domingo, abril 28, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Não aceitamos que o Judiciário influa nas questões legislativas”
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Congresso, tentando estabelecer limites


ITAMARATY MANTÉM CÔNSUL ACUSADO DE ASSÉDIO

Em novo abaixo-assinado ao chanceler Antonio Patriota e a Heraldo Povoa, corregedor do Itamaraty, os funcionários do Consulado-Geral do Brasil em Sidney (Austrália) pedem o afastamento preventivo do embaixador Américo Fontenelle e do adjunto César Cidade, acusados de assédio moral e sexual há mais de três meses. Dizem eles que Fontenelle circula no consulado avisando: “Isso não vai dar em nada”.

ÉTICA DE PELICA

O processo administrativo já deveria ter sido aberto com o imediato afastamento dos dois, mas o Itamaraty só abriu processo ético.

‘FICHA LIMPA’

O embaixador poderá sofrer apenas sanções, mantendo a “ficha limpa” na carreira. A crise já prejudica o funcionamento do consulado.

FORNO ACESO

Acabou em pizza a primeira investigação no Canadá contra Fontenelle, que alardeia sua amizade com José Dirceu e figurões do Itamaraty.

NA MOITA

Eduardo Campos pediu a aliados que não declarem apoio público a sua candidatura até ser confirmada. Não quer causar-lhes problemas.

MANSÃO DE ERENICE VOLTA AO LIMBO, NO LAGO SUL

Recuperaram a tranquilidade os moradores de uma pacata rua da QI 11 do elegante bairro Lago Sul, em Brasília, antes incomodados pelo frenético entra e sai de carros oficiais de ministros e parlamentares, e carrões de lobistas. Após a revista Veja revelar as suspeitas atividades da ocupante da requisitada mansão, onde funciona o escritório da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, a paz finalmente voltou a reinar.

RECONDUÇÃO

O governador Beto Richa costurou acordo e deverá ser reconduzido ao comando do PSDB no Paraná em convenção estadual neste domingo.

QUASE CERTO

O PSDB e o DEM caminham para apoiar o peemedebista Geddel Vieira Lima (PMDB) na disputa contra PT ao governo da Bahia em 2014.

VIDA ALÉM DE LIMINAR

Jô Morais (PCdoB-MG), em mensagem motivacional aos colegas: “A lua estará brilhando pra você, sem depender de liminar do STJ”.

AÇÃO E REAÇÃO

Assim que o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) começou a recolher assinaturas para a CPI da Caixa, para investigar lavagem de dinheiro nas loterias, o banco pediu uma reunião “imediata” com ele.

TUDO MUITO ESTRANHO

Garotinho marcou para a próxima semana a reunião que a Caixa Econômica Federal pediu, mas ele avisa que não citou “nem 10% das irregularidades”, como os 550 acertos de um apostador e 107 prêmios no mesmo dia para outro.

NINGUÉM MERECE

O ministro Joaquim Barbosa ainda saboeira sua inclusão na lista da revista Time das cem pessoas mais influentes do mundo. Mas não esqueceu o que viu dias antes no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. Ficou chocado, é uma pocilga. E o governo local nada faz.

BATE EM MIM

A presidente Dilma prestigiava um grupo de assessores chamados de “espancadores”, no papel de advogado do diabo de projetos. Mas esse grupo perdeu o élan e não se reúne mais. Agora são os espancados.

PRIMEIRA OPÇÃO

O PMDB quer lançar Paulo Hartung contra Renato Casagrande (PSB) ao governo capixaba, em 2014. Apesar das acusações de corrupção que pesam contra Hartung, o partido avalia que ele tem mais condições de vitória, além de garantir palanque à presidente Dilma.

CENÁRIO 2014

Em busca de palanques para 2014, o presidenciável Eduardo Campos articula para lançar ex-governadora Wilma de Faria (PSB) candidata ao governo potiguar. Já o PT cogita lançar a deputada Fátima Bezerra.

LIDERANÇA

Do deputado Paulo Wagner (PV) ao presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), durante viagem da bancada potiguar para uma reunião na Petrobras: “Nem seu pai conseguiu reunir tantos inimigos numa mesma viagem”. Henrique sorriu, encabulado.

PENSANDO BEM...

...veio na hora certa para o cofrinho de Lula a coluna no site do New York Times com o dólar acima de R$ 2.



PODER SEM PUDOR

GOVERNO DESMORALIZADO

Conta o escritor Carlito Lima uma história engraçada envolvendo o jornalista Floriano Ivo Jr, irmão do saudoso poeta Lêdo Ivo e assessor de Lamenha Filho, governador de Alagoas nos anos 1970. Certa vez, Floriano foi designado a representar o chefe numa exposição agrícola. O gesto irritou o fazendeiro e deputado Nelson Costa, promotor do evento:

- Esse governo está desmoralizado... Mandar um assessor...

Floriano não contou conversa:

- O governador escolhe as solenidades que vai. Às importantes, ele faz questão de ir, mas nessas merdas ele me manda representá-lo...

Nenhum comentário: