segunda-feira, maio 20, 2013

Quem cedo madruga - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 20/05

O presidente da OAB nacional, Marcus Vinícius Furtado, vai requerer nesta semana ao STF (Supremo Tribunal Federal) celeridade no julgamento de ações que tratam do horário de funcionamento dos 27 Tribunais de Justiça. A entidade defende o funcionamento do Judiciário em dois turnos, sem restrição de horário ao atendimento de advogados. A iniciativa é uma resposta ao presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, que ironizou defensores por só ''acordarem'' após as 11h.

Fusos... O ministro Luiz Fux, relator de ação proposta pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), suspendeu liminarmente resolução do Conselho Nacional de Justiça que obriga o Judiciário a atender o público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Hoje, os tribunais funcionam em meio expediente.

... trocados Segundo a OAB, Fux alegou ter suspendido os efeitos provisoriamente para não onerar, até o julgamento da ação, os tribunais, que seriam obrigados a ampliar imediatamente o horário de atendimento.

No telhado A dificuldade na aprovação da MP dos Portos deve atrasar o lançamento do Código da Mineração. O texto em estudo aumenta de 2% para 4% os royalties para as mineradoras e não reajusta os valores de participação especial.

Lobby de peso Além da Vale do Rio Doce, principal interessada na proposta, o código afeta os negócios de dois empresários que se digladiaram na MP dos Portos, Eike Batista e Daniel Dantas.

Efeito Dilma Com a viagem oficial do prefeito Gustavo Fruet ao Japão, nesta semana, Curitiba vai viver situação inédita: a vice Mirian Gonçalves será a primeira petista e a primeira mulher a assumir o comando da cidade.

Ampulheta Termina em duas semanas o prazo que Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte ligado ao senador Aécio Neves, recebeu para dizer ao PSB se será candidato ao governo de Minas.

Come quieto O deputado Leonardo Quintão (PMDB), que foi derrotado na eleição de 2010, está disposto a trocar de partido para dar palanque a Eduardo Campos no Estado do tucano.

Café Aécio cedeu parte das inserções nacionais de TV do PSDB em São Paulo a Geraldo Alckmin. O engajamento do governador é considerado fundamental para o mineiro ganhar densidade eleitoral no Estado e quebrar resistências internas à sua postulação à Presidência.

Leite Dada a importância de São Paulo em 2014, o discurso que mais agradou Aécio na convenção foi justamente o de Alckmin. O senador considerou contundente a fala do governador, que se dispôs a ser "o mais paulista dos mineiros" para ajudá-lo.

Um mesmo... O marqueteiro Renato Pereira, que quase não faz jingles e usa músicas consagradas nas campanhas que comanda, selecionou "Coração Civil", de Milton Nascimento, como trilha sonora da convenção.

... coração Outra canção de Milton, "Coração de Estudante'', virou hino das Diretas Já e da campanha do avô de Aécio, Tancredo Neves, à Presidência e da comoção que se seguiu à sua morte antes de tomar posse, em 1985.

Muita calma O presidente nacional do MD, Roberto Freire, explica que não anunciou apoio ao tucano ao discursar no ato do partido.

Mesmo barco Ele explica que, ao afirmar que estará com o PSDB em 2014, quis dizer que ficará "junto das oposições". Seu recém-criado partido negocia aliança com o PSB de Eduardo Campos.

tiroteio
Canalha é quem loteia o próprio governo entre amigos como o bicheiro Carlinhos Cachoeira e o ficha-suja Demóstenes Torres.
DO PRESIDENTE NACIONAL DO PT, RUI FALCÃO, sobre o governador de Goiás, Marconi Perillo, ter xingado o ex-presidente Lula durante convenção do PSDB.

Contraponto


Xarás em conflito
Em audiência pública no Senado na semana passada, diante do ministro Aloizio Mercadante (Educação), o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) criticou decisão do Executivo de editar medida provisória sobre a área com teor semelhante a projeto de lei que ele já havia apresentado.

Quando o ministro começou a justificar a medida, seu telefone celular tocou.

Apesar de ser um assessor da presidente Dilma Rousseff na linha, o petista pediu para falar mais tarde:

-Se eu parar para atender o Executivo, o Aloysio vai me criticar de novo! -justificou.

Nenhum comentário: