domingo, abril 07, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

"Eu não sou o Feliciano. E não mereço"
Senador Blairo Maggi (MT) e a pressão de mensaleiros do PR para ele deixar o partido


DILMA AJUDA LULA A INDISPOR MINISTRO E GOVERNADOR

Orientada por Lula, a presidente Dilma resolveu tratar a pão de ló o ministro Fernando Bezerra (Integração), que há poucos meses andava pela bola sete, só para cutucar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), provável rival na disputa presidencial de 2014. Afilhado político de Campos, Bezerra é filiado ao PSB. Lula tenta levar o ministro para o PT a fim de fazê-lo disputar o governo de Pernambuco.

A VIDA COMO ELA É

Além de garantir palanque para Dilma no Estado, o vingativo Lula quer usar Bezerra para que Eduardo Campos sinta o “sabor da traição”.

ESTRATÉGIA

Lula quer Dilma polarizando com Eduardo Campos para esvaziar a força de Aécio Neves (PSDB), candidato que ele considera mais forte.

CONSERVADOR

Impondo Fernando Bezerra ao PT-PE, Lula criará outra confusão no partido, que o tem como herdeiro da oligarquia dos Coelho, no interior.

ELE FOI PDS

Fernando Bezerra Coelho já foi filiado ao PDS, que apoiava a ditadura, e também ao PFL, PMDB, PPS e ultimamente ao PSB.

ENCRENCA NA BOLÍVIA É JOGO ESPERTO DE MORALES

Embaixador na Bolívia e protegido do aspone Marco Aurélio top-top Garcia, Marcelo Biato está no Brasil se “aconselhando” com Lula no caso dos zecorintianos presos em Oruro. Se as “dificuldades” não gerarem “facilidades” para o governo Evo Morales, a Bolívia poderá pedir a extradição do “di menor” que confessou haver jogado o rojão assassino. Será inútil: a Constituição proíbe a extradição de brasileiros.

SEGREDO DE ESTADO

Marcelo Biato também procura em sigilo no Itamaraty a solução para o senador de oposição Roger Pinto, asilado na embaixada há meses.

ARMADILHA

O jogo de Morales é recuperar o opositor se o Brasil quiser os 12 de volta, ignorando a decisão judicial que os mantém presos na Bolívia.

GENTE FINA

A Federação Boliviana de Futebol não convidou o pai de Kevin Beltran, jovem boliviano, para o amistoso com o Brasil em benefício da família.

MEIA TRAVA

Dilma se inclinava pelo pernambucano Heleno Tores para a vaga de Carlos Ayres Brito no Supremo Tribunal Federal, até o recebeu na quinta (4). Mas ficou irritada quando soube que ele já estaria contando a todo mundo que fora o escolhido. Por isso, suspendeu o anúncio.

APROPRIAÇÃO

Dilma vetou emenda do deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), aumentando o teto de faturamento de empresas em regime de lucro presumido para, dois dias depois, editar a MP 612, de igual teor.

ESTRUTURA

O deputado Sandro Mabel (GO) nega que a filiação de “Junior do Friboi” ao PMDB objetive quebrar a campanha de Eduardo Campos (PSB): “Ele quer mais estrutura para disputar o governo de Goiás”.

FELICIANO 2014

Vice-presidente do PSC, pastor Everaldo cogita a candidatura de Marco Feliciano (SP), celebridade do partido, para disputar, creia, a sucessão de Dilma. A ideia é valorizar o passe em eventual 2º turno.

QUE ‘AUTOSSUFICIÊNCIA’...

Mais uma lorota de Lula se foi: o Brasil poderá ficar sem gasolina em 2017, diz a agência Bloomberg, se não investir logo em refinarias ou na produção de etanol, e liberar a venda de carros leves movidos a diesel.

ASSÉDIO FINANCEIRO

Funcionários locais do Itamaraty vão denunciar em Brasília o descumprimento de leis trabalhistas no exterior. Após 40 anos de serviço, um funcionário espera há 15 meses a grana da aposentadoria.

PALAVRAS SECAS

Nem Graciliano Ramos ousou superar sua confessa leitora Dilma sobre a seca do Nordeste: “O futuro está em cima, em cima no sentido de que o futuro é sempre uma exigência maior que a gente se faz a nós mesmos.” (sic)

VOU DE FAB

Políticos do DEM-RN lideram a disputa dos que viajam de carona no jatinho da Força Aérea Brasileira (FAB) a serviço do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), na ponte Brasília-Natal-Brasília: o senador José Agripino, seu filho deputado Felipe Maia e até a governadora potiguar Rosalba Ciarlini.

PENSANDO BEM...

...um passarinho contou que Nicolás Maduro ganhou a eleição na Venezuela.


PODER SEM PUDOR

UM ATAQUE ELOGIOSO

Ex-secretário-geral da Presidência da República, Eduardo Jorge cultivava o hábito da discrição, evitando declarações fortes desde a época de poder. Mas certa vez surpreendeu um interlocutor que queria saber sua opinião sobre o governo do PT. Ferrenho defensor da era FHC, EJ surpreendeu:

- Eles têm muitas ideias boas e novas...

Confundindo o comentário com elogio, o interlocutor não se conteve:

- Dr. Eduardo, o senhor "lulou"?

Com seu estilo de sempre, o ex-ministro esclareceu:

- Não. O problema é que as ideias boas não são novas, e as ideias novas não são boas.

Nenhum comentário: