segunda-feira, julho 08, 2013

Calma, gente - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 08/07

Católicos ortodoxos manifestaram a Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, que são contra a presença de artistas, segundo eles, “mundanos” — Cássia Kiss, Murilo Rosa, Eriberto Leão, Toni Ramos, Ana Maria Braga... — na encenação da via-crúcis.
Já o diretor Ulysses Cruz acha que a turma “ajudará a chamar a atenção de ovelhas desgarradas, jovens alienados, vendo seus ídolos abraçando uma fé”. Eu apoio.

Todas as tribos
Paula Lavigne, empresária de Caetano e outros artistas do grupo “Procure saber”, que defende a fiscalização da gestão coletiva da música, rebate a acusação de que o movimento é excludente e elitista:
— O grupo sempre procurou conversar com pessoas de opinião diferente. Fernando Brant e Danilo Caymmi, por exemplo, estiveram na casa de Gil discutindo o tema. É claro que estamos sempre abertos.

Segue...
Ela diz que o movimento é amplo:
— Somos mais de 200 e estamos crescendo. Cabem todas as tribos, do samba ao rock, da MPB ao funk, do sertanejo ao rap.

Volta da guerra fria
Esta história do Evo Morales, cujo avião foi impedido de sobrevoar países da Europa por causa da suspeita de transportar o ex-agente americano Edward Snowden, lembra os tempos de Guerra Fria.

O avião de Fidel Castro, nas viagens entre Havana e Moscou, naquela época, fez, por vezes, uma volta ao mundo, até mesmo com escala nos Montes Urais, para evitar o espaço aéreo de alguns países “inimigos”.

No mais...
Este episódio mostra — a
exemplo do golpe militar no Egito — um retrocesso histórico. É pena.

Gois na Flip I
O escritor bósnio radicado nos EUA Aleksandar Hemon sentiu-se tapeado na festa. Trouxe chuteiras achando que no país do futebol a bola rolava todo dia.
Mas, em Paraty, não encontrou ninguém disposto a jogar uma pelada.

Gois na Flip II
Do diretor pernambucano Marcelo Gomes, de “Cinema, aspirinas e urubus”, depois de assistir às conversas de escritores na Flip:
— Isso aqui é muito mais denso, mais interessante. Perto da Flip, os festivais de cinema são um estupro.

Gois na Flip III
Míriam Leitão, a coleguinha querida, publicará seu primeiro romance em maio de 2014. “Magnífico” sairá pela Intrínseca.

Gois na Flip IV
A Flip de 2014 será em agosto por causa da Copa.
A turma sonha em levar para Paraty o jornalista Glenn Greenwald, que mora no Rio, autor do furo sobre o esquema de vigilância do governo Obama, e também Nate Silver, o blogueiro do “The New York Times”, gênio da estatística que acertou as eleições em 49 estados dos EUA. Até lá

Voz das ruas
A onda de protestos que agita o país parece influenciar a pacata Rua Soares, no Méier, Zona Norte do Rio.
Um morador, cansado de limpar os, digamos, torpedos caninos da frente de sua casa, colocou este cartaz num poste da rua (veja acima).

Tempos modernos
A “quadrilha” de São João do último ano do colégio Andrews, em Botafogo, no Rio, ontem, acabou com o padre beijando o noivo, e um grupo levantando um cartaz onde se lia: “Feliciano não nos representa!”

Aliás...
Semana passada, a frase campeã nas redes sociais foi esta: “Eu era queijo frescal. Depois do deputado Feliciano, fiquei curado.”
Faz sentido.

Carnaval 2014
A Acadêmicos do Grande Rio poderá arrecadar R$ 6.035.200, pela Lei Rouanet, para seu próximo desfile.
A tricolor, como se sabe, vai contar na Avenida a história de Maricá, RJ.

Já...
O Salgueiro, cujo enredo será “Gaia — A vida em nossas mãos”, foi autorizado a captar R$ 5.152.750.

Quem tem, tem medo
Teve um momento durante a luta em Las Vegas, em que o americano Chris Weidman venceu o nosso Anderson Silva, que Mike Tyson, na plateia, ficou de pé, empatando a visão de um brasileiro que estava atrás dele.
Mas o conterrâneo achou prudente não reclamar com o ex-pugilista. Vai que Tyson não gostasse...

Nenhum comentário: