quinta-feira, maio 09, 2013

Ontem, hoje e amanhã - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 09/05

O programa de TV do PT que vai ao ar hoje encerra a era da comparação com a herança do PSDB e apresenta os governos de Lula e Dilma Rousseff como um projeto "vitorioso'' e que ainda tem "mais" a oferecer ao país. Numa edição dinâmica, serão mostradas realizações dos últimos dez anos para passar a mensagem de continuidade das gestões petistas. Para lançar a ideia de mais quatro anos para Dilma, serão martelados os desafios para o "futuro", palavra-chave na propaganda.

Coffee break Após a posse de Guilherme Afif no Planalto, hoje, Dilma Rousseff receberá Rui Falcão no Alvorada, com o ex-presidente Lula. Também participa da conversa o onipresente Aloizio Mercadante (Educação).

Ansiolítico Em conversa com Dilma ontem após a divulgação de que a inflação de abril fechou em 0,55%, Guido Mantega (Fazenda) disse que o resultado ainda estava contaminado pela alta de preços dos alimentos e que os números de maio serão melhores.

Conta-gotas 1 A Procuradoria-Geral da República só havia recebido até ontem 3 dos 26 embargos de declaração do mensalão enviados por Joaquim Barbosa a Roberto Gurgel para análise.

Conta-gotas 2 Assessores do STF informam que os recursos foram enviados, mas houve uma demora na saída devido à burocracia na corte. Gurgel quer esperar para fazer uma manifestação única sobre os recursos.

Tudo igual Interlocutores acreditam que o procurador-geral seguirá a linha de suas recentes declarações e dará parecer contra os embargos e qualquer alteração no acórdão do julgamento.

Páreo A procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Eunice Carvalhido, entrou no páreo para a cadeira do ministro Carlos Ayres Britto no Supremo, vaga há seis meses. Ela conta com a simpatia do vice-presidente da corte, Ricardo Lewandowski.

Plano B Diante do risco de derrota na votação da medida provisória dos portos, o governo estudava alternativas. Além de licitar todas as áreas portuárias com contratos anteriores a 1993 e já vencidos, outra ideia é fatiar a reforma do setor por tópicos.

Compensação Senadores da base aliada já estudam, com o conhecimento da Fazenda, compensações para São Paulo, atingido pelas mudanças no ICMS aprovadas na Comissão de Assuntos Econômicos. Uma delas seria incluir na proposta benefícios para o polo tecnológico da região de Campinas.

War Do senador Delcídio Amaral (PT), relator da reforma do ICMS e pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul: "Quanto mais Geraldo Alckmin e Andrea Calabi disserem que eu prejudiquei o Sudeste, mais votos me garantem no meu Estado''.

Bolado A contrariedade de Alckmin com a mudança no ICMS foi responsável pelo discurso duro do tucano ontem. "É inacreditável. E tem tudo para piorar. É preciso indignação da população", disse. Depois, ligou para vários governadores para articular reação ao projeto.

Manda ver A base governista na Assembleia paulista vai deixar correr sem dificuldades um eventual pedido de impeachment do vice Guilherme Afif caso evolua a representação do deputado Carlos Giannazi (PSOL).

Controle remoto O Legislativo paulista publica hoje edital da licitação para a produção de conteúdo da TV Assembleia. O contrato atual, de R$ 40 milhões e firmado sem licitação, vence amanhã. Prorrogado duas vezes desde 2011, é investigado pelo Ministério Público.

com ANDRÉIA SADI e PAULO GAMA

tiroteio
"Depois da rodada de boxe entre os Estados na questão dos royalties, o governo federal patrocina agora o sangrento UFC do ICMS."
DO DEPUTADO CARLOS SAMPAIO, líder do PSDB na Câmara, sobre a atuação de Dilma Rousseff na negociação da discussão da reforma do tributo.

contraponto


Deixa a vida me levar
Em sessão na Câmara paulistana, Laércio Benko (PHS) pediu a palavra e disse que adotaria "linha filosófica".

-- Só se for de alto nível. Bertrand Russell para cima --advertiu o presidente José Américo (PT).

Benko começou citando Nietzsche, mas se convenceu de que a sabedoria popular era mais adequada para cobrar celeridade do prefeito Fernando Haddad na regulamentação de atendimentos a pessoas com autismo.

--Faço então uma citação filosófica muito útil para vereadores novatos como eu, do grande filósofo Zeca Pagodinho: "Camarão que dorme a onda leva".

Nenhum comentário: