quarta-feira, maio 15, 2013

Cloro na piscina - SONIA RACY

ESTADÃO - 15/05

Menos de 50% dos órgãos públicos respeitam a Lei de Acesso à Informação. É o que revela levantamento inédito da Article 19, ONG sediada em Londres. Dos 141 pedidos feitos por cidadãos e ONGs entre junho de 2012 e abril deste ano, apenas 62 (44%)tiveram resposta adequada.

A pesquisa será divulgada dia 22, em São Paulo.

Elas por elas
O mercado de ações sequer piscou com a saída de Nelson Barbosa da Fazenda. Não acredita que Mantega preencherá a vaga com alguém que não esteja absolutamente alinhado ao seu pensamento.

Portanto, a política econômica continuará a mesma, bem diferente do que o setor deseja.

Para o alto…
Na mesma operação em que o avião de Gusttavo Lima foi detido pela Anac por irregularidades e mais de 90 ficaram impedidas de voar, foram vistoriadas também as aeronaves de… Roberto Carlos e Claudia Leitte.

…e avante!
A notícia foi boa: estavam regulares. E o rei fez até um agradecimento aos fiscais.

Questão de classe
Embora tivesse jurado que seria mero espectador, Lula não se conteve e roubou a cena durante debate sobre os dez anos do governo do PT, anteontem, em São Paulo. Falou por 40 minutos.

De classe 2
O ex-presidente evitou atrito com Marilena Chaui, que atacou a classe média. “Odeio a classe média. É um atraso de vida, a estupidez, o que tem de mais reacionário, conservador, arrogante e terrorista”, bradou a filósofa.

Lula respondeu em tom de brincadeira: “Depois de tantos anos que lutei para ser classe média, você vem e avacalha”.

Dia de festa
Em parceria com André Rubini, Fred Lengyel e José Lopes, Marcus Buaiz inaugura hoje o novo Royal Club, na Vila Olímpia, em São Paulo.

A festa contará com apresentação da funkeira Anitta.

Festa 2
Curiosidade: a casa, onde foram investidos quase R$ 2 milhões, terá terraço-fumódromo e palco para shows. “Nossas pesquisas indicaram desejos dos clientes neste sentido”, explica Buaiz.

A antiga Royal, mãe desta nova unidade, foi fechada.

Canguru feelings
Nem bem começou o ano da Alemanha no Brasil (segunda-feira), e já está sendo costurada parceria para 2016. O mensageiro da boa notícia é Danilo Miranda, que acaba de chegar de uma viagem a Austrália com o recado do Australian for the Arts.

O Tom de Vik
Após recriar a imagem de personalidades como Liz Taylor e Marilyn Monroe, Vik Muniz se debruçará na imagem de Tom Jobim. A obra será feita para a homenagem do Prêmio da Música Brasileira, dia 12 de junho, no Municipal do Rio.

Um vídeo sobre o material será projetado enquanto Caetano Veloso lê um texto de Francisco Bosco dedicado ao maestro.

Suspense
Entra na pauta do Condephaat, segunda-feira, o julgamento do projeto da XYZ no Jockey Club paulista. Isto é, 24 conselheiros darão seu veredito sobre a casa de eventos já em construção.

Suspense 2
E por falar em Condephaat, corre que o grupo Allard pediu ao órgão para alterar a resolução de tombamento que preserva hoje as características básicas do Hospital e Maternidade Matarazzo – construção do século 19.

Querem erguer espigão de vinte andares. O permitido é dez.

Na frente
Jorge Gerdau afirma: não convidou Eduardo Campos para participar de qualquer evento empresarial em Santa Catarina. Ele vai participar de seminário por lá – daqui a duas semanas.

Acontece hoje leilão do Projeto Dog Art – renda revertida para a ONG Ampara Animal. No MuBE.

Eduardo Moreira lança novo livro. Hoje, na Saraiva do Shopping Ibirapuera.

Na plateia do evento sobre os dez anos do PT, anteontem, um espectador queria saber a que horas seria servido o coquetel. “Todo lançamento de livro tem coquetel, né?”, indagou. Só que não.

Nenhum comentário: