segunda-feira, junho 24, 2013

Evitar o estresse - GEORGE VIDOR

O GLOBO - 24/06

Não bastassem as complicações da própria economia, agora os mercados andam de orelha em pé com o desenrolar dos últimos acontecimentos políticos e sociais no Brasil, por causa da inevitável associação com outras situações precedentes na história. O que está sendo posto em xeque no Brasil não é um regime tirânico mas o poder político que se formou no decorrer do processo de democratização pós-1985. O desencanto virou um rastilho de pólvora, com a chamada maioria silenciosa dando aval ao protesto de grupos de ativistas, e no lugar de minorias barulhentas temos vistos multidões protestando pelas ruas. Mas o Brasil não se parece nem um pouco com a Paris de 1789, nem a São Petersburgo de 1917 ou qualquer outra nação oprimida por regimes autoritários. Porém, se há no horizonte uma ameaça às instituições, por menor que seja, os mercados logo reagem negativamente, com os agentes econômicos adotando uma postura defensiva para proteger seus capitais e patrimônio. Essa é a razão de o Banco Central estar mais atuante nos diferentes segmentos do mercado financeiro. Até o Tesouro resolveu moderar as emissões de títulos, para deixar os mercados mais líquidos nas datas de rolagem da dívida interna. Da parte das autoridades monetárias, é que deve ser feito em um quadro agitado como a atual.

Resultados rápidos
Cerca de 30% dos passageiros dos voos internacionais em Guarulhos embarcam apenas com bagagem de mão. Não faz sentido então que tenham de passar pelos balcões de check-in se podem confirmar, pela internet, o lugar no voo. Os novos administradores do aeroporto dispensaram o selinho antes exigido pela Infraero nos cartões de embarque, e só com isso 60 pessoas que faziam tal controle foram remanejadas para outras funções. Com a rearrumação de espaços, a capacidade do antigo estacionamento foi ampliada em mais 600 vagas. As pessoas que trabalham ou prestam serviços diários no aeroporto agora usam uma área reservada, o que permitiu a criação de um estacionamento VIP com 400 vagas. E também um novo estacionamento foi inaugurado com 2.500 lugares, de modo que a oferta, que era muito crítica, aumentou em 3.500 vagas desde que os novos concessionários assumiram a administração do maior aeroporto brasileiro.
Os resultados obtidos em tão pouco tempo reforçaram a convicção da Invepar, principal sócio do grupo concessionário de Guarulhos, que as chamadas receitas de serviços extras serão mais importantes que as tarifárias originárias da movimentação de passageiros e aeronaves. Isso aumentou o apetite da Invepar para participar das licitações do Galeão e de Confins, o que dependerá de uma mudança nas regras até agora anunciadas. A Invepar terá de convencer o governo que pode administrar dois desses grandes aeroportos sem que isso afete a concorrência, pois se baseia em estudos internacionais que consideram haver competição apenas entre os que ficam a uma distância máxima de duas horas de carro de um para outro (este seria o caso de Viracopos, Congonhas e Guarulhos). A Invepar também argumenta que a administração conjugada de dois aeroportos não concorrentes propicia ganhos de escala. O consórcio de Guarulhos tem programados investimentos da ordem de R$ 120 milhões em tecnologia de informação, que pode ser compartilhada com a administração de outro aeroporto.

Búzios com conta de luz inteligente
Este ano a Ampla começou a instalar medidores inteligentes em estabelecimentos comerciais e residências de Búzios. A aceitação é voluntária mas os planos da empresa são de usar todo o município de Búzios como modelo para testar a possibilidade de os consumidores terem tarifas diferenciadas conforme o horário de uso da energia elétrica. Esses medidores, conhecidos como smart grid, ainda não são hoje usados largamente porque custam caro. Mas a Ampla aposta que os medidores inteligentes podem trazer benefícios tanto para os consumidores quanto para a empresa, à medida que os clientes se habituarem a usar certos aparelhos eletrodomésticos que "puxam" energia em horários de energia mais barata. Por exemplo, de 22 horas até 17 horas do dia seguinte, a tarifa será mais baixa; com preço intermediário, entre 17 e 18 horas e 21 e 22 horas; e mais caro de 18 às 21 horas.
Já foram instalados 333 medidores inteligentes no município. Pelo celular, o consumidor agora consegue ligar ou desligar alguns circuitos da casa, experiência testada até em um quiosque próximo à conhecida Rua das Pedras, no centro. Do total de 12 mil consumidores, a Ampla espera adesão aos medidores inteligentes de pelo menos metade até dezembro, chegando aos demais no ano que vem.

Nenhum comentário: