segunda-feira, julho 01, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

"Ouvindo o povo, nosso sistema político poderá se renovar"
Ex-presidente Lula,ao negar críticas à decisão de Dilma sobre reforma política


Abin culpa general por desinformação de Dilma

Acusada de desinformada e por deixar o governo ser surpreendido pelas manifestações de rua, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) se defende. Dirigentes arapongas garantem (em off, claro) que enviam ao Planalto informes que nem sempre contêm boas notícias, por isso não são entregues à presidenta pelo general José Elito, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). É que ele morreria de medo de Dilma.


Toma que o filho é teu

José Elito sempre devolve à Abin informes sobre temas graves, e pede mais detalhes. Afinal, sem informe, não há despacho com Dilma.


Cautela e caldo de galinha

Amigos do general o consideram cauteloso. Pelo sim, pelo não, o chefe do GSI não mantém despacho privado com a presidenta há meses.


Sim, senhora

O chefe do GSI começou mal no governo, quando Dilma o obrigou a desdizer o que de fato havia dito, contra a Comissão da Verdade.


Aqui, não

Dilma não parece ter o general em alta conta. Assessores palacianos relatam que certa vez ela o expulsou do seu elevador privativo.


Brasil quase patrocina provocação a palestinos

A presidenta Dilma vetou integralmente uma lei proposta pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que seria uma provocação, não fosse produto da desinformação que levaria o Brasil ao ridículo. A lei definia 29 de novembro como o “Dia da Celebração da Amizade Brasil-Israel”. Mas justo nesse dia se celebra o “Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina”, criado pela Assembleia Geral da ONU.


Comeram mosca

Deu mancada a assessoria legislativa do chanceler bananão Antônio Patriota, que não foi capaz detectar o projeto tramitando desde 2005.


Põe na conta

A estatal Furnas está liberando funcionários do turno da manhã mais cedo para “poupá-los dos transtornos das manifestações no Rio”.


Hora é agora

Líder do PT, José Guimarães (CE) defende inclusão do Plano Nacional de Educação no pacote que Câmara votará em resposta aos protestos.


Pata Manca

Na reunião de deputados do PT, há dias, em que Dilma foi duramente criticada pelos erros e negligência com os grandes eventos, a turma do “Volta, Lula” dizia que ela virou “pata manca”, numa alusão ao “Lame Duck”, termo americano para indicar presidente em final de mandato.


Déjà vu

O PMDB marcou mais uma vez reunião da Executiva Nacional no Hotel Nacional de Brasília, refutado em cima da hora no último encontro da sigla por não ter alvará de funcionamento nem saídas de emergência.


Ação conjunta

Relator da MP 612, que sepulta licitação para abertura de portos secos, Alfredo Kaefer (PSDB-PR) se reúne hoje com Vicente Cândido (PT-SP) e Ronaldo Medina, assessor da Receita Federal, para arrematar texto.


Tarso, o gestor

A empresa pública recém-criada pelo governador Tarso Genro, só para cobrar pedágios dos gaúchos em rodovias, tem um engenheiro como presidente e dentista como diretor técnico. Não há perigo de dar certo.


Resta um

Com as saídas do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan e da ex-presidenta do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie, do conselho da OGX, restou a Eike Batista se aconselhar com o seu pai, Eliezer.


Bola da vez

Cotado para dar palanque ao presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) no Rio em 2014, o ex-jogador de futebol Romário também tem sido alvo de assédio de outros partidos para sair candidato ao Senado.


Baú de ideias

O cientista político Murillo de Aragão, da Arko Advice, vai propor lei de iniciativa popular – como o Ficha Limpa: o “financiamento eleitoral cidadão”: só indivíduos, com limite para doação e teto de gastos.


Planeta água

Só no Estado de São Paulo, 12 milhões de veículos e 9 milhões de pessoas utilizaram o transporte aquaviário em 2012. Por isso a prefeita de Guarujá (SP), Maria Antonieta de Brito, sugeriu à Casa Civil e ao Senado a desoneração para o transporte por barca, catraias e balsas.


Caiu na rede

Lula, que quer adotar a rede social para conquistar “as ruas”, ganhou uma conta ontem no território (ainda) livre do Twitter: “lula@brasil”.

Poder sem pudor

Mentir não pode

A então deputada Maria Conceição Tavares (PT-RJ) debatia um pacote fiscal do governo FHC com o colega baiano Benito Gama, na TV Câmara, quando de repente ela perdeu a paciência e aplicou um sonoro tapa nas costas do adversário. Diante do perplexo apresentador, Luiz Augusto Gollo, e de um Benito assustado, ela gritou, bem ao seu estilo:
- Não mintas, ó Benito, isto é uma deslavada mentira!
Por pouco o debate não acaba nas mãos da segurança.

Nenhum comentário: