuições da pasta em uma sessão da Comissão de Educação do Senado.

--O ministro Nelson Jobim dizia que nós vamos da toga à tanga, porque vamos das relações com o Poder Judiciário até a Funai, passando pelas polícias, pelos presídios, pelo Direito do Consumidor, pelo Arquivo Nacional... -- brincou Cardozo.

Nenhum comentário: