terça-feira, maio 07, 2013

Os anéis e os dedos - JOSÉ PAULO KUPFER

O Estado de S. Paulo - 07/05

De todas as más notícias transmitidas pela economia brasileira nos primeiros quatro meses de 2013, a que merece mais atenção talvez seja a piora acelerada das contas externas. São bem conhecidos os problemas de um aumento na vulnerabilidade externa, mesmo que hoje o País disponha do escudo do ainda elevado, embora cadente, nível projetado de ingressos de investimentos diretos externos e da forte posição em reservas internacionais.

Mas, pelo menos por enquanto, não é por essa razão que os desarranjos nas contas correntes mais preocupam. A maior inquietação com os números negativos e a tendência deslavorávei das contas externas é o que eles denunciam em relação a pontos estruturais da economia.

Alguns poderiam imaginar que a inflação devesse merecer a maior atenção. Ou que a prioridade no ranking das preocupações devesse ser ocupada pela atual caminhada errática e, no fim das contas descendente, do nível de atividades - depois dos números da produção industrial de março, aumentou o grupo de analistas com estimativas para o PIB menores que os 3% por enquanto predominantes.

No caso da inflação, contudo, a tendência é de alivio relativo, com retomo do IPCA em 12 meses ao intervalo do sistema de metas - o que já se projeta que ocorrerá, com a divulgação prevista para amanhã do IPCA de abril -, embora mais uma vez desconfortavelmente próximo do teto. E o crescimento da economia é uma variável dependente de outros elementos - exatamente aqueles que hoje produzem sinais amarelos nas contas externas como nâo se observavam há uma década.

No primeiro quadrimestre do ano, o déficit da balança comercial alcançou inéditos US$ 6,2 bilhões. È certo que o ingresso de recursos com exportações da safra recorde de grãos, em atraso por gargalos logísticos, ajudará a descomprimir um pouco esse quadro. Essa perspectiva ainda é sancionada pela mediana, das projeções dos analistas, cuja previsão de momento é de superávit comercial de US$ 10 bilhões - de todo modo, 70% inferior ao resultado de 2011. Mas cresce o grupo daqueles que já estimam saldo inferior a esse nível e já há quem preveja até mesmo um déficit comercial no conjunto do .ano, situação que não ocorria desde o quinquénio 1995-2000.

Não foram poucos os que, no período imediatamente pré-crise de 2008 e nos primeiros anos seguintes, advogaram o abandono de uma indústria que já cambaleava, sem forças para inovar e se inserir nas novas cadeias fragmentadas globais de produção, quando os mercados internacionais de commodities básicas explodiram e levaram o Brasil a comemorar resultados externos excepcionais. Agora, até os "anti-industrialístas" do passado recente descobrem que é essa mesma indústria - derrotada pelas importações no mercado interno, que não encontra espaços para incrementar cruciais exportações, num mercado externo, de um lado deprimido e protecionista e, de outro, disputando agressivamente os mercados alheios - que detém a chave da recuperação e do fortalecimento da economia.

Embora ainda pareça um exagero falar em descontroles, a situação atual é de evidente desequilíbrio. Muitíssimo complicada porque a política econômica, com limites estreitos tanto na perna fiscal quanto na perna monetária e cambial, opera em cenário de estagflação. E isso em ambiente eleitoral já instalado, que remete ao ocorrido em 1998, com a sobrevida por aparelhos de um sistema de câmbio fixo moribundo, nas eleições gerais daquele ano. Foi longa e doída a marcha para superar os desajustes e retomar o crescimento.

Não é possível enxergar, nas propostas em debate - seja nas de desenvolvimentistas, seja nas de ortodoxos saídas para recuperar a produtividade da indústria e sua competitividade sem entregar anéis. Com as distorções que, à espera das eleições, possivelmente serão aprofundadas até 2014, o risco é que até dedos tenham de ir junto.

Nenhum comentário: