sábado, junho 15, 2013

Próximo Ponto - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 15/06

As manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo começam a alterar a agenda de eventos da cidade. O Itaú Cultural cancelou o debate Comandos do AfroReggae, que ocorreria na segunda-feira. O encontro discutiria justamente a violência, reunindo policiais civis, militares e ex-integrantes do crime organizado.

AGENDA
O Itaú Cultural trabalha com a possibilidade de que novas manifestações possam desembocar na avenida Paulista, onde está instalado. Os organizadores das passeatas já divulgaram que farão novo protesto na segunda, na avenida Faria Lima.

QUE FOME
E na quinta restaurantes como a Hamburgueria Sujinho, na esquina da rua da Consolação com a Maceió, cancelaram as entregas de pedidos. Os motoqueiros não podiam se deslocar na cidade por causa do tumulto entre polícia e manifestantes.

PERTO DE CASA
As inserções publicitárias estaduais que o PSDB começa a levar ao ar na próxima sexta terão conteúdo adaptado para cada região de São Paulo. Elas vão destacar as ações do governo Geraldo Alckmin específicas para áreas como a capital, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Além do governador, o senador tucano Aécio Neves aparece na campanha.

TRIBUTO À BAHIA
Dori Caymmi e Mario Adnet preparam disco em homenagem a Dorival Caymmi que terá participação de Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Danilo Caymmi. "História de Pescadores", "O Mar" e "Pescaria" estão entre as canções que serão gravadas em estúdio com orquestra.

Os concertos de lançamento, em São Paulo e no Rio, serão em abril de 2014, ano do centenário de nascimento do baiano.

CARNAVAL EM CAMPO
No espetáculo de abertura da Copa das Confederações, hoje, em Brasília, o carnavalesco Paulo Barros deixou de lado a pirotecnia e outros artifícios que o fizeram bicampeão do Carnaval carioca pela Unidos da Tijuca. "Em um estádio, há limitações. Não podemos levar elementos que comprometam a integridade do gramado", diz ele.

CARNAVAL EM CAMPO 2
Há oito meses, o carnavalesco aceitou o convite de José Victor Oliva, do Banco de Eventos, empresa contratada pela Fifa para organizar as cerimônias. A coreografia de hoje dura 20 minutos. Envolve dança, movimentos e elementos manipulados pelos 2.800 voluntários, com referência ao futebol e aos países que participam da competição. Barros diz que ainda não foi escalado para organizar as cerimônias da Copa de 2014. "Estou tentando comprar o ingresso", brinca.

LOIRA, ALTA E BOA DE BOLA
Renata Fan, 35, trocou, há dez anos, trabalhos ligado à beleza pela bola. Ex-miss Brasil, cursou direito e jornalismo e se estabeleceu numa seara dita masculina, à frente da mesa-redonda esportiva "Jogo Aberto" (Band).

Reforço do canal na cobertura da Copa das Confederações, que começa hoje, ela avalia a seleção brasileira: "Será um teste decisivo. Até agora Felipão só teve amistosos. Terá de fazer escolhas, pensando na Copa de 2014".

Torcedora do Internacional, a gaúcha já destruiu almofadas e rói as unhas pelo time. Ela diz não ter sofrido preconceito na carreira. "Mas sei que não era comum uma ex-miss, alta e loira ter opinião sobre futebol."

JORNADA
Frei Betto autografou o livro "O que a Vida me Ensinou - O Desafio É sempre Imprimir Sentido à Existência", anteontem, na Saraiva do Pátio Higienópolis. A artista plástica Heloisa Pessoa, a socióloga Telva Barros e o escritor Marcilio Godoi foram ao lançamento.

PIPOCA SALGADA
A diretora Lúcia Murat lançou seu filme, "A Memória que me Contam", no Reserva Cultural. As atrizes Simone Spoladore e Irene Ravache, com seu marido, o jornalista Edison Paes Melo, estiveram na sessão.

A 'CHICA DE MI VIDA'
À luz de velas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso celebrou o Dia dos Namorados num jantar romântico no restaurante argentino La Frontera, em Higienópolis, com sua companheira, Patrícia Kundrát, 35. À mesa, com eles, estava o sociólogo espanhol Manuel Castells e uma jovem senhora loira de cabelos longos.

Os dois casais passaram a noite sorrindo e conversando. Alheio aos observadores, FHC recebeu carinhos na nuca e beijinhos no rosto e no canto da boca.

FHC falava em espanhol e, vez ou outra, corrigia falas de sua namorada -ela falava em inglês e arriscava um "portunhol" para interagir com Castells e sua acompanhante.

"Eu e o Fernando vamos viajar. Preciso praticar meu espanhol", brincou Patrícia. Castells sugeriu que fossem a Granada, na Espanha. "Granada! Dizem que é lindo."

FHC e a namorada planejam temporada na Europa em julho. O ex-presidente tem compromissos em Paris, viaja no dia 13. "Eu e Fernando teremos dez dias para viajar. Preciso aproveitar, ele não tem tempo", disse Patrícia. E ele: "Olha onde fui amarrar meu burro! Vocês sabem o que isso quer dizer? Olha onde fui amarrar meu burro?"

FHC traduziu. E explicou: "Tenho filhos, netos...". Descontraído, tentou emendar elogio a Patrícia: "Esta chica aqui"... (algo como: esta menina). Ela o interrompeu. "Esta chica aqui? Fernando! Puta que o pariu. Esta chica aqui." Ele se justifica: "E eu tenho outra?". "Não, mas poxa", ela afirma sorrindo, mas contrariada. "A chica de mi vida. Está bom assim?"

O primeiro brinde foi feito com uma garrafa de Alios, um vinho espanhol, safra de 1997, levada pelos casais para o restaurante. O La Frontera tinha o mesmo vinho, mas de safra 2007, por cerca de

R$ 400 a garrafa. Antes de sair do restaurante, às 23h40, FHC pediu meia garrafa de outro vinho espanhol.

No fim da noite, os dois casais posaram para fotos no celular. Patrícia abraçou e beijou o ex-presidente, que pareceu um pouco tímido com os flashes. Minutos depois, deixaram o restaurante. Já na porta, FHC foi aplaudido por parte dos presentes. (DANIELA LIMA)

CURTO-CIRCUITO
O livro "Os Bastidores do Palácio", de Christine Starr, será lançado hoje, às 10h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Mario Beni profere palestra sobre inovação no encerramento do 8º Congresso Brasileiro de Turismo, hoje, no Recife.

Amanhã, a 2ª edição da Rua Verde ocupa a rua Amauri, no Jardim Europa, com atrações de lazer, cultura e gastronomia, das 12h às 20h.

Nenhum comentário: