terça-feira, junho 18, 2013

Cada um por si - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 18/06

O governo deu aval à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado para incluir na pauta hoje projeto do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) que propõe a desoneração da tarifa de transporte e do diesel. O PT quer encontrar um discurso que evite que o desgaste dos protestos no país todo atinja Dilma Rousseff e dê a Fernando Haddad um caminho para negociar com os manifestantes. A proposta ainda constrange Geraldo Alckmin, a quem caberia reduzir o ICMS sobre o diesel.

Vacina 1 Diante da revolta com gastos para a Copa e eventos internacionais como outro combustível dos protestos, a ordem no governo federal é mostrar que o "legado'' das obras será para a população como um todo.

Vacina 2 Assustados com a escalada de insatisfação no país todo, aliados de Dilma aconselharam a presidente a falar sobre as passeatas, evocando seu passado de combate à ditadura. Ela já divulgou breve declaração ontem.

Da poltrona A presidente acompanhou a cobertura dos protestos no Alvorada. Ficou impressionada com as imagens do Rio e de Brasília.

Meu filho Lula vocalizou a preocupação do PT com a postura distante de Haddad em relação aos protestos para, no Facebook, aconselhar o prefeito: "Estou seguro, se bem conheço o prefeito Fernando Haddad, que ele é um homem de negociação".

Sonháticos Integrantes do governo veem no público dos protestos "eleitores potenciais'' de Marina Silva em 2014, mas têm dúvidas sobre se os votos vão para ela, uma vez que, embora o mote geral seja mudança, os ativistas não levantam bandeiras da Rede, como meio ambiente.

Práticos Aliados da ex-senadora deram orientação expressa para que não se coletem assinaturas para a criação da sigla durante os atos. Não querem ser acusados de aparelhar o movimento.

Fora de foco As cúpulas do governo paulista e da Prefeitura de São Paulo ficaram aliviadas com a nacionalização dos protestos. Acreditam que, assim, o alvo se desloca para o governo federal e a classe política em geral.

Know-how O Movimento Passe Livre paulista procurou nos últimos dias ativistas do Greenpeace para pedir orientações sobre como organizar protestos pacíficos. Representantes do grupo internacional deram uma aula a líderes do movimento.

Carona Entidades como MTST e a Pastoral de Rua aproveitaram a reunião dos líderes do protesto contra as tarifas de transporte com a cúpula do governo paulista para levar sua própria pauta à administração Alckmin.

Adesão Candidata a vice de José Serra na eleição presidencial de 2002, Rita Camata (ES) embarcou na pré-candidatura de Aécio Neves. O mineiro abriu espaço para a ex-deputada, que deixou o PMDB, na Executiva nacional do PSDB para ajudar a montar palanques nos Estados.

Mãos à obra A Associação Paulista do Ministério Público encaminhou ofício ao procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Rosa, para que apresente anteprojeto de lei propondo mecanismos de controle externo das investigações do MP.

Brecha A pressão é para que Rosa aproveite alternativa aberta pelo líder do PSDB na Assembleia, Carlos Bezerra, que apresentou proposta alternativa à de Campos Machado (PTB) que limita a investigação dos promotores.

Visita à Folha Lindbergh Farias, senador pelo PT do Rio de Janeiro, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Os ônibus da capital de São Paulo têm preço de tarifa de padrão alemão e oferecem ao cidadão qualidade cubana."
DO VEREADOR ANDREA MATARAZZO (PSDB), sobre dados que mostram que número de passageiros aumentou 80% em oito anos, enquanto frota diminuiu.

contraponto


Para todos os males
No auge da crise aberta pela reação da polícia às manifestações contra a alta da tarifa dos transportes, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) ainda arriscou um momento de descontração na sexta-feira. Na assinatura de um convênio com o prefeito de Poá, Francisco Pereira Souza, o Dr. Testinha (PDT), o tucano elogiou os métodos pouco ortodoxos do médico.

--O Dr. Testinha receita babosa para curar qualquer coisa: problema de fígado, vesícula, bexiga, artrose...

O governador, que é calvo, ainda emendou:

--E serve para careca também!

Nenhum comentário: