sexta-feira, abril 26, 2013

Linha direta - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 26/04

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), telefonou ontem para o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para dar apoio à sua ideia de apresentar proposta de emenda constitucional acabando com a reeleição e instituindo mandatos de cinco anos para ocupantes de cargos no Executivo. Os dois potenciais candidatos à Presidência concordaram que a mudança seria o início de uma boa reforma política'', mas não trataram de detalhes de como será encaminhada.

Carência Campos disse ao tucano que externava sua opinião pessoal, mas que vai levar a discussão ao partido. Para o pessebista, a mudança, se aprovada agora, deveria valer a partir de 2018.

Salve geral De Aécio, sobre o fato de parte do PSDB comemorar o projeto que restringe tempo de TV e fundo partidário a novas siglas: "Se tem gente no partido com essa visão, está errado. O que está em jogo é a democracia".

Reação De um aliado de Dilma Rousseff sobre o programa de TV do PSB, que bateu na tecla do desequilíbrio federativo: "Eduardo é candidato a presidente da Frente Nacional de Prefeitos?".

Fina estampa Petistas notaram que o marqueteiro Edinho Barbosa explorou a "fotogenia'' do governador de Pernambuco, com repetidos closes nos olhos azuis.

Chefe Prefeitos petistas de São Bernardo, Santo André, Guarulhos, Osasco e São José dos Campos encurtaram o expediente para se reunir com Lula ontem, das 15h às 17h, na sede do seu instituto, em São Paulo. Falaram sobre sucessão no PT paulista e estratégia eleitoral para 2014.

Pacificador Agora candidato único à presidência do PSDB-SP, Duarte Nogueira negocia a indicação de um deputado estadual como vice em sua chapa. O favorito é Cauê Macris. Diretor da Imprensa Oficial, Marcos Monteiro deve ser o tesoureiro.

E aí? Interessado no projeto que restringe acesso de novas siglas a tempo de TV e fundo partidário, o Planalto incentivou os aliados no Congresso a reagirem à liminar de Gilmar Mendes que suspendeu a votação do texto.

Chamada oral Em conversa com Michel Temer, Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse ter estranhado o baixo quórum para votar a urgência do texto no Senado.

Estica... Antes de decidir o recurso via agravo regimental, governistas cogitaram buscar entendimento com ministros do Supremo para submeter a liminar de Mendes ao pleno da corte.

... e puxa Vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR) criticou o ministro: "Ele [Mendes] não pode mergulhar no debate político da Câmara. Foi uma movimentação política e não jurídica".

Histórico Pivô da nova polêmica da Câmara com o STF, Nazareno Fonteles (PT-PI) propôs no ano passado a exoneração de Roberto Gurgel antes do término do mandato em razão de sua atuação na Operação Vegas, da PF.

Azarão Além de Luiz Fachin, ministros do STF apostam que Eugênio Aragão pode surpreender na reta final da corrida pela vaga de Ayres Britto na corte. Subprocurador da República, Aragão é visto no Planalto como o "anti-Gurgel", que denunciou petistas no mensalão.

Sempre ele Eleito com 499 votos para ocupar vaga do Ministério Público Federal no Conselho Nacional da categoria, Vladimir Aras será submetido a sabatina no Senado sob forte pressão. Aliados do procurador o informaram que sua indicação pode ser barrada, pois parlamentares o associam a Gurgel.

com FÁBIO ZAMBELLI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"É a Fifa mostrando sua cara. Não se preocupa com nenhum povo. Chega, enche o bolso e vai embora. Valcke devia dar as mãos a Marin."
DO DEPUTADO ROMÁRIO FARIA (PSB-RJ) sobre o secretário-geral da entidade ter dito que o "excesso de democracia" atrapalha a organização da Copa no Brasil.

contraponto


O que passou, passou
Durante inspeção ao estádio Anacleto Campanela, em São Caetano do Sul, no início do ano, Aldo Rebelo foi abordado por jornalistas. Alheios ao fato de a arena estar na lista de possíveis escolhidas pela Fifa para centros de treinamento da Copa, queriam saber a opinião do ministro sobre os problemas deixados pela gestão municipal na manutenção de praças esportivas.

O titular da pasta do Esporte, tentando escapar da bola dividida, respondeu, evocando passagem bíblica:

--Prefiro olhar para o futuro para não correr o risco de virar uma estátua de sal.

Nenhum comentário: